Aula 1
- Entregar para os alunos folhas de papel sulfite recortadas no tamanho de 10 x 12 cm;
- Pedir para que dobrem as folhas ao meio, obtendo uma dobradura de 5 x 6 cm;
- Juntar no mínimo 10 páginas e grampeá-las, de modo a formar um mini livro;
- Reservar os mini livros dos alunos;
- Apagar as luzes da sala, colocar uma música ambiente e solicitar que os alunos fechem os olhos;
- Pedir para os alunos respirarem profundamente, aspirando o ar, bem devagar pelo nariz, até encher os pulmões e expirarem lentamente pela boca. Realizar este exercício de respiração por três vezes;
- Dizer para os alunos, ainda com os olhos fechados, lembrarem o que fizeram no dia anterior, desde o momento em que acordaram até o momento de dormir, com todos os detalhes possíveis;
- Solicitar aos alunos que abram os olhos e socializem com a turma suas atividades;
- Pedir para os alunos registrarem em uma folha de papel sulfite A4 as atividades lembradas;
- Reservar na pasta do aluno os mini livros e o registro das atividades.
Aula 2 e 3
- Esta atividade será realizada em duas aulas;
- Entregar para cada aluno o mini livro, o registro de atividades e lápis de cor;
- Falar para os alunos desenharem em cada página do mini livro as atividades registradas, usando lápis de cor para colorir os desenhos;
- Lembrar os alunos que os desenhos deverão obedecer a ordem sequencial das atividades realizadas e registradas na aula anterior, de forma que ao serem observadas por outras pessoas, estas possam entender que se tratam de descrição do cotidiano dos autores.
Aula 4
- Falar para os alunos criarem capa e contracapa para os mini livros, com papel craft no tamanho de 12 x 10, também dobrado ao meio, tal como as páginas do mini livro;
- Pedir para que os alunos escrevam na capa seu nome, o título de sua história e o seu ano letivo;
- Falar para os alunos socializar seus mini livros com os colegas e realizar uma avaliação coletiva sobre o resultado alcançado;
- Perguntar aos alunos se eles conseguiram ler as imagens tal como lêem histórias escritas;
- Colher os depoimentos e conversar com os alunos sobre a importância da imagem como elemento de comunicação entre os homens;
- Dizer aos alunos que na próxima aula eles realizarão uma visita orientada a uma gráfica da cidade.
Aula 5
- Providenciar junto à direção da escola o transporte para os alunos visitarem uma gráfica da cidade, bem como providenciar a autorização do pais;
- Acompanhar os alunos na visita orientada e solicitar que durante o passeio fotografem imagens dos diferentes processos necessários para a confecção de um livro;
Imagem disponível em: http://www.blog.marski.org/?p=1521
Segue sugestão de link: Etapas da produção e editoração de um livro: http://www.blog.marski.org/?p=1521
Aula 6
- Convidar para esta aula um escritor e um ilustrador que morem na cidade, para que conversem com os alunos sobre seus trabalhos;
- Reservar um momento, ao final da aula, para que os alunos conversem com os convidados, sanando dúvidas e curiosidades;
- Solicitar que os alunos falem sobre a visita orientada à gráfica e a entrevista com os palestrantes.
Aula 7
- Reservar, para esta aula, a sala de informática e um data-show para que os alunos possam socializar as imagens registradas durante a visita orientada à gráfica e explicar, para a turma, suas percepções entre o fazer do artista, a elaboração dos livros e as ações realizadas pela gráfica.
Aula 8
- Realizar uma visita à biblioteca da escola para que os alunos vejam e compreendam, por meio de uma conversa com a bibliotecária da escola as atividades relacionadas à empréstimo de livros, devolução, compra, doação, organização nas prateleiras e outras funções inerentes à biblioteca e à bibliotecária.
Aula 9
- Construir com os alunos uma mini biblioteca em que serão guardados os seus mini livros;
- Elaborar dentro de uma caixa de sapatos prateleiras de papelão, de modo que imitem as prateleiras da biblioteca da escola;
- Pedir para que os alunos pintem com tinta guache a prateleira que servirá de bibiloteca para seus mini livros;
- Após a secagem da prateleira, organizar em seu interior os mini livros dos alunos.
Aula 10
- Conseguir a autorização de outros professores da escola para que os alunos possam apresentar seus mini livros e bibliotecas aos demais colegas da escola;
- Sugerir aos alunos que perguntem aos colegas se eles conseguiram compreender as histórias narradas nos mini livros.