Portal do Professor

Início do Conteúdo

CONTOS DE ASSOMBRAÇÃO

Autor e Co-autor(es)

Andréa Morais Diniz imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Raimunda Porfírio Ribeiro Will

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Identificar que os contos de assombração têm origem na oralidade e expressão popular;
  • Conhecer o enredo característico dos contos de assombração que retrata o suspense e o medo;
  • Resgatar na comunidade quais os contos de assombração que os mais velhos contavam.

Duração das atividades

2 A 3 AULAS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O tema trabalha com o imaginário popular e coletivo, valoriza a oralidade e a memória da comunidade.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1- Você já ouviu histórias de assombração?

Resgatar junto à turma quais os contos populares da sua cidade, município ou região. Perguntar quem conhece um conto de assombração e registrar em tabela na sala de aula. Saber o que sentiram quando ouviram o conto. Em seguida pedir que cada um desenhe o conto que conhece. Para casa, pesquisar com os pais e pessoas mais velhas da família quem conhece um conto de assombração, pedir que escrevam o conto e enviem para a escola. Durante a semana, o professor pode ir lendo as histórias diariamente.

Atividade 2- Vovô e vovó contavam histórias

Faça um levantamento com a turma para identificar se o  vovô ou a vovó gostam de contar histórias e se  poderiam vir à escola fazer uma contação para a turma. Após decidir coletivamente quem virá à escola, devem produzir um convite para a vovó ou vovô escolhido. Solicite que o aluno leve o convite até seu avô/avó e aguarde a resposta. No dia da visita, ao receber o avô/avó, deve apresentá-lo à turma e faz algumas questões para um conhecimento inicial: por que o senhor(a) gosta de contar histórias? Quem contava histórias para o/a senhor(a)? Peça ao visitante que conte uma história de assombração. Estimule  a turma para ouvir  com atenção e envolvimento. Por fim, agradeça à visita e  turma desenha a história contada.

Atividade 3- Eu conto a história e você com seu travesseiro

Escolha uma das histórias de assombração que as famílias enviaram. Prepare um ambiente de suspense na sala de aula ou em outro espaço mais adequado, com  lençóis e travesseiros pelo chão ( peça que cada criança traga um travesseiro para a escola). Tente "reproduzir" um ambiente que lembre um quarto de dormir e se possível, deixe o ambiente com pouca luz. Quando todos estiverem sentados ou deitados com seus travesseiros, inicie a contação da história, criando momentos de suspense durante o desenvolvimento da história. Ao final, pergunte a cada um o que sentiu ao ouvir a história, acolha as crianças que expressarem medo, convença  que "é só uma história", que não é realidade. O professor deve escolher bem o conteúdo da história, pois a mesma pode desencadear momentos de susto, medo, porém de forma moderada e saudavel.  A história de assombração só deve ser contada para crianças a partir de cinco anos de idade e que estejam mostrando o interesse por elas.

Recursos Complementares

Avaliação

Ao final do estudo:

  • verificar se o aluno consegue recontar oralmente uma das histórias lidas em sala;
  • se conhece o nome de alguns contos de assombração da sua comunidade ou região;
  • se ouviu com atenção as histórias contadas e reconhece a sequência do inicio/meio/fim das mesmas.