Portal do Professor

Início do Conteúdo

Receitas Poéticas

Autor e Co-autor(es)

Denise Leipziger imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

-Descobrir novas formas de olhar as coisas, atribuindo significados poéticos a objetos/ ações cotidianas  

-Fazer algumas receitas do livro (Receita de Olhar no Espelho, Receita de Dizer o Nome e Receita de Tocar o Outro) § 

 Ouvir, dizer, ler poesias sobre o mesmo tema. 

 Perceber que o mesmo estímulo provoca produções bem diferentes

Duração das atividades

Aproximadamente duas aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Parte – Preparação da  Sala e Conversa Informal  

 Antes dos alunos entrarem para a aula, o professor coloca um espelho grande de frente para a turma . Ao lado o espelho, escreve no quadro e giz ou cola uma folha de papel pardo com a poesia Receita de se Olhar no Espelho de Roseana Murray. Ao lado do espelho deve ter uma mesinha com papel celofane nas cores azul, amarela e vermelha e uma cópia da poesia para cada criança.

Receita de se olhar no espelho

Roseana Murray

Se olhe de frente

de lado

 de costas

de cabeça para baixo

 pinte o espelho de azul dourado vermelho

 faça caretas ria sorria

feche os olhos abra os olhos

e se veja sempre surpresa quem é você???

 http://egui.blogspot.com/2005/11/receita-de-se-olhar-no-espelho_28.html 

http://helioy.blogspot.com/2009/11/o-mundo-e-um-espelho.html 

O professor inicia a aula perguntando se todos se olharam no espelho naquele dia ,no dia anterior e assim sucessivamente. Ele continua a conversa, perguntando sobre quais as coisas que a gente faz todos os dias e nem repara. Ele explica que naquele dia eles vão trabalhar com a poesia do cotidiano, das coisas de todos os dias..

Segunda parte da aula- O espelho

 A seguir,o professor vai chamando os alunos .Eles devem ficar em frente ao espelho e ler a poesia escrita ao lado , inventando uma posição para dizer cada verso e utilizando o celofane.   A medida que cada aluno senta deve completar a folha com a poesia  ilustrando ou escrevendo.   Os alunos que quiserem, poderão mostrar e explicar o seu trabalho para a turma.

O professor apresenta a poesia abaixo escrita numa folha de papel pardo ou de outra forma que todos possam ler.

  Receita de dizer o nome       

                    Roseana Murray

 Dizer o nome

como se diz uma semente

 uma pedra

um pedaço de sol

dizer o nome

 como se diz um arco-íris

 um temporal

uma ilha de água luz e coral.

O professor deve convidar as crianças a dizer o seu nome de diferentes maneiras : cantando, gritando, sussurrando, brigando, separando as sílabas etc. Depois ele pode pedir que cada um invente um gesto diferente para fazer enquanto diz o seu nome e que um imite o outro. Para finalizar esta atividade, o professor volta a poesia e pede aos alunos que imaginem/digam o seu nome como se fosse uma semente, uma pedra, um pedaço de sol, um temporal, uma ilha e luz.   

Após terminada esta parte da aula, os alunos devem registrar numa folha como se sentiram fazendo a atividade.  Eles devem escrever e desenhar.    

Terceira Atividade – Receitas  

O professor desafia os alunos a descobrir o que há de igual nas duas poesias que eles trabalharam . Possivelmente eles responderão que eram ‘receitas’ e eram da mesma autora.  

O professor comunica então que vai trabalhar uma nova receita da mesma autora : a Receita de espantar tristeza  

Receita de espantar tristeza

faça um careta

e mande a tristeza pra longe

 pro longe pro outro lado

do mar ou da lua

vá para o meio da rua

e plante bananeira

faça alguma besteira

depois estique os braços

apanhe a primeira estrela

e procure o melhor amigo

para um longo e apertado abraço

Depois da turma ler oralmente a poesia, a professora pergunta aos alunos qual a fórmula deles para escaparem a tristeza. Depois os alunos falarem, a professora solicita que todos escrevam a sua receita de espantar a tristeza para que sejam reunidas num livro da turma : Receitas para ser feliz.

http://www.celipoesias.net/moldura45receitadeespantartristeza.htm 

http://beija-flor-beija-flor.blogspot.com/2009/10/comida-de-sereia-o-que-sera-que-sereia.html 

Quarta Atividade – Laboratório de Informática  

 Os alunos deverão assistir ao vídeo  Receita de Olhar e dar a sua opinião oralmente.

 http://www.youtube.com/watch?v=GRLLkUSsKT4 

O professor convida os alunos para conheceram o site da autora Roseane Murray.. No site há poemas falados, animados e outras obras dela . A seguir, os alunos podem enviar um e-mail para a autora falando da aula, o que acharam as poesias dela ou do site

. http://www.roseanamurray.com/poemafalado/                           

Recursos Complementares

1-Para o professor se informar sobre a autora Roseana Murray e a sua obra: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809 e http://www.fnlij.org.br/principal.asp?texto=PNBE&arquivo=/pnbe/texto/receitas_de_olhar.htm     

2--Pedir aos responsáveis para enviar por escrito a receita predileta do aluno. Fazer um livro com as receitas preferidas da turma.

3-Jogos  sobre culinária e confeitagem de doces para os alunos se divertirem no computador. http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/jogo-online-de-fazer-e-docorar-bolos/ 

http://www.jogosonlinegratis.org/jogoonline/jogos-de-culinaria-online-preparar-pratos/      

4-Receita de massinha caseira para os alunos fazerem uma cena de um poema. http://institutosamaritano.com.br/receita_de_massinha_caseira.html  

5--Sugestão de site com receitas para crianças.

 http://www.terra.com.br/culinaria/criancas/index.html

6-Origami   

Construir forminhas para  para doces com dobraduras e fazer um brigadeiro. 

 http://origamei.multiply.com/photos/album/99/Forminha_pra_doces_tentativa#photo=2  

Avaliação

Será avaliado o envolvimento em cada uma das etapas da aula : se o aluno realizou as tarefas no tempo determinado, se respeitou as regras da sala de aula e do laboratório de informática.

Os trabalhos escritos serão comentados pelo professor, levando em consideração a criatividade e o envolvimento dos alunos com a tarefa.