Portal do Professor

Início do Conteúdo

Xilogravura - Gravuras do cotidiano escolar

Autor e Co-autor(es)

Marileusa de Oliveira Reducino imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Apreciação significativa em artes visuais

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Fazer desenhos;
  • Pesquisar sobre xilogravura;
  • Transpor os desenhos para bandejas de isopor;
  • Imprimir os desenhos em papel, usando tinta guache pastosa;
  • Expor as gravuras em exibição coletiva.

Duração das atividades

• 04 Aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Sobre gravuras

Estratégias e recursos da aula

Aula 1  

  • Organizar com antecedência, para esta aula, folhas de papel sulfite A4, carvão e pranchetas;
  •  Realizar esta aula no pátio da escola, de modo que durante o horário da aula de Artes outros alunos estejam em atividades no pátio ou nas quadras, se não houver nenhuma atividade nestes locais, providenciar autorização dos pais e da direção escolar, para realizá-la em uma praça próxima à escola;
  • Iniciar a aula no local escolhido, distribuindo aos alunos as pranchetas, as folhas de papel sulfite e o carvão;
  • Dizer aos alunos que eles deverão, com gestos rápidos, registrar em desenhos pessoas que estejam transitando no local escolhido;
  • Orientar os alunos quanto ao uso do carvão sobre o papel sulfite, quanto ao registro das figuras humanas e despreocupá-los quanto aos borrões que possam surgir sobre o desenho;
  • Lembrar os alunos que o importante neste exercício é a gestualidade no registro dos traços e das linhas, com o carvão, sem a preocupação com muitos detalhes;
  • Borrifar sobre os desenhos verniz em spray ou laquê para cabelo, evitando assim que eles fiquem borrados;
  • Pedir aos alunos registrem seus nomes no verso de seus trabalhos.

Aula 2

  •  Providenciar para esta aula bandejas de isopor no tamanho de 20 x 15 cm, pregos de aproximadamente 10 cm de comprimento, tinta guache preta, rolo de pintura de 10 cm, uma placa de alumínio de 20 x 30 cm, espátula, retalhos de tecidos e colheres;
  •  Entregar para os alunos os desenhos realizados na aula anterior;
  •  Solicitar aos alunos que relatem sobre a experiência de desenhar pessoas em movimento e de utilizar o carvão como objeto de registro sobre o papel sulfite;
  • Explicar para os alunos como reproduzir o desenho sobre o isopor, segue sugestão: Escolher um dos desenhos realizados na aula 1;
  •  Reproduzir o desenho sobre a bandeja de isopor, usando o prego para realizar sulcos sobre este objeto, tomando cuidado para não perfurar o isopor com o prego;
  • Retirar, com uma espátula, uma quantidade de tinta guache preta do vidro e colocar sobre uma placa de alumínio de aproximadamente 20 x 30 cm;
  • Espalhar a tinta rapidamente, com o rolo para pintura, sobre a placa de alumínio;
  • Aplicar o rolo entintado sobre o desenho na bandeja de isopor;
  •  Centralizar na bandeja de isopor, coberta por tinta preta, uma folha de papel sulfite, pressionando, com o dorso da colher, toda a superfície do papel que está em contato com o isopor;
  •  Retirar o papel gravado e levar para secar.
  • Segue sugestão de link e gravura

Imagem disponível em: http://conectmar.blogspot.com/2008/07/carimbo-de-isopor.html 

Aula 3  

  • Reservar a sala de informática para esta aula;
  • Pedir para os alunos realizarem, na internet, uma pesquisa sobre xilogravura;
  • Indicar para os alunos alguns links que falam sobre xilogravura
  1. Xilogravura: Disponível em: http://designdespojado.blogspot.com/2009/02/xilogravura.html 
  2. A xilogravura: Disponível em:  http://presepiodarte.yolasite.com/portugues.php 
  3. Passo a passo de xilogravura http://www.artesanatonarede.com.br/passos/exibir.php?esp=gravuras&id=2392 
  4. Como fazer uma xilogravura http://comunidade.bemsimples.com/tempo-livre/w/tempo-livre/Como-fazer-uma-xilogravura.aspx   
  • Conversar com os alunos, durante a realização da pesquisa, sobre a utilização da madeira e do isopor como suportes no processo de gravação;
  • Pedir aos alunos que façam um paralelo entre as diferenças e as semelhanças existentes na gravação com os diferentes suportes.

    Aula 4  

  • Reservar esta aula para expor os trabalhos dos alunos nos corredores da escola;
  • Avaliar com os alunos os resultados obtidos com a impressão, que teve como início desenhos de observação de figuras humanas em movimento.        

Recursos Complementares

Avaliação

  •  A avaliação desta aula será realizada no coletivo, mais precisamente na aula 4, tendo em vista as experiências dos alunos  e  as pesquisas realizadas sobre xilogravura.