Portal do Professor

Início do Conteúdo

O Efeito Fotoel?trico

Autor e Co-autor(es)

Thiago Prud?ncio de Oliveira imagem do usuário

BRASILIA - DF Universidade de Bras?lia

Jos? Eduardo Martins

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio F?sica Oscila??es, ondas, ?ptica e radia??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O efeito fotoel?trico e a quantiza??o da mat?ria. Equa??o para o efeito fotoel?trico. Obten??o da fun??o trabalho. Impacto hist?rico da descri??o do efeito fotoel?trico e o papel de Einstein.

Duração das atividades

Uma hora-aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nota??o Cient?fica. Conceito de Energia Cin?tica. Conceito de Freq??ncia.

Estratégias e recursos da aula


?

O Efeito Fotoel?trico

O efeito fotoel?trico foi descoberto por Hertz em 1887.

Esta aula deve ser realizada com o aux?lio dos recursos computacionais, na sala de inform?tica, com o uso do recurso computacional dispon?vel no site da UFC atrav?s do link: http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/pato/pato.html
?

? importante antes explorar os conceitos em sala de aula para que a atividade possa ser bem aproveitada. Por esse motivo, a aula completa consiste de duas partes.

Primeira parte da aula:
Explora??o de conceitos em sala de aula.
Segunda parte da aula:
Atividade na sala de inform?tica.
Avalia??o.
?

Primeira parte da Aula

1. Na sala de aula

-Discuta com os alunos sobre o efeito fotoel?trico e a id?ia de quantiza??o da mat?ria.

-Discuta a equa??o que descreve o efeito fotoel?trico:

equa??o do efeito fotoel?trico.
?

-Discuta o impacto hist?rico da descri??o desse fen?meno e o papel de Einstein.

?

Segunda parte da Aula


2. Na sala de inform?tica

- Os alunos utilizar?o a simula??o intitulada Pato Qu?ntico.

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/822

- Se n?o houver computador para todos, distribua os alunos em grupos a fim de que realizem a atividade em conjunto. 

- Pe?a para os alunos encontrarem a freq??ncia m?nima para que os el?trons sejam ejetados (na analogia eles s?o os patos), para os seguintes materiais: c?lcio, pot?ssio e s?dio.
?

- Lembre-os da fun??o trabalho e que podem calcul?-la com os dados que obtiveram das freq??ncias m?nimas. Pe?a que os alunos calculem a fun??o trabalho.

- Ao fim da atividade, discuta com os alunos como cada um executou a atividade. Discuta o fen?meno para os materiais c?lcio, pot?ssio e s?dio.

3. Avalia??o

- Propor aos alunos problemas que envolvam o efeito fotoel?trico .

Sugest?o de Problema:

Utilizando as fun??es trabalho calculadas para o c?lcio, pot?ssio e s?dio, obtidos na atividade da sala de inform?tica, calcule, para cada um desses casos, qual a energia cin?tica do el?tron ejetado se o f?ton incidente tem uma freq??ncia de 1500.1012 Hz. 

4. Recurso complementar - http://www.fisica.ufpb.br/~romero/objetosaprendizagem/Rived/20EfeitoFotoeletrico/Site/Animacao.htm

Site UFPB sobre o efeito fotoel?trico.
?

Recursos Complementares

Avaliação

Atividade da Simula??o Pato Qu?ntico. Resolu??o de Problemas.