Portal do Professor

Início do Conteúdo

Revolu??o Tecnol?gica e Transforma??es Geogr?ficas

Autor e Co-autor(es)

BRUNO MUNIZ FIGUEIREDO COSTA imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Oswaldo Jos? Bueno Alves da Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Produ??o e organiza??o do espa?o geogr?fico: proje??es cartogr?ficas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poder? aprender que o espa?o geogr?fico ? constru?do historicamente pela a??o humana mediada pelas t?cnicas.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceitos relacionados aos processos de revolu??es cient?ficas e tecnol?gicas.

Estratégias e recursos da aula

Professor(a), esta aula est? inserida no contexto de trabalho das Revolu??es Tecnol?gicas e produ??o do espa?o geogr?fico. ? importante que o aluno compreenda que o fen?meno t?cnico ? exclusividade humana com a qual transformamos nossa realidade espacial e a n?s mesmos. Todo o trabalho ? baseado na obra de Santos (1997), a partir de no??es como formas e fun??es, fixos e fluxos. Para que a aula aconte?a ? necess?rio que o professor solicite, em momento anterior, que cada aluno leve para a sala de aula o objeto que considere o mais importante em sua vida, seja por qualquer raz?o.  Cada uma das aulas dever? estar estruturada em momentos subseq?entes:

?

?

AULA 1

?

?

Momento 1: O(A) professor(a) entrega o material impresso com a letra da m?sica "A televis?o", de Chico Buarque (dispon?vel em http://letras.terra.com.br/chico-buarque/85828/), e a turma realiza sua audi??o.

Momento 2: Cada aluno apresenta o objeto que considera o mais importante em suas vidas, apresentando justificativas e respondendo a seguinte quest?o:

?

?O seu objeto ? t?o importante para voc? quanto a televis?o o ? para as pessoas apresentadas na m?sica??

?

Todos os colegas da turma s?o convidados a debater sobre as opini?es de cada apresenta??o.

?

Momento 3: Os alunos dever?o realizar uma leitura do texto abaixo, analisar as imagens e, na sequ?ncia, responder as quest?es encaminhadas:

?

?

O Paleol?tico compreende o per?odo que vai desde a origem do homem at? 12 a 10 mil a.C. Nesta fase, o homem passou a utilizar a pedra lascada como instrumento principal. Isso foi de suma import?ncia, pois ? a partir desse momento que o mesmo passa a se diferenciar dos outros animais, usando sua capacidade racional para produzir suas pr?prias ferramentas.

Outro fator que marcou esse per?odo da hist?ria foi o dom?nio do fogo. Se n?o fosse o calor do fogo, o homem n?o sobreviveria em um clima t?o frio, j? que essa fase foi marcada por intensas glacia??es. Al?m do mais, isso permitiu um maior dom?nio sobre os animais e uma melhor condi??o de vida, uma vez que podia usar o fogo para assar a carne de animais. (...).

?

Dispon?vel em http://www.historiadetudo.com/paleolitico.html

Instrumentos utilizados durante o Per?odo Paleol?tico:

?

Objetos - paleol??tico 2                                                                                                          Objetos - paleol??tico

                                                                           http://www.extrafix.com.br/informacoes_uteis_historia_ferramenta.php                                                                                            http://bloghistorico7.wordpress.com/page/3/

?

?

                 

?

O Neol?tico, tamb?m denominado de Idade da Pedra Polida, ? um per?odo da Pr?-Hist?ria que compreende o espa?o de tempo entre 12000 a.C. e 4000 a.C. O nome ?Idade da Pedra Polida? ? dado em refer?ncia ao fato de que, neste per?odo, o homem aprendeu a polir a pedra e a fabricar instrumentos mais eficientes, como machados, l?minas de corte, serras, etc.

Neste per?odo, o homem deu um dos passos mais importantes para seu desenvolvimento ao descobrir a agricultura. Assim, encontrou uma nova forma diferente e relativamente n?o-esgot?vel de obter alimentos, deixando de ser n?made para ser sedent?rio, ou seja, que possui um uma resid?ncia fixa. Os primeiros grupos e aldeias foram criados pertos dos rios, visto que as terras dessa regi?o eram mais f?rteis.

(...).

O homem desenvolveu t?cnicas de tecelagem e moagem. Tamb?m descobriu a roda e a tra??o animal, facilitando bastante sua vida. Uma vantagem desses avan?os tecnol?gicos foi a utiliza??o de roupas de l? negra e de pele de cabra.

(...).

Dispon?vel em http://www.historiadetudo.com/neolitico.html

Instrumentos utilizados durante o Per?odo Neol?tico:

?

Objetos - neol??tico                                                                                                                   Objetos - neol??tico 2

?

                                                    http://andreawisney.blogspot.com/2010/04/hirabalho-de-historia-neolitico-aqui.html                                                                                 http://greciantiga.org/img/index.asp?num=0788

?

A partir da leitura dos trechos e da an?lise das imagens, responda:

a) Que poss?veis utiliza??es poderiam ter existido para os objetos apresentados nas imagens anteriores?

b) Historicamente, os objetos est?o presentes na vida e nas intera??es humanas. Proponha uma hip?tese que justifique nossa rela??o com os objetos ao longo da hist?ria.

c) Com o desenvolvimento da hist?ria humana, houve tamb?m um desenvolvimento dos objetos. A que devemos tal processo?

?

Momento 4: Como tarefa, a turma ser? organizada em quatro grupos. Dois deles dever?o pesquisar sobre animais que utilizam algum tipo de objeto em sua din?mica de vida; os outros dois grupos dever?o pesquisar sobre alguns objetos que transformaram a experi?ncia humana na Terra.

?

?

?

AULA 2

?

?

Momento 1: Apresenta??o dos achados das pesquisas. Dever? ser organizada a partir dos passos a seguir:

a) Os grupos que pesquisaram sobre os animais que utilizam objetos realizam a sua apresenta??o.

b) Os grupos que pesquisaram sobre objetos e experi?ncia humana realizam a sua apresenta??o.

?

Momento 2: Ser? exibido o v?deo "Inven??es ? A l?mpada" (dispon?vel em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=15145)

?

Momento 3: O professor dever? promover um novo debate baseado no que foi apresentado at? ent?o e tendo como quest?o de partida:

?

?Como os objetos se materializam no espa?o geogr?fico??

?

Momento 4: Como tarefa, os mesmos grupos dever?o pesquisar sobre algum lugar do munic?pio que tenha sofrido mudan?as em suas formas (pr?dios, monumentos, aparelhos, objetos...), seja por substitui??o, acr?scimo ou mudan?a de fun??o. Dever?o colher informa??es de das raz?es do surgimento de tal forma no espa?o, bem como das mudan?as que tenha sofrido.

?

?

?

?

AULA 3

?

Momento 1: Apresenta??o dos achados. Todos os grupos dever?o participar das apresenta??es dos demais atrav?s de coment?rios, opini?es e sugest?es.

Momento 2: O professor dever? promover um novo debate baseado no que foi apresentado at? ent?o e tendo como quest?o de partida:

?

"Espa?o geogr?fico ? constru??o hist?rica??

?

Momento 3:  A partir da realiza??o do debate, os grupos  v?o se organizar para a confec??o de um cartaz. Para tanto, ir?o utilizar cartolina e recortes de jornais e revistas para ilustrar o cartaz cujo tema ? a mesma quest?o anterior: "Espa?o geogr?fico - constru??o hist?rica?". Para tanto, os alunos dever?o enfatizar no cartaz, imagens que evidenciem os seguintes aspectos:

a) Objetos revelam a produ??o hist?rica do espa?o geogr?fico;

b)  Objetos inspiradores de uma utiliza??o em nossa rela??o com a natureza e entre n?s mesmos;

c) Objetos e garantia do futuro.

?

Ap?s a confec??o do material, cada grupo apresenta o seu cartaz e h? a possibilidade de coment?rios e participa??es. Os cartazes dever?o ser fixados em murais para a observa??o de todos os colegas.

Recursos Complementares

?

M?sica A Televis?o, de Chico Buarque de Holanda.Chico Buarque VOL. 2. Lan?amento: 1967. Gravadora: RGE

?

SANTOS, Milton. A Natureza do Espa?o. T?cnica e Tempo, Raz?o e Emo??o. 2ed. S?o Paulo: Editora Hucitec, 1997.

?

Cartolina

?

Tesoura

?

Cola

?

Revistas para recortes

Avaliação

O Professor poder? avaliar as aulas a partir das pesquisas produzidas, da organiza??o dos cartazes e da participa??o ativa dos alunos durante os debates.