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Regionalização Mundial

Autor e Co-autor(es)

FELIPE PIMENTEL PALHA imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Globalização e as novas hierarquias urbanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Através dessa aula os alunos poderão compreender, de forma crítica, a realidade mundial através de um recurso teórico da Geografia que é a regionalização mundial em países do Norte e do Sul.   

Compreenderão as relações que podem ser estabelecidas entre o Índice de Desenvolvimento Humano e a regionalização entre Norte e Sul em escala mundial.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecimentos básicos sobre a identificação dos pontos Norte, Sul, Leste e Oeste em mapas.

Divisão do globo em hemisférios.

Conceito de regionalização, ou seja, agrupamento de países por critérios pré-definidos.

Estratégias e recursos da aula

A aula deverá tratar, inicialmente, do conceito de IDH. O Professor deverá expor aos alunos que o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) é um índice criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de avaliar a qualidade de vida das pessoas em determinados países e que pode ser utilizado para classificar os países. Utilizando o GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática peça aos alunos que analisem detalhadamente o Planisfério Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e conjuguem essa análise com os Planisférios Indicadores Básicos do Desenvolvimento Humano que constam nesta obra.

Esse trabalho de leitura de mapas deverá ser realizado em grupo. O tamanho dos grupos deve ser avaliado pelo Professor da turma, sempre prezando para que ao analisarem os mapas todos os integrantes participem.

Apresente aos alunos a regionalização mundial entre Norte e Sul que utiliza os critérios sócio-econômicos, problematizando-a com a divisão da Terra em hemisférios Norte e Sul que tem como critério a Linha do Equador. Para essa apresentação utilize a seguinte imagem:

Fonte: http://ensinomedio3.wordpress.com/5-a-regionalizacao-do/ (acessado no dia: 23/02/2011)

Através dessa imagem (que deverá ser entregue aos grupos) e da análise dos Planisférios do GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática peça-os que respondam as seguintes perguntas:

1)      Os países desenvolvidos são considerados como os países do Norte e os países subdesenvolvidos são considerados como os do Sul?

2)      O norte e o sul foram definidos levando em consideração a linha do Equador?

3)      Quais são os indicadores sociais e econômicos levados em consideração para o cálculo do IDH?

4)      Por fim, peça-os que produzam, em grupo, um pequeno texto sobre as relações que encontraram entre os Planisférios do GEOATLAS e a imagem apresentada.

As respostas deverão ser entregues ao Professor ao final da aula. A atuação do Professor durante a atividade dos grupos devera ser ativa, pois ele será o responsável por tirar as duvidas que surjam e por instigar as discussões em cada grupo.

Materiais e recursos que serão utilizados em sala de aula.

GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática.

Recursos Complementares

GEOATLAS de autoria de Maria Elena Simielli da Editora Ática.

Avaliação

A avaliação dos alunos será realizada a partir dos textos que os grupos apresentarem ao professor ao final da aula.