Portal do Professor

Início do Conteúdo

Oficina de conta??o de hist?rias

Autor e Co-autor(es)

Gra?a Regina Franco da Silva Reis imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Celia Brito Teixeira Gama

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de leitura
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: pr?tica de produ??o de textos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: valores, normas e atitudes

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

a- Ler diferentes livros da autora Regina Lucia Pires Nemer escolhendo o mais adequado para ser contado nas turmas do 1° ano.

b – Elaborar recursos para serem utilizados na contação de história.

c – Propor atividades que serão aplicadas com as turmas que ouvirão a história escolhida.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O aluno deverá ter participado das seguintes aulas:

  1. Troca-troca de livros   
  2. Propaganda, a alma do negócio

Estratégias e recursos da aula

Aula 1 e aula 2- Dividir a turma em cinco grupos. Escolher cinco livros da autora Regina Lucia Pires Nemer.

Sugestões:

De olho na água, Os mistérios do casarão, Juninho, o mandã, Engole esse choro, Lucianooo! e Pedruxo, o espantalho misterioso.

,

Fonte: site de busca - Google imagens

Cada grupo deverá escolher um livro, ler, treinando a leitura a fim de fazer uma história contada para os primeiros anos da escola.  As histórias poderão ser contadas em forma de jogral. Após a contação de história, os grupos deverão fazer oficinas onde possam trabalhar a história lida.

Exemplos:

De olho na água - criação de regras para a utilização da água na escola´- escrita e ilustrações.

Fonte: clip-art

Os mistérios do casarão - utilização de um saco de pano cheio de garrafas pet para confecção de porta-lápis (trabalho com reciclagem de materiais).

Juninho, o mandão - criação de personagens com saco de pipoca.

Fonte: word art

Engole esse choro, Lucianooo! - oficina de  desenhos com os temas: coisas que me fazem rir e coisa que me fazem chorar.

Fonte: Microsoft office 2010

Pedruxo, o espantalho misterioso - criação de um espantalho usando vassoura, roupas velhas, papel e hidrocor.

Fonte: site de busca - Google imagens

Professor, durante a elaboração das atividades com as crianças de sua turma, trabalhe com eles a leitura oral (por meio do ensaio do jogral), peça que elaborem perguntas sobre as histórias que irão contar (assim, você poderá perceber se, de fato, compreenderam a história lida), organize as regras para a entrada na sala dos colegas, a forma como poderá se dar a contação e ajude-os a montar e organizar suas oficinas (assim você estará trabalhando valores e relações).

Depois das oficinas, ajude seus alunos a organizar uma exposição com os livros e os materiais produzidos.

Ao final da aula, peça que cada grupo, ou cada criança individualmente, elabore um relatório com todos os passos da atividade. Recolha este material e corrija.

Recursos Complementares

Utilize os cartazes produzidos na aula "Propaganda, a alma do negócio".

Avaliação

A atividade deverá ser avaliada a partir da organização dos grupos, da elaboração das oficinas, do momento da contação e da escrita dos relatórios. Dessa forma, serão avaliados a linguagem oral, a organização, a criatividade e a escrita de texto.