Portal do Professor

Início do Conteúdo

RENASCENÇA: O CORPO EM CIÊNCIA E ARTE

Autor e Co-autor(es)

Delma Faria Shimamoto imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Corpo humano e suas necessidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Listar alguns avanços científicos na fase renascentista relacionados ao corpo humano.

Descrever o contexto sociocultural do renascentismo e a sua influência no campo das artes, da literatura e das ciências.

Duração das atividades

02 h/a

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários.

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula, trabalhando com um texto.

O desejo natural de conhecimento e as necessidades vitais levaram o homem, desde a pré-história, a interessar-se pela anatomia. Os primeiros estudos foram feitos pelos egípcios. Este povo fez grandes avanços graças ao seu sofisticado processo de  mumificação de corpos. Os mumificadores, ao abrirem os corpos dos faraós para retirar as entranhas, conseguiam muitas informações sobre a anatomia humana.

Na Antiguidade, os anatomistas estudaram sempre às escondidas. Os cadáveres eram "roubados" das catacumbas, pois a dissecação era um sacrilégio. Considerava-se abuso a violação de um cadáver, de forma especial, o humano.

Na Renascença, o progresso dos estudos anatômicos foi favorecido. A descoberta de textos gregos sobre o assunto e a influência dos pensadores humanistas, levou a Igreja a ser mais condescendente com a dissecação de cadáveres.  Os artistas renascentistas do século XV se interessavam cada vez mais pelas formas humanas e o estudo da anatomia fez parte necessária da formação de muitos artistas.

A partir de então, o desenvolvimento da anatomia acelerou-se. Atualmente, é possível  estudar anatomia mesmo em pessoas vivas, através de técnicas de imagem como a radiografia, a endoscopia, a angiografia, a tomografia computadorizada, a ressonância,  a ecografia, entre outras

I. Explorando o texto:

Após a leitura silenciosa do texto informativo, proponha aos alunos que:

.   elaborem um título ao texto.

.   consultem no dicionário os significados das palavras grifadas e de outras que lhes sejam desconhecidas.

.   identifiquem no texto os períodos históricos descritos e as suas respectivas conquistas no estudo do corpo humano.  

II. Explorando o corpo humano:

Proponha aos alunos uma atividade lúdica como os jogos e atividades que podem ser acessadas nos seguintes sites. Eles proporcionam conhecimentos básicos sobre a constituição anatômica do corpo humano.

 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1248 

 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1247  

 http://www.brincandoseaprende.com.br/index.php?id=1249    

 

III. Um pouco mais sobre a Renascença:

Professor, realize as atividades em parceria com o professor de História, de Geografia, de Artes.

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica que se deflagrou na passagem da Idade Média para a Moderna (século XIV  XVI). Ocorreram nesse período muitos progressos e incontáveis realizações no campo das artes, da literatura e das ciências.

1. Proponha, em parceria com o prof. de História, o estudo de um texto que descreva o contexto sociocultural do período renascentista.

2. Assista ao vídeo sobre a produção artística na renascença que pode ser acessado em:

 http://www.youtube.com/watch?v=dO4gEnEokyE&feature=related 

Proponha para os alunos as seguintes atividades:

a. Michelangelo dominou com maestria a escultura e o desenho do corpo humano, pois dissecou cadáveres por muito tempo e assim como Leonardo da Vinci sabia exatamente a posição de muitas partes do corpo humano. Proponha à turma uma pesquisa de imagens para que conheçam  as principais obras realizadas por da Vinci e Michelangelo.

b. Analise as imagens, identifique-as e os seus respectivos autores.

Discuta com os alunos os detalhes fisionômicos e anatômicos das obras. Em parceria com o professor de artes, organize um mural de exposições.   

3. Proponha aos alunos a realização de uma pesquisa sobre os principais avanços produzidos pela ciência durante o Renascimento.

Instruções:

Divida a classe em 4 grupos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa de um cientista.

Sugestão: Galileu Galilei, Nicolau Copérnico, Johannes Kepler, Paracelso.

Os grupos deverão apresentar um seminário para os demais colegas sobre as contribuições de cada cientista para o desenvolvimento científico.     

4. Os avanços científicos foram também responsáveis pelo progresso da navegação marítima.  Em parceria com o professor de geografia trabalhe em mapas a expansão marítima dos séculos XV e XVI.  Discuta com os alunos os fatores que influenciaram esta expansão. (o desenvolvimento de instrumentos náuticos: bússola, astrolábio, sextante; a construção de embarcações capazes de realizar viagens a longa distância, como as naus e as caravelas; a necessidade de ampliar a produção de alimentos, entre outros).

Recursos Complementares

Avaliação

O professor pode avaliar as diferentes atividades por meio da participação dos alunos e da produção de suas respostas. Outra alternativa será a de propor a construção de um mural no qual sejam inseridas imagens e textos sobre o contexto científico e cultural da fase renascentista.