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Tangram: um jogo da China na constru??o do conceito de fra??o

Autor e Co-autor(es)

Edite Resende Vieira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Sim?es de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paix?o Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Final Matem?tica N?meros e opera??es
Ensino Fundamental Inicial Matem?tica N?meros e opera??es

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar frações. Ler frações. Comparar frações. Reconhecer frações equivalentes.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de fração

Estratégias e recursos da aula

O jogo pode ser citado como uma poderosa ferramenta de aprendizagem, na medida em que estimula o interesse do aluno. Assim, professor, para abordar o assunto frações, de forma mais dinâmica e prazerosa, você pode utilizar o Tangram. O Tangram é um quebra-cabeça chinês, formado por 7 peças, com as quais pode-se montar e criar diversas figuras entre animais, objetos, letras e outros. A regra do jogo consiste montar figuras usando as sete peças, colocando-as lado a lado, sem sobreposição.   Para iniciar a aula pergunte a seus alunos quem conhece a origem do Tangram e como esse jogo pode ser utilizado. Essas informações são encontradas nos seguintes sítios:

http://ensinarevt.com/jogos/tangram/index.html          http://www.mathema.com.br/index.asp?url=http://www.mathema.com.br/e_fund_a/mat_didat/tangram/_tangram.html  

Atividade 1

Após a conversa sobre a origem do Tangram, leve seus alunos ao laboratório de informática para montarem diversas figuras com as peças do quebra-cabeça chinês no sítio

http://ensinarevt.com/jogos/tangram/index.html  

Ainda no laboratório de informática acesse o vídeo no endereço eletrônico http://www.youtube.com/watch?v=dEbGEBwPNAs&feature=related  

que apresenta a construção das peças do Tangram através de dobraduras.     

Professor, após a apresentação do vídeo, retome oralmente com seus alunos a quantidade de peças do quebra-cabeça: 2 triângulos grandes, 2 triângulos pequenos, 1 triângulo médio,1 quadrado e 1 paralelogramo.   

A seguir, distribua para cada aluno uma folha de papel sulfite e solicite a construção das sete peças do quebra-cabeça. Deixe que seus alunos tentem construir o Tangram a partir do vídeo assistido. Para orientar o seu trabalho, segue uma proposta de construção.

1) Utilizando a folha de papel, recorte um quadrado. Nomeie os vértices desse quadrado ABCD, de acordo com a figura abaixo.

2) Dobre o quadrado pela diagonal BD. Abra e cubra a linha de dobra com caneta ou lápis colorido.

3) Dobre o quadrado pela outra diagonal AC somente até o encontro com a diagonal BD já traçada. Abra, cubra a linha de dobra e nomeie o ponto de encontro das diagonais de O.

A partir dessa etapa, encontramos 2 peças do Tangram: os triângulos grandes AOB e AOD.

4) Dobre de modo que o vértice C do triângulo BCD encontre no ponto O. Abra e cubra a linha de dobra.                                          

Nessa etapa foi construído o triângulo médio.

5) Dobre novamente a diagonal AC até a interseção com o segmento EF. Abra, cubra a linha de dobra e nomeie o ponto de interseção G.

6) Encoste o ponto E no ponto O e dobre apenas entre o ponto G e a diagonal BD. Abra e cubra a linha de dobra.            

                                            

Obtivemos nessa etapa um triângulo pequeno e o paralelogramo.

7) Encoste o vértice D no ponto O e dobre apenas entre o ponto F e a diagonal BD. Abra e cubra a linha de dobra.

Finalmente, construímos o quadrado e o outro triângulo pequeno.

Atividade 2   

Solicite aos alunos que recortem e pinte as peças do Tangram, dos dois lados, de acordo com a legenda abaixo:

  • triângulos grandes: verde
  • triângulo médio: azul
  • triângulos pequenos: amarelo
  • quadrado: vermelho
  • paralelogramo: marrom

Depois, peça que montem o quadrado original com as 7 peças coloridas e respondam as seguintes perguntas:

a) Que fração do quadrado original está pintada de verde?

b) A que fração da superfície verde do quadrado original cada triângulo verde corresponde?

c) Cada triângulo verde corresponde a que fração do quadrado original?

d) Que fração do triângulo verde é o triângulo azul?

e) Então, que fração do quadrado original é o triângulo azul?

f) O triângulo amarelo corresponde a que fração do triângulo azul?  E do triângulo verde?  E do quadrado original?

g) Que fração do quadrado original é o quadrado vermelho. Mostre como você pensou.

h) De quantos paralelogramos são necessários para formar o quadrado original? Mostre como você pensou.   

Para resolver essa atividade solicite a seus alunos que sobreponham as peças do quebra-cabeça.   

Confira com seus alunos as respostas:

Atividade 3   

Solicite a seus alunos o cálculo do valor de cada uma das figuras montadas abaixo, sobrepondo as peças se for necessário:

Figura da autora

Atividade 4    

Comparando os valores correspondentes às figuras da atividade anterior, o que se pode afirmar?  

 As Figuras A e B têm o mesmo valor, pois 6/8  = 12/16. 

O valor da Figura C é menor que os valores das Figuras A e B, ou seja, 5/16 <6/8  e  5/16<12/16 .  

 Professor, se o aluno apresentar dúvidas nessa atividade, solicite a sobreposição das peças do Tangram para fazer a comparação das frações.

 Podemos observar que 6 quadrados vermelhos valem 12 triângulos amarelos, 6 paralelogramos valem 12 triângulos amarelos e 6 triângulos azuis valem 12 triângulos amarelos, portanto, 6/8  = 12/16.

Atividade 5   

Observe as figuras abaixo e faça o que se pede:

Figura da autora

a) Monte uma outra figura com valor equivalente à Figura A.

b) É possível montar uma figura equivalente à Figura A e menor que o valor da Figura B? Justifique sua resposta.

Atividade 6

Professor, as peças do Tangram podem ser construídas no  software Régua e Compasso,como mostra a figura abaixo:

Como desafio, encaminhe seus alunos ao laboratório de informática e sugira a construção do Tangram utilizando o software Régua e Compasso.   

Chame atenção de seus alunos sobre o software Régua e Compasso. Ele foi desenvolvido pelo professor René Grothmann, da Universidade Católica de Berlim, na Alemanha. É um software de geometria dinâmica gratuito, de fácil manuseio, que possibilita construções dinâmicas e interativas.

O download do software, a orientação para instalação e os vídeos tutoriais estão disponíveis no sítio: http://www.professores.uff.br/hjbortol/car/

Recursos Complementares

Avaliação

Avaliar a participação dos alunos durante as atividades desenvolvidas. Observar o envolvimento dos alunos durante a construção das peças do Tangram com dobraduras e no laboratório de informática. Observar as relações que eles fazem das peças com o quadrado original e das peças entre si.