Jos? Eduardo Martins
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | F?sica | Oscila??es, ondas, ?ptica e radia??o |
O efeito fotoel?trico e a quantiza??o da mat?ria. Equa??o para o efeito fotoel?trico. Obten??o da fun??o trabalho. Impacto hist?rico da descri??o do efeito fotoel?trico e o papel de Einstein.
Nota??o Cient?fica. Conceito de Energia Cin?tica. Conceito de Freq??ncia.
?
O Efeito Fotoel?trico
Esta aula deve ser realizada com o aux?lio dos recursos computacionais, na sala de inform?tica, com o uso do recurso computacional dispon?vel no site da UFC atrav?s do link: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/pato/pato.html
?
Primeira parte da aula:
Explora??o de conceitos em sala de aula.
Segunda parte da aula:
Atividade na sala de inform?tica.
Avalia??o.
?
Primeira parte da Aula
1. Na sala de aula
-Discuta com os alunos sobre o efeito fotoel?trico e a id?ia de quantiza??o da mat?ria.
-Discuta a equa??o que descreve o efeito fotoel?trico:
-Discuta o impacto hist?rico da descri??o desse fen?meno e o papel de Einstein.
?
Segunda parte da Aula
2. Na sala de inform?tica
- Os alunos utilizar?o a simula??o intitulada Pato Qu?ntico.
- Se n?o houver computador para todos, distribua os alunos em grupos a fim de que realizem a atividade em conjunto.
- Pe?a para os alunos encontrarem a freq??ncia m?nima para que os el?trons sejam ejetados (na analogia eles s?o os patos), para os seguintes materiais: c?lcio, pot?ssio e s?dio.
?
- Lembre-os da fun??o trabalho e que podem calcul?-la com os dados que obtiveram das freq??ncias m?nimas. Pe?a que os alunos calculem a fun??o trabalho.
- Ao fim da atividade, discuta com os alunos como cada um executou a atividade. Discuta o fen?meno para os materiais c?lcio, pot?ssio e s?dio.
3. Avalia??o
- Propor aos alunos problemas que envolvam o efeito fotoel?trico .
Sugest?o de Problema:
Utilizando as fun??es trabalho calculadas para o c?lcio, pot?ssio e s?dio, obtidos na atividade da sala de inform?tica, calcule, para cada um desses casos, qual a energia cin?tica do el?tron ejetado se o f?ton incidente tem uma freq??ncia de 1500.1012 Hz.
4. Recurso complementar - http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/20EfeitoFotoeletrico/Site/Animacao.htm
Site: UFPB, anima??o ilustrando o efeito fotoel?trico: http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/20EfeitoFotoeletrico/Site/Animacao.htm