SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
|
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva
SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce; D?bora Alfaro S. M. Silva
| Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
|---|---|---|
| Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
| Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
| Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Compreender a necessidade de preservar o meio ambiente;
Perceber os efeitos da polui??o por res?duos pl?sticos ao meio ambiente;
Identificar a import?ncia da reciclagem e do cuidado com o lixo;
Vivenciar a experi?ncia de reutiliza??o de objetos pl?sticos.
N?o h? necessidade de se trabalhar com outros conhecimentos previamente
Atividade 1: Conhecendo os objetos pl?sticos.
1. Para introduzir a tem?tica da aula, leve diferentes objetos de res?duos pl?sticos, como: garrafas pet; diferentes embalagens; sacolas; canecas; brinquedos; escovas de dente; presilhas de cabelo; potes; baldes etc. Coloque todos esses objetos dentro de um saco e, com a sala disposta em c?rculo, passe o saco para que cada crian?a manuseie os objetos que nele se encontram.
?
2. Ap?s esse primeiro contato, questione as crian?as sobre:
- Do que s?o feitos esses objetos?
- Voc?s j? ouviram falar em pl?stico?
- O que ? isso?
- De onde vem o pl?stico?
?
3. Divida a sala em grupo de 3 a 4 alunos, e pe?a para que cada um ilustre suas hip?teses sobre a origem do pl?stico.
?
4. Com o levantamento das hip?teses dos alunos, apresente a eles o v?deo: ?De onde vem o pl?stico??
?
?
?
?
5. A partir deste v?deo, fa?a a retomada com os alunos sobre os principais conceitos apresentados, destacando: a origem do pl?stico; os materiais que podem ser feitos a partir dele; seu tempo de decomposi??o. Assim, com essas informa??es construa um livro coletivo sobre o pl?stico, apresentando em cada p?gina deste um conceito diferente: origem; produtos; decomposi??o; reciclagem. Ap?s a escrita da hist?ria, o livro poder? ser montado da seguinte maneira:
- Divida 3 cartolinas ao meio e coloque uma folha sobre a outra, de tal maneira que fiquem v?rias p?ginas;
- Com um furador, fa?a dois furos ao meio dessas p?ginas;
- Ap?s furar, passe uma fita entre os furos dando um la?o. Pronto! Seu livro est? pronto! Agora ? s? escrever a hist?ria de modo, que os alunos possam ilustra-la.
- Para a ilustra??o, pode-se dividir a sala em grupos de 5 alunos, e pedir para que cada um fa?a a ilustra??o de uma das p?ginas do livro.
?
Atividade 2: Os res?duos Pl?sticos e a Polui??o
1. Ap?s essa primeira sistematiza??o feita sobre a origem do pl?stico e suas utilidades, em uma roda de conversa, questione os alunos sobre:
- Quais os preju?zos que o pl?stico, quando jogado no meio ambiente, pode causar?
?
2. Fa?a um cartaz coletivo, podendo utilizar-se de papel craft, em que as crian?as ilustrem os perigos de se jogar res?duos pl?sticos no meio ambiente. Essa atividade pode ser feita com o aux?lio de diversos materiais, como: guache, l?pis de cor; hidrocor; giz de cera; cola colorida; EVA; etc.
?
3. Ap?s essa sistematiza??o, realize o seguinte experimento:
Objetivo: Compreender os preju?zos dos res?duos pl?sticos ao ambiente, especialmente aos animais;
Material necess?rio:
- Um pacote com uma grande quantidade de el?sticos.
Procedimentos:
- Disponha os alunos em roda, e entregue um el?stico a cada um;
- Depois, em um aluno por vez, prenda o el?stico no dedo mindinho de uma das m?os, passe a outra ponta pelas costas da m?o e prenda-a no polegar.
- Agora, desafie cada aluno a tirar o el?stico dessa m?o, sem a ajuda de ningu?m e nem da outra m?o.
Para visualizar esse experimento, acesse:
?
?
?
?
4. Assim, questione os alunos:
- Conseguiram tirar?
- Quanto tempo voc?s levaram para tirar?
- Foi f?cil?
- Como voc?s se sentiram?
- Como voc?s acham que os animais que ficam presos aos res?duos pl?sticos se sentem?
Para ilustrar a discuss?o, apresente aos alunos o seguinte filme:
?
Filme: Happy Feet: O pinguim
Dire??o: George Miller e Warren Coleman.
Ano: 2006
Dura??o: 108 minutos aproximadamente.
G?nero: Desenho Animado
Classifica??o: Livre
Fonte: http://wwws.br.warnerbros.com/happyfeet/
?
5. Ap?s assistirem o filme, em uma nova roda de conversa, fa?a os seguintes questionamentos:
- O que aconteceu com o Pinguim quando a argola entrou em seu pesco?o?
- Ele conseguiu tirar?
- Teve dificuldades?
- O que podemos fazer para evitar que o pl?stico prejudique o meio ambiente, principalmente os animais?
Registre as hip?teses das crian?as em um cartaz.
?
Atividade 3: Reutilizando o Pl?stico ? Constru??o de um brinquedo
1. Inicie, ent?o, essa terceira atividade com a leitura do livro: BRAIDO, Eunice. Reciclagem do Pl?stico. Editora: FTD, 1999.
Fonte: Editora FTD
2. Ao final da leitura, relembre com os alunos os conceitos que foram trabalhados at? o momento: de onde vem o pl?stico; os diferentes materiais que podemos fabricar com ele; seu tempo de decomposi??o; os preju?zos que pode causar ao meio ambiente; os perigos aos animais; e a import?ncia de recicla-lo.
?
3. No in?cio da semana em que ser? trabalhada essa aula sobre o pl?stico, comece a pedir para que as crian?as tragam diferentes objetos pl?sticos que n?o utilizam mais em suas casas, como: Garrafas pet e diversas embalagens; e as guarde.
?
4. Para a visualiza??o do processo de reciclagem do pl?stico, apresente ?s crian?as o v?deo: Cem anos de pl?stico
?
?
?
5. Em seguida, distribua diferentes embalagens descart?veis pl?sticas aos alunos, e de diversos materiais, como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; fitas adesivas; fitas de tecido; tinta acr?lica; tinta a ?leo; etc. Proponha, ent?o, aos alunos que construam diferentes objetos, brinquedos, jogos com os materiais dispon?veis.
?
* Para maiores informa??es sobre a constru??o de brinquedos, consulte:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23176
http://www.colegioequipe.g12.br/arqs/download/4116.pdf
?
** Para enriquecimento do conte?do, o professor poder? apresentar alguns v?deos, como:
Epis?dios: O Planeta Pipsqueak.
a) Pipsqueak recicla
b) Pipsqueak e as coisas velhas
c) Pipsqueak organiza uma festa ecol?gica
d) Pipsqueak diminui a produ??o de res?duos
e) Pipsqueak e os brinquedos
f) Pipsqueak e a auto-sustenta??o
g) Pipsqueak viaja para o futuro
?
*Maiores informa??es sobre esta anima??o, bem como a lista de todos os seus epis?dios, poder?o ser encontrados no site: http://www.synapsedigital.com.br/conteudo/pipsqueakplaneta/index.html
?
?
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
| Nome | Tipo |
|---|---|
| Cem anos de pl?stico | V?deo |
| De onde vem o pl?stico? | V?deo |
| Quais os perigos do pl?stico? | Experimento pr?tico |
a) Livros sobre Reciclagem:
- Mini Larousse: Reciclagem.Naiara Raggiotti. Larousse J?nior.
- Lixo, De onde vem? Para Onde Vai?Francisco Luiz Rodrigues e Vilma Maria Cavinatto. Ed. Moderna
- O saci e a reciclagem do lixo. Samuel Murgel Branco, editora Moderna.
- Cuidando do seu planeta: Eca! O lixo.N?ria e Empar Jim?nez e Rosa M. Curto. Editora Ciranda Cultural.
- Reciclar! Papel.Veronica Bonar. Editora Scipione.
- Divertindo-se com arte reciclada!Ciranda Cultural.
- Manual de Reciclagem: Coisas Simples que Voc? Pode Fazer.Javnarama. Editora Jos? Olympio.
- Lixo, Reciclagem e Sua Hist?ria. Sidney Grippi. Editora: Interci?ncia.
- Reciclagem - Cole??o Trabalhos Manuais em 5 Passos.Anna Llim?s. Editora: Ciranda Cultural.
?
b) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
c) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, organize com os alunos uma oficina sobre a ?Reciclagem do Pl?stico?. Para isso, os alunos se dividir?o em grupos de 4 a 5 integrantes, em que cada um fique respons?vel por uma tarefa. Utilize o livro fabricado na atividade 1, para que os alunos expliquem a origem do pl?stico; exponha o cartaz sobre a polui??o que o pl?stico pode causar ao meio ambiente, confeccionado na atividade 2, para que as crian?as destaquem os danos do pl?stico se descartado de maneira errada; pe?a para que um grupo fique respons?vel em fazer com os demais alunos da escola, o experimento da atividade 2; e por fim, um grupo que demonstre as diferentes formas de reutiliza??o do pl?stico, apresentando os brinquedos, jogos e objetos que a turma fabricou na atividade 3, podendo, at? mesmo, ser disponibilizado algum material, para que os demais colegas da escola possam fabricar seus objetos.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.