Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogo: Bente Altas

Autor e Co-autor(es)

Luciano Silveira Coelho imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Aprender as regras básicas deste jogo que era muito popular no passado, mas que vem caindo no esquecimento.

- Aprender os movimentos básicos do bente altas.

- Aprender a construir os instrumentos necessários para o jogo de bente altas utilizando materiais alternativos.

- Aprender a coordenar diferentes movimentos do jogo de Bente Altas com o espaço, os objetos e os colegas.

Duração das atividades

Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula exigirá uma atividade prévia. O(a) professor(a) deverá pedir às crianças que pesquisem em casa ou na rua onde moram, com parentes e amigos, quais são as regras e as formas de jogar do “Bente Altas” ou jogo do “Bets”.

Figura 1 - Bente Altas (acessado em 14/10/2010)

Atividade 1 – Ampliando a pesquisa

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática               

Com o levantamento prévio de regras e formas de jogar do Bente Altas as crianças juntamente com o(a) professor(a) ampliarão a pesquisa utilizando a internet como meio. Utilizando sites de busca (ex.: Google, Cadê?, Aonde, etc) as crianças deverão colocar alguns descritores (ex.: Bente Altas, Bets, Brincadeiras, Regras do Bets, etc.) que as ajudem a encontrar mais opções de regras e forma de jogar do Bente Altas. Caso as crianças tenham dificuldades de achar algum site o(a) professor(a) poderá sugerir alguns previamente selecionados.   

Sugestões de sites:    

Atividade 2 – Construindo os instrumentos

Duração: 25 minutos

Material: retalhos de maderia, cola de madeira, tiras de borracha, garrafas pet, bolinha de tênis e durex colorido

Local: quadra ou pátio

Para dar início às atividades o(a) professor(a) precisará construir com as crianças os instrumentos necessários para o jogo do bente altas (Figura 2). Para construir um par de tacos e um par de bases serão necessários retalhos de maderia, cola de madeira, tiras de borracha, garrafas pet e durex colorido (A). Primeiro, o(a) professor(a) precisará abaular as extremidades dos retalhos de madeira, de aproximadamente 40 cm, para fazer a empunhadura do taco (B). Em seguida, passará cola madeira nas extremidades e enrolará com fitas de borracha para dar o acabamento à empunhadura (C).  Para finalizar, as garrafas pets poderão ser decoradas e personalizadas com durex coloridos para servirem de base (D). O conjunto completo será constituido de 2 tacos, 2 bases e uma bolinha de tênis (ou similar).   

Atividade 3 – Bente altas com o taco

Duração: 25 minutos

Material: 2 garrafas pets, 2 tacos e 1 bolinha de tênis

Local: quadra ou pátio             

A primeira atividade será feita com as regras tradicionais do jogo de bente altas utilizando tacos (Figura 3). Nesta modalidade do bente altas jogam 2 duplas. Um delas começa o jogo arremessando a bolinha e a outra com os tacos. A dupla que arremessa a bolinha terá como objetivo derrubar a base (oposta ao arremessador) enquanto a dupla adversária tentará rebater a bolinha o mais longe possível. A dupla que estiver arremessando marcará um ponto quando conseguir derrubar uma das bases. Outra dupla, que estiver com o taco, marcará um ponto quando conseguir rebater a bolinha para longe e trocar de base 10 vezes. Os rebatedores devem permanecer o tempo todo com um dos pés dentro do círculo da base, do contrário o arremassador poderá tentar atingir a base que estiver mais próxima. As duplas trocarão de função quando uma delas conseguir marcar um ponto. Ao final do jogo a dupla que tiver marcado o maior número de pontos ganhará o jogo.    

Atividade 4 – Bente altas com os pés

Duração: 25 minutos

Material: 2 garrafas pets e 1 bolinha de tênis

Local: quadra ou pátio             

A segunda atividade será feita com uma variação da regra tradicional do bente altas onde os rebatedores não utilizarão os tacos (Figura 4). Um das duplas começa o jogo arremessando a bolinha com o objetivo derrubar a base oposta ao arremessador. A dupla adversária tentará rebater a bolinha com os pés o mais longe possível. A dupla que estiver arremessando marcará um ponto quando conseguir derrubar uma das bases. A outra dupla marcará um ponto quando conseguir chutar a bolinha para longe e trocar de base 10 vezes. Os rebatedores devem permanecer o tempo todo com um dos pés dentro do círculo da base, do contrário o arremassador poderá tentar atingir a base que estiver mais próxima. As duplas trocarão de função quando uma delas conseguir marcar um ponto. Ao final do jogo a dupla que tiver marcado o maior número de pontos ganhará o jogo.  

Ao final destas atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com outras variações do bente altas que foram pesquisadas pelas crianças.

Recursos Complementares

O(a) professor(a) poderá ampliar a proposta desta aula trabalhando com outros jogos e brincadeiras tradicionais. Para isso o(a) professor(a) terá a sua disposição sites e textos na internet.

Sugestão de sites:

Avaliação

Ao final das atividades o(a) professor(a) poderá pedir às crianças para que façam um desenho esquemático de uma das modalidade do bente altas. Em seguida, cada criança deverá mostrar o seu desenho e explicar para turma as regras que foram representadas ali. Por fim, o(a) professor(a) poderá construir, com os desenhos feitos pelas crianças, um cartaz intitulado “Bente Altas”, que ficará exposto em um mural da escola.