Aula 1
- Entregar uma folha de papel sulfite e lápis HB para os alunos;
- Dizer aos alunos que será realizado, nesta aula, um exercício de desenho que deverá ser intitulado como “ditado de imagens”;
- Explicar para os alunos as normas do ditado que contemplará a sequência do alfabeto, segue sugestão de atividade:
- O professor escolherá, de forma aleatória, um aluno que, ao ser apontado, deverá falar a primeira palavra que lembrar iniciada com a letra que o professor indicar, por exemplo, a letra, A;
- Os alunos deverão desenhar na folha de papel sulfite, com o lápis HB, a imagem da palavra anunciada;
- A imagem a ser desenhada deverá contemplar o máximo de detalhes possível;
- Os alunos terão 30 segundos para realizarem o desenho da imagem;
- O desenho deverá ter o tamanho de aproximadamente 5 x 5 cm;
- Lembrar aos alunos que deverão ser registradas somente as imagens, como por exemplo, se o aluno disser a palavra abacaxi, todos deverão desenhar um abacaxi e não escrever seu nome;
- Seguir com este exercício até que todos tenham dito uma palavra, de modo que todo o alfabeto em sua linearidade sequencial seja contemplado;
- Escrever o alfabeto no quadro negro para que os alunos ao acompanharem sua sequência tenham noção da próxima letra a ser dita pelo professor e, com isso, pensem com antecedência as palavras que falarão;
- Socializar os desenhos e escutar dos alunos suas percepções, dificuldades, facilidades e ansiedade diante da possibilidade de ser o próximo a dizer uma palavra e estar ao mesmo tempo desenhando a que foi dita pelo colega;
- Provocar nos alunos uma reflexão sobre as diferentes formas de comunicação do homem;
- Pedir aos alunos que pensem nas diversas maneiras de manter a comunicação com as pessoas, até mesmos com os deficientes visuais e auditivos, e expliquem a possibilidade de haver comunicação através do auxílio de aparelhos eletrônicos;
Aula 2
- Agendar para esta aula o laboratório de informática da escola;
- Fazer junto com os alunos uma pesquisa na internet, sobre as primeiras manifestações escritas do homem primitivo, dentre as quais se observa a escrita rupestre;
- Auxiliar os alunos durante a realização da atividade de pesquisa, indicando-lhes alguns links de pesquisa;
- Gravar para os alunos as informações obtidas na pesquisa em um CD;
- Segue sugestão de links:
- Escrita rupestre – Disponível em: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=escrita+rupestre&um=1&ie=UTF-8&source=univ&ei=bU6wTNbmKsP58AagypyiCQ&sa=X&oi=image_result_group&ct=title&resnum=1&ved=0CCQQsAQwAA&biw=1259&bih=558 ;
- História da escrita – Disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/historiadaescrita.htm § Arte na pré-história – disponível em: http://www.suapesquisa.com/artesliteratura/arterupestre/ ;
- Caverna de Lacaux – Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&&sa=X&ei=E1CwTKbfIsL58Aa-md2eCQ&ved=0CB8QBSgA&q=caverna+de+lascaux+fran%C3%A7a&spell=1&biw=1259&bih=558 ;
- Caverna de Altamira – Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&q=caverna+de+altamira&revid=1514897263&sa=X&ei=FlCwTLCMGIL48AbQ75ifCQ&ved=0CB8Q1QIoAA&biw=1259&bih=558;
- Parque nacional Serra da Capivara – Disponível em: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&tbs=isch:1&q=parque+nacional+serra+da+capivara&revid=501841214&sa=X&ei=T1CwTLeqCML48Aaa3sibBA&ved=0CCIQ1QIoAw&biw=1259&bih=558
Aula 3
- Providenciar para esta aula o aparelho de data-show para apresentar as pesquisas da aula anterior;
- Acompanhar as apresentações e conversar com os alunos sobre o período histórico pesquisado, o cotidiano do homem primitivo e outras questões que possam surgir;
- Pedir para os alunos pensarem sobre a evolução do homem no transcorrer do tempo, identificando alguns elementos culturais daquela época que ainda são encontradas na contemporaneidade, tais como os registros escrito e imagético, a gestualidade e a fala;
Escrita em cavernas – Disponível em: http://picsdigger.com/domain/emdianews.com.br/
Escrita de hieróglifos – Disponível em: http://www.passeiweb.com/saiba_mais/fatos_historicos/geral/surgimento_da_escrita_egito
Escrita em folha de papel - Disponível em: http://escafandro.blogtv.uol.com.br/2008/08/15/em-entrevista-exclusiva-mutarelli-fala-sobre-seus-projetos-recentes-e-futuros
Escrita no computador – Disponível em: http://educacaocomtecnologias.blogspot.com/2008/09/escrita-e-leitura-no-hipertexto-e.html
Aula 4
- Providenciar com antecedência a ampliação dos desenhos realizados pelos alunos na primeira aula, a impressão de algumas imagens rupestres, uma folha de papel craft no tamanho de 1, 20 m x 1, 20 m, tinta guache nas cores vermelha, preta e branca, tesouras, pincéis, potes com água e papéis toalha para secar os pincéis;
- Fixar a folha de papel craft na parede da sala e pedir para os alunos comporem um trabalho coletivo, tendo o papel craft como suporte;
- Falar para os alunos imaginarem que o papel craft é uma parede, registrando sobre ela, por meio de moldes vazados, os desenhos realizados na primeira aula e, posteriormente, ampliados, bem como alguns registros de pintura rupestre impressos e disponibilizados aos alunos;
- Dizer para os alunos recortarem os desenhos ampliados, deixando-os vazados, de modo a servirem de molde;
- Solicitar que os alunos coloquem os recortes no papel craft, preenchendo com tinta o interior dos moldes;
- Acompanhar o percurso da atividade, orientando os alunos no recorte dos moldes, na pintura e na composição do trabalho;
- Deixar o trabalho secando.
Aula 5
- Expor o trabalho de pintura coletiva para comunidade escolar;
- Realizar com os alunos, frente ao trabalho exposto, um pararelo entre as imagens desenhadas na primeira aula e o resultado de suas transposições para o papel craft;
- Avaliar, com os alunos, o processo de criação.