Portal do Professor

Início do Conteúdo

Um novo esporte na escola: Punhobol

Autor e Co-autor(es)

Ricardo lucas da Rocha imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG Universidade Federal de Juiz de Fora

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer o objetivo do jogo, as dimensões da quadra de Punhobol, a bola e a formação das equipes.

Adequar o jogo as necessidades e possibilidades na escola;

Entender a duração do jogo, marcação dos pontos e vivenciar o saque, a batida na bola, o ataque, a defesa e a levantada.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

PUNHOBOL

http://www.flickr.com/photos/emerson71/3998752299/

O Punhobol é um jogo coletivo. Em uma quadra dividida ao meio por uma linha e, a dois metros de altura, por uma rede ou fita, colocam-se frente a frente duas equipes com cinco jogadores cada uma. Cada equipe tem por objetivo rebater a bola sobre a rede (fita) de  maneira a impedir ou pelo menos dificultar a sua devolução pelo adversário.

Uma jogada perdura até que uma equipe cometa um erro ou haja outro tipo de interrupção. Cada erro cometido por uma equipe contabiliza um ponto positivo para a equipe adversária. Vence o jogo a equipe que: num jogo por sets (3 ou 5), vence 2 ou 3 sets, ou, num jogo por tempo, obtém o maior número de pontos.

A Bola

A bola de Punhobol é uma bola oca, uniformemente esférica e completamente pressurizada. Sua cor básica é a branca, com no máximo 20% de  área colorida dividida em vários pontos da superfície. Peso da bola: 350 a 380 gramas.  Circunferência: 65 a 68 cm.  Pressão de ar de 0,55 a 0,75 bar.

A Equipe

A cada equipe pertencem 5 jogadores e 3 reservas. Os oito jogadores podem ser trocados livremente, isto é, sem limites de  substituições. 

As substituições somente podem ser efetuadas pela equipe que vai dar o  saque, após concluída uma jogada e mediante prévio aviso ao juiz. Os atletas substituídos e substituintes devem sair e entrar na quadra  pela altura da linha de saque do próprio campo. 

Duração do jogo

O jogo termina quando uma equipe vence a maioria dos sets disputados (2 ou 3 sets num jogo de 3 ou 5 sets). O set é vencido quando uma equipe obtém 15 pontos com diferença mínima de dois pontos entre as equipes. Se caso, no décimo-quinto ponto, não haja uma diferença de dois pontos,  esta diferença será buscada até que alguma equipe alcance os 20 pontos  quando então não precisará mais da diferença para vencer.

Marcação dos pontos

Não existe vantagem, os pontos são contados um a um. Situações em que o ponto é configurado: quando a bola ou o corpo de um jogador toca a fita ou os postes de sustentação da fita; quando a bola bate em qualquer parte do corpo que não seja o braço de um  jogador ou sua mão fechada; quando a bola toca duas vezes consecutivas no solo; quando a bola toca fora dos limites da quadra; quando a bola toca o campo adversário, tendo em sua trajetória passado por  debaixo da fita; quando uma equipe toca mais do que 3 vezes na bola; quando a bola passa para o campo adversário tendo seu último toque com o  solo e não com o braço ou a mão fechada de um jogador; quando um mesmo jogador toca mais de uma vez na bola antes que ela seja tocada por um adversário; quando ao dar o saque o jogador invade a área de saque (3 m).

A Batida na bola

A bola só pode ser batida uma vez, com a mão ou braço. A bola não pode ser conduzida (empurrada). Quando se bate com a mão, esta deve estar fechada. Quando se bate com o braço, a mão pode estar aberta.

 

http://www.travinha.com.br/blogs/mundoesportivo/?p=432

O Ataque

O ataque geralmente se dá com uma corrida do atacante em direção da bola  que foi previamente preparada (levantada) pelo levantador. O atacante define sua passada e salta ao mesmo tempo em que gira o braço  para atingir a bola com a mão fechada numa altura acima de sua cabeça, de modo que a bola passe para o campo adversário em alta velocidade. Existem outras formas de ataque: bola curta, ataque sem pulo, bola  alta,  etc... 

A Defesa e levantada

A bola pode em cada campo: ser batida uma só vez por apenas 3 dos 5 jogadores; ser, portanto, batida ao todo apenas 3 vezes; tocar o chão apenas 1 vez e antes de cada batida de um jogador. Os defensores ficam em posição de expectativa esperando o saque ou o ataque do adversário. Então eles devem se esforçar ao máximo para alcançar a bola e fazer com  que esta venha tocar o próprio campo para que então o levantador participe da jogada.

O levantador é o jogador que converte a jogada defensiva em jogada  ofensiva. Ele deve usar o máximo de sua habilidade para deixar a bola na  altura e distancia exata para que o atacante possa desferir a batida e tentar fazer o ponto.

A Quadra

A quadra é um retângulo de 50 m de comprimento por 20 m de largura. O chão deve ser um gramado horizontal plano. Jogos sob iluminação artificial são permitidos.  A quadra é dividida por uma linha central em dois campos de 25 m, um  para cada equipe. Paralelamente à linha central e a 3 m da mesma marca-se  uma linha de saque em cada campo. As linhas limítrofes pertencem ao campo, a linha central pertence a ambos os campos de jogo. Entre dois postes verticais, livremente posicionados nas intersecções da  linha central com as linhas laterais está firmemente esticada, a 2,0m de altura uma rede ou fita, com uma largura de 3 a 6 cm (a altura da rede para  o naipe feminino adulto é de 1,90m).

AULA 1

ATIVIDADE I

1) Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e golpear a bola para cima com o braço direito e a bola tem que ser tocada com os punhos fechados da mão do aluno, podendo deixar a bola cair no chão.

2) Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e golpear a bola para cima com o braço esquerdo e a bola tem que tocada com os punhos fechados da mão do aluno, podendo deixar a bola cair no chão.

ATIVIDADE II

1) Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e golpear a bola para cima com o braço direito e a bola tem que tocar no antebraço do aluno podendo deixar a bola cair no chão. Executar várias vezes esta sequência.

2) Jogar a bola para cima e deixar a bola quicar uma vez no chão e golpear a bola para cima com o braço esquerdo e a bola tem que tocar no antebraço do aluno podendo deixar a bola cair no chão.

Observação: executar vinte vezes cada atividade proposta.

AULA 2

ATIVIDADE I

1) Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola. Executar vinte toques usando somente o antebraço direito para tocar  na bola em direção a parede sem deixar cair a bola.

2) Os alunos de frente e distantes da parede 50 cm e cada um com uma bola. Executar vinte toques usando somente o antebraço esquerdo para tocar  na bola em direção a parede sem deixar cair a bola.

ATIVIDADE II

Nesta aula para realização dos pequenos jogos de punhobol recomenda-se usar uma bola mais leve ou um bolão de plástico facilitando manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.

O professor explicará as regras do punhobol para os alunos e realizará um jogo com a turma em que os alunos poderão somente passar a bola com os punhos fechados ou com o antebraço para quadra adversária.

AULA 3

Dividir os alunos em vários times com cinco alunos em cada e montar várias quadras de punhobol. Realizar um jogo de punhobol onde a equipe que conseguir dar três toques e por integrantes diferentes da equipe durante a jogada marcará mais um ponto extra.

Nesta aula para realização dos jogos recomenda-se usar uma bola mais leve ou um bolão de plástico facilitando manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.

AULA 4

Dividir os alunos em vários times com cinco alunos em cada e montar várias quadras de punhobol. Realizar um jogo de punhobol onde as regras utilizadas serão as oficiais do punhobol.

Nesta aula para realização dos jogos recomenda-se usar uma bola semelhante a do punhobol ou uma bola mais leve  para facilitar  manter a bola no alto e a dinâmica do jogo.

Recursos Complementares

Avaliação

Verificar com os alunos se compreenderam a dinâmica do jogo, de modo que possam traçar estratégias de jogo.         

Verificar se identificam as principais regras.