Portal do Professor

Início do Conteúdo

O processo de fotossíntese

Autor e Co-autor(es)

SANDRO PRADO SANTOS imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Identidade dos seres vivos
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Vida e ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1.Caracterizar o processo de fotossíntese.

2.Identificar o local onde acontece na planta, bem como os produtos resultantes desse processo.

3.Mostrar a importância da fotossíntese para os seres vivos.

Duração das atividades

1 aula com duração de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão saber reconhecer as partes das plantas e os demais processos de nutrição das plantas.

Estratégias e recursos da aula

Professor inicie a aula tentando identificar o que os alunos já ouviram falar ou conhecem sobre o processo de fotossíntese. Anote em uma parte da lousa as informações que forem mencionadas pelos alunos, durante a aula resgate essas informações fazendo as intervenções necessárias.

*Sugestão de leitura:

http://www.infoescola.com/biologia/fotossintese/

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotoss%C3%ADntese 

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/fotossintese.htm 

Atividade 1

Professor utilize o esquema abaixo para exemplificar passo a passo o processo de fotossíntese. O professor deverá explorar da melhor maneira a imagem. Instigue os alunos para que participem e quando necessário faça intervenções.

Fonte: http://4.bp.blogspot.com/_seXpqen0aQo/Si6k6xHs8WI/AAAAAAAACmI/FK47MIRIL8U/s400/folha+fotossintese.jpg  

Professor destaque:

- o local onde ocorre o processo de fotossíntese

- o que é necessário para a realização do processo

- quais são os produtos formados no final desse processo

Atividade 2  

Na animação utilizada na atividade anterior, o professor deverá ter destacado a importância da luz e dos cloroplastos para o processo de fotossíntese. Um experimento poderá ser realizado pelos alunos para associarem que a ausência de luz influencia a formação da clorofila e dos cloroplastos.

A importância da luz para o processo de fotossíntese

Materiais:  

- planta

- papel escuro

- tesoura                                                

Procedimentos:  

Cubra com papel escuro uma folha da planta. Após uma semana, retirem o papel e verifiquem o que aconteceu.

Atividade 3

Professor para finalizar a temática enfatize a importância do processo de fotossíntese para a planta e para os seres vivos. Em seguida, questione como a poluição pode interferir no processo de fotossíntese e quais são as consequências.

Informação para o professor: o processo de fotossíntese é prejudicado pela poluição, uma vez que as folhas podem ficar cobertas por fuligens e outros poluentes impedindo que captem toda a energia luminosa necessária para o processo.

Fonte: http://ufalbiologiagabi-rosane.wdfiles.com/local--files/os-principais-tipos-de-poluicao/poluicao.jpg  

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação será realizada no decorrer das atividades, inicialmente observando o envolvimento dos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções.