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Semana de 1922: o in?cio do modernismo brasileiro

Autor e Co-autor(es)

Bruno Viveiros Martins imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Ana Let?cia Oliveira Goulart; L?gia Beatriz de Paula Germano

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Artes Arte Visual: Contextualiza??o

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1- Contextualizar a Semana de Arte Moderna de 1922 ao cenário político, econômico e cultural de São Paulo. 2- Os principais artistas que integraram o movimento modernista brasileiro e suas respectivas obras. 3- A herança deixada pela Semana de Arte Moderna de 1922 na arte brasileira.  

Duração das atividades

Cinco aulas de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É interessante que o aluno tenha conhecimento sobre as mudanças econômicas e sociodemográficas decorrentes da expansão do café em São Paulo, bem como o processo de urbanização e industrialização da cidade no início do século XX.

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula: O professor poder? iniciar a aula com o v?deo M?rio de Andrade reinventando o Brasil  (Dispon?vel em: http://midiaseducacao-videos.blogspot.com/2006/05/mario-de-andrade-reiventando-o-brasil.html). O filme mostra o que foi a Semana de Arte Moderna, apresentando seus antecedentes e desdobramentos. Ser? interessante que, neste primeiro momento, o professor contextualize o evento, dando maior aten??o aos elementos que permitiram o seu florescimento. Com base no conhecimento pr?vio dos alunos e nas informa??es veiculadas no v?deo, os alunos dever?o reconstituir o painel social e pol?tico de S?o Paulo no in?cio do s?culo XX. As respostas dever?o ser dadas em voz alta para que haja maior intera??o entre a turma. Os alunos tamb?m dever?o enumerar os personagens mencionados no v?deo. Sugerimos que o professor trace junto com eles um perfil dos principais nomes do modernismo brasileiro. O professor poder? propor aos alunos uma pesquisa r?pida sobre alguns dos artistas mencionados nos v?deos, para discuss?o na pr?xima aula, a partir de estudos nos sites abaixo.    

Sugest?o: Sugerimos que, nesta primeira aula, o filme seja exibido at? 22min e 55s. O restante do filme, que aborda os desdobramentos da obra de M?rio de Andrade, ser? melhor aproveitado se exibido na terceira aula.    

 Segunda aula: A pesquisa solicitada na aula anterior poder? servir de introdu??o para a segunda aula. Os alunos poder?o apresentar as informa??es que levantaram com a pesquisa e, no restante da aula, o professor poder? aprofundar-se na Semana de Arte Moderna. No laborat?rio de inform?tica, os alunos poder?o coletar imagens dos evento, fotos dos participantes e as principais obras expostas.  Estas imagens dever?o ser projetadas no Power-point e a partir delas os alunos dever?o levantar discuss?es mediadas pelo professor.  Poder?o ser abordados temas como a proposta est?tica e conceitual do movimento, as diferentes vertentes do Movimento Modernista Brasileiro (Movimento Pau-Brasil, Movimento Verde Amarelo e Grupo Anta,  e Movimento Antropof?gico) e seus integrantes, e a import?ncia da Semana de Arte Moderna.

O professor poder? apresentar as imagens para ilustrar momentos importantes do movimento Sugest?o de Imagens:

 Programa da Semana de Arte Moderna  (Imagem dispon?vel em: http://www.febf.uerj.br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG)br/pesquisa/images_semana/semana_jornal.JPG).

 Integrantes do Movimento Modernista de S?o Paulo (Imagem dispon?vel em: http://2.bp.blogspot.com/_skKmCzMMcl0/StzP-c9y81I/AAAAAAAAABk/bzlNse20cq8/s320/Semana+de+Arte+Moderna.png

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 Abaporu, de Tarsila do Amaral (Imagem dispon?vel em: http://fernandasouza.files.wordpress.com/2007/11/abaporu.jpg) obs: O professor poder? discutir o significado

A partir das imagens os alunos poder?o identificar os participantes do movimento e levantar discuss?es sobre as propostas est?ticas e conceituais das principais obras                                                    

Este tamb?m ser? um bom momento para apresentar a poesia modernista aos alunos. O professor poder? selecionar um trecho de cada uma das obras mais representativas; em seguida, com a turma dividida em grupos, cada equipe se responsabilizar? pela leitura e discuss?o de um trecho. Finda a discuss?o, os grupos dever?o apresentar suas conclus?es, promovendo um debate entre toda a turma. Sugerimos trechos dos seguintes poemas e manifestos: Os sapos,  de Manuel Bandeira (Dispon?vel em: http://www.casadobruxo.com.br/poesia/m/sapos.htm);   Ode ao Burgu?s, de M?rio de Andrade (Dispon?vel em http://www.horizonte.unam.mx/brasil/mario4.html); Manifesto da Poesia Pau Brasil, de Oswald de Andrade (Dispon?vel em http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifpaubr.html); e  O Esp?rito Moderno, de Gra?a Aranha (Dispon?vel em http://www.jayrus.art.br/Apostilas/LiteraturaBrasileira/PreModernismo/Graca_Aranha_O_Espirito_Moderno_trecho.htm

Terceira aula: Na terceira aula, o professor poder? retomar ao v?deo ?M?rio de Andrade: reinventando o Brasil?. A partir do v?deo, poder? explorar os projetos de M?rio de Andrade e Oswald de Andrade, os dois maiores expoentes do movimento. As informa??es do filme poder?o ser enriquecidas pela leitura do livro Macuna?ma, de M?rio de Andrade (Dispon?vel em http://books.google.com.br/books?id=DMVOgT8RXFUC&printsec=frontcover&dq=macuna%C3%ADma&hl=pt-BR&ei=F3euTKS1GsP48AbQs8DqBA&sa=X&oi=book_result&ct=result&resnum=1&ved=0CCoQ6AEwAA#v=onepage&q&f=false), e do   Manifesto Antropof?gico, de Oswald de Andrade (Dispon?vel em http://www.lumiarte.com/luardeoutono/oswald/manifantropof.html). Os alunos poder?o desenvolver um debate seguido de um trabalho escrito, individual ou em grupo, discutindo o projeto nacionalista de M?rio de Andrade e o movimento antropof?gico de Oswald de Andrade.          

Quarta aula: Ser? interessante que a quarta aula aborde a heran?a deixada pelo modernismo nas artes brasileiras. O professor poder? discutir a reapropria??o do Manifesto Antropof?gico pela Tropic?lia. A quest?o poder? ser levantada a partir da can??o Tropic?lia, de Caetano Veloso (Dispon?vel em http://www.youtube.com/watch?v=CkydG29xWUU). Outro ponto importante a ser discutido ? a retomada, pelo ent?o ministro da Cultura, Gilberto Gil, do antiprojeto do IPHAN, planejado por M?rio de Andrade. A discuss?o pode ser feita a partir da leitura do discurso de Gilberto Gil na comemora??o dos 70 anos do IPHAN (Dispon?vel em http://www.cultura.gov.br/site/2007/11/29/discurso-do-ministro-gilberto-gil-na-cerimonia-de-celebracao-dos-70-anos-do-iphan/) . A abordagem de ambos os temas deve ser seguida de uma discuss?o com os alunos.          

Quinta aula: A quinta aula dever? ser destinada ? s?ntese das informa??es desenvolvidas anteriormente. Os alunos poder?o desenvolver em grupo portfolios com imagens de obras, trechos de poesia e fotografias que contextualizem o per?odo, capas de livros, etc. A aula deve privilegiar a capacidade criativa dos alunos e a sua capacidade de reproduzir visualmente o conte?do ensinado nas aulas.  

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deverá ser feita a cada aula. Todas as aulas envolvem atividades: debate, escrita ou arte visual. A avaliação deverá verificar o envolvimento e a participação do aluno, o acabamento dos trabalhos e o domínio do conteúdo.