Lenise Maciel da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: gêneros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Os alunos precisam estar inseridos em um contexto de letramento,convivendo e/ou tendo noções de diferentes gêneros textuais.
A DIVERSIDADE DE GÊNEROS TEXTUAIS NA SALA DE AULA
O trabalho com a diversidade de gêneros textuais tem se expandido em meio às práticas pedagógicas de muitos professores, pois oferecem ricas e variadas oportunidades de explorar o texto como unidade de ensino da leitura e da escrita. Aprender com a variedade de gêneros textuais garante ao aluno a oportunidade de conhecer textos que circulam socialmente e através de suas análises sistematizar convenções ortográficas e gramaticais, bem como aperfeiçoar o uso dos recursos coesivos.
O trabalho com os diferentes gêneros textuais deve ser norteado a partir dos blocos de conteúdos de Língua Portuguesa propostos para o Ensino Fundamental pelos PCN (1998): Língua Oral, Língua Escrita(Prática de Leitura/Prática de Produção de Texto) e Análise e Reflexão sobre a Língua.
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
O professor deve ter bem definido quais gêneros textuais pretende trabalhar com sua turma antes de dar início a esta sequencia,para que possa explorar as quatro competências previstas para este trabalho:ler,ouvir,conhecer e produzir diferentes gêneros textuais.Esta sequencia didática será desenvolvida em cinco aulas, como apresenta-se no exemplo a seguir,tendo o CONTO DE FADAS como gênero textual estudado.
1ª AULA: PRÁTICA DE LEITURA
Esta aula inicial tem a finalidade de ampliar o repertório textual da turma em relação ao gênero textual escolhido.
Antes de iniciar a leitura o professor deve sondar os conhecimentos prévios que os alunos tem em relação ao gênero estudado.No caso do CONTO,é preciso identificar quais histórias a turma já conhece/quais são as suas preferidas/etc.
Leitura feita pelo professor: Ex.: O Patinho Feio,A princesa e a Ervilha(Hans Christian Andersen).
O professor deve organizar a sala de aula para a contação e histórias,de modo a torná-la agradável,proporcionando momentos mágicos de leitura.Os alunos podem ser organizados em um semicírculo para que todos tenham acesso as imagens.O contador de histórias deve ser dinâmico e fazer uso de diferentes estratégias para contação de histórias(teatro de fantoches/caixa mágica/avental/bonecos,etc).Estes recursos serão fundamentais para que a turma desenvolva o prazer pelo mundo da leitura.
Leitura feita pelos alunos: Ex.:João e Maria,A Bela e a Fera,A Gata Borralheira("Contos de Kinder und Hausmaerchen"/Irmãos Grimm)
O professor deverá organizar um varal literário apresentando livros de contos infantis,permitindo assim que que cada aluno faça sua própria escolha de leitura
2ª AULA: LÍNGUA ORAL
Após a leitura de diversos CONTOS pela turma, deve-se promover uma roda de conversa onde os alunos possam se expressar em relação às histórias;o professor deve apresentar uma breve biografia sobre os principais autores (Hans Christian Andersen,Irmãos Grimm,etc) e permitir que a turma faça perguntas sobre eles.Por último, e não menos importante, deve-se promover uma discussão sobre as características do gênero, a fim de que os alunos cheguem a algumas conclusões como:
3ª AULA: LÍNGUA ESCRITA
Nesta aula será preciso organizar situações em que os alunos sejam convidados a utilizar a escrita; algumas atividades com elementos da história podem ser significativas, como:
4ª AULA: PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTO
Após a leitura e o estudo de algumas CONTOS, os alunos terão subsídios básicos necessários para a produção de textos de própria autoria atendendo as características do gênero proposto.Os desenhos da crianças não devem ser esquecidos nesta etapa,pelo contrário,devem ser incentivados e valorizados para que o aluno também compreenda a ilustração como um gênero textual extraverbal.
5ª AULA: ANÁLISE E REFLEXÃO SOBRE A LÍNGUA
O professor deve orientar os alunos sobre a estrutura adequada do texto e nortear atividades que os façam refletir sobre a melhor apresentação possível de suas produções.
SISTEMATIZAÇÃO
Os textos produzidos pela turma devem ser expostos e compartilhados em um mural na sala de aula.Ao final de cada sequencia didática com um gênero textual o professor deverá arquivar em um portfólio individual o material produzido pela turma. As cinco aulas aqui apresentadas podem ser trabalhadas com vários gêneros previstos no planejamento anual do professor.É importante aproximar as produções textuais às práticas sociais de leitura e escrita vivenciadas pelos alunos, como a escrita de uma lista de compras, um bilhete ou uma carta, sempre evidenciando a funcionalidade do gênero.
SUGESTÕES DE GÊNEROS TEXTUAIS
A cada etapa,os textos produzidos pela turma devem ser selecionados pelo professor para a composição de uma coletânea de textos apresentando a diversidade de gêneros textuais estudados na escola.Outras atividades podem ser realizadas ao final do trabalho,como: sarau literário com dramatizações, leitura e contação de histórias para as demais turmas da escola de algumas das produções dos alunos;entrega de um exemplar da coletânea de textos a cada aluno/autor da turma e à biblioteca da escola;noite de autógrafos(evento realizado com intuito de valorizar e incentivar a leitura e a produção de textos pelas crianças com a presença de toda a comunidade escolar).
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa / MEC/SEF; Brasília, 1998.
KAUFMAN, Ana M.e RODRIGUEZ, M. Helena. Escola, leitura e produção de texto. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
LERNER, Délia. Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário. Porto Alegre: Artemed, 2002.
A avaliação ocorrerá de forma contínua analisando as competências(ler,ouvir,conhecer e produzir) desenvolvidas pelos alunos durante a sequência didática.
O portfólio também se constitui um rico instrumento de avaliação,pois apresenta os avanços de cada aluno em relação às práticas de leitura e produção de texto.