![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce; D?bora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Conhecer as caracter?sticas, origem e utilidade do Petr?leo;
Compreender os preju?zos causados pelo derramamento de petr?leo aos animais.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios a serem trabalhados.
Atividade 1: Os animais aqu?ticos
- Ser? que existem animais que vivem na ?gua?
- Quais voc?s conhecem?
- Voc?s j? viram algum? Como eles s?o?
?
2. Ap?s essa primeira discuss?o, enfatize quais s?o os animais aqu?ticos e suas caracter?sticas. Para isso, em uma roda de leitura, conte a hist?ria:
MENGOZZI, Federico. Peixes. S?o Paulo: Globo, 2008 (Cole??o Bichos Brasileiros).
Fonte: Editora Globo
?
? importante n?o se esquecer de fazer a ?conta??o da hist?ria?, de uma maneira din?mica, proporcionando aos alunos a intera??o com a mesma.
3. Assim, ao final da hist?ria pe?a para que cada aluno desenhe um dos animais que vive na ?gua que ele conhece. O desenho poder? ser realizado em uma folha sulfite ou no pr?prio caderno de sala.
?
4. Apresente aos alunos o filme:
Filme: Procurando Nemo
Dire??o: Andrew Stanton e Lee Unkrich
Ano: 2003
Dura??o: 100 minutos aproximadamente.
G?nero: Desenho Animado
Classifica??o: Livre
Fonte: Pixar Filmes
5.Ap?s assistirem o filme, discuta com os alunos quais animais encontrados na trama. Assim, leve desenhos de v?rias personagens e cenas do filme, para que os alunos possam colorir utilizando-se de diferentes materiais como: guache; cola colorida; glitter; lantejoulas; tecidos; hidrocor; etc. Ao final, monte um painel ou os coloque em um ?varal?, de modo a enfeitar toda a sala.
?
Atividade 2: A polui??o das ?guas e o Petr?leo.
?
1. Em uma roda de leitura, com a ajuda de fantoches, conte a seguinte hist?ria ?s crian?as: BRANCO, Samuel Murgel. A Iara e a Polui??o das ?guas. Editora: Moderna, 2004.
Fonte: Editora Moderna
2. Ap?s a leitura do livro, em uma roda de conversa, estimule a reflex?o dos alunos sobre os preju?zos da polui??o das ?guas para os animais marinhos, desta forma, fa?a o seguinte questionamento:
- O que acontece com os animais aqu?ticos quando as ?guas s?o polu?das?
Pe?a, ent?o, para as crian?as desenharem um mar todo polu?do e o que acontece com os animais que ali vivem. O desenho pode ser feito em uma folha sulfite ou no pr?prio caderno de sala.
?
3. A partir dessa primeira apresenta??o sobre a polui??o, ? importante introduzir os preju?zos causados pelo derramamento de petr?leo. Para isso, inicie explicando ?s crian?as o que ? o Petr?leo, sua utilidade e como o encontramos. Desta forma, pode ser feita uma dinamiza??o por meio do aux?lio de um flanel?grafo, do livro:
BRAIDO, Eunice. O Petr?leo. Editora: FDT, 1997 (Cole??o: De onde vem).
Fonte: Editora FTD
Al?m de contar a hist?ria, pode-se utilizar a seguinte anima??o, para melhor ilustrar o conte?do: http://www.youtube.com/watch?v=R64UL9HZI04&feature=related
?
4. A seguir, em uma roda de conversa, questione:
- O que ? Petr?leo?
- De onde ele vem?
- Como ? produzido?
- Para que serve?
Procure sistematizar essas informa??es, construindo um texto coletivo que destaque a produ??o, caracter?sticas e import?ncia do petr?leo.
?
5. Assim, a partir da compreens?o sobre o que ? petr?leo, questione ?s crian?as sobre o que aconteceria se o petr?leo vazasse nas ?guas. Para isso, pode-se inventar uma hist?ria: diga ?s crian?as para imaginarem que o local onde o Nemo vive com seus amigos, sofreu um grave acidente, houve o derramamento de petr?leo. E questione:
- O que aconteceu com Nemo e seus amigos?
- Como ficou o local em que eles vivem?
- Ser? que isso prejudicou a vida deles?
Pe?a para que cada crian?a fa?a um desenho ilustrando o que ocorreu com Nemo e seus amigos, ap?s o vazamento de petr?leo no local em que vivem.
?
Atividade 3: Os preju?zos causados pelo derramamento de Petr?leo
1. A partir dessa introdu??o e levantamento inicial das crian?as sobre suas hip?teses em rela??o ao derramamento de petr?leo, neste momento, promova uma discuss?o sobre os preju?zos que esse pode causar para o meio ambiente, principalmente para os animais aqu?ticos. Com isso, em uma roda de conversa, pe?a para que cada aluno exponha seu desenho sobre ?o que ocorreu com Nemo e seus amigos, ap?s o derramamento de petr?leo no local em que vivem?, e expliquem suas ideias em rela??o a isso. Registre as hip?teses das crian?as em um cartaz.
?
2. Para melhor compreens?o do que foi discutido pelos alunos, realize o seguinte experimento:
Objetivo: Compreender os preju?zos do petr?leo aos animais aqu?ticos;
Materiais necess?rios:
- Bacia de Pl?stico;
- Uma jarra com ?gua;
- ?leo queimado;
- Penas avulsas.
Procedimentos:
Coloque a ?gua na bacia at? a metade, em seguida acrescente meio copo de ?leo, coloque algumas penas e observe.
Para visualizar esse experimento acesse o seguinte recurso:
?
?
?
?
?
3. Ap?s a realiza??o desse experimento, fa?a uma nova roda de conversa e questione:
- O que aconteceu com as penas?
- Por que elas ficaram grudadas?
- O que acontecer? se esse ?leo entrar em contato com os peixes?
- Como eles ficar?o?
Com isso, apresente ?s crian?as imagens de animais ap?s o derramamento de petr?leo em seu habitat.
?
4. Em seguida, junto com os alunos construa uma hist?ria coletiva, destacando os preju?zos do derramamento de petr?leo aos animais, a partir da qual dever? ser realizada uma encena??o para toda a escola.
?
* Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados nos livros:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.html
Nome | Tipo |
---|---|
?gua na natureza - atividade 4: Quais os preju?zos causados pelo derramamento de petr?leo no mar? | Experimento pr?tico |
a) Livros de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites de experimentos para Educa??o Infantil
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: Os alunos dever?o montar duas maquetes, coletivamente, demonstrando como ? a vida dos animais aqu?ticos em ?guas limpas e como ficou ap?s o derramamento de petr?leo, destacando os preju?zos para sua vida. Para isso, conte com a utiliza??o de diversos materiais, como: isopor; v?rias figuras; palitos de madeira; argila; guache; giz de cera; pap?is coloridos; placas de EVA; massa de modelar; gravetos; folhas; etc.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.