Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogue lixo no lugar certo!

Autor e Co-autor(es)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Saúde Correlações entre meio ambiente e saúde

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Explicar os motivos que justificam não jogar lixo em lugares inapropriados.

Identificar as atitudes individuais e coletivas necessárias no recolhimento do lixo.

Reiterar a nossa responsabilidade nesta questão e seu impacto no meio ambiente.

Duração das atividades

150 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Hábitos higiênicos.

Preservação dos recursos naturais.

Cuidado com o meio ambiente.

Estratégias e recursos da aula

Traga para a sala de aulas imagens de coleta de lixo para oportunizar uma discussão sobre o assunto em sala de aula.

Faça às crianças as seguintes perguntas:

O QUE É FEITO COM O LIXO QUE É PRODUZIDO NA SUA CASA?

PODEMOS COLOCAR O LIXO EM PRODUZIMOS QUALQUER LUGAR?

POR QUE O LIXO PRECISA SER COLOCADO NO LUGAR CERTO?

O QUE PODE ACONTECER COM A NOSSA SAÚDE SE HOVER ACÙMULO DE LIXO?

Organize duplas de trabalho para respondê-las. Peça-lhes que anotem suas conclusões para, posteriormente, socializá-las. Aproveite esse momento para ampliar as informações que as crianças já têm sobre o assunto.

Reitere que muitas doenças podem ser causadas pela falta de coleta de lixo, o que justifica a relevância desse tema. Traga um texto para continuar fomentando a reflexão sobre a temática:

Saneamento básico

http://www.adocontb.org.br/index.php?codwebsite=&codpagina=00010526  

A partir dessa discussão, organize uma coleta seletiva com o lixo produzido em sala de aula. Consiga caixas grandes de papelão e escreva em cada caixa o material que esta deverá armazenar: papel, plástico, metais e vidros. Troque as caixas quando houver necessidade. A ideia é passar a promover a coleta seletiva de lixo daqui por diante. Quem sabe essa atitude não contagia a escola também e todos não abraçam essa ideia?

Faça a leitura de um texto sobre

Coleta seletiva

http://www.suapesquisa.com/o_que_e/coleta_seletiva.htm 

Organize as crianças em grupos e promova uma pesquisa sobre a coleta coletiva nos locais em que elas moram. Ela é feita nesses lugares? Como é feita? Quais são as vantagens de sua utilização? O que acontece nos lugares em que ela não é feita? Peça-lhes para fazer cartazes e deixe-os espalhados pelo espaço escolar, para facilitar a divulgação do assunto e o resultado obtido na pesquisa feita por elas. Aproveite para ressaltar que a coleta seletiva de lixo é uma grande aliada para promover a recilagem e evitar o desperdício do material utilizado por nós cotidianamente. 

Recursos Complementares

 No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões de trabalho pedagógico sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/lixo-seu-lugar-426589.shtml 

Esta aula faz parte do grupo de aulas cujo tema é: “Vamos cuidar do nosso planeta?”

Aula 1- Vamos conversar sobre os efeitos do aquecimento global para o planeta Terra?

Aula 2- Chuva pode causar problemas?

Aula 3- Higiene para quê? Por que os hábitos higiênicos são importantes?

Avaliação

Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° Observar o interesse das crianças pelo assunto.

2º Observar se as crianças perceberam a importância de não descartar o lixo em lugares inapropriados e da coleta seletiva de lixo, que ajuda a questão da reciclagem.

3° Perceber, por meio de perguntas sobre a aula ministrada, como cada um compreendeu as particularidades do assunto e a sua relevância para a nossa existência.