Nelson V. F. Faria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Geografia | Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o |
Ensino M?dio | Geografia | Quest?es ambientais, sociais e econ?micas |
Dever? ser retomado o conceito de sustentabilidade. O professor dever? trabalhar com os alunos o conceito de agricultura org?nica. Os alunos dever?o ao final do trabalho proposto, conhecer formas similares de agricultuta alternativa; relacionar a agricultura org?nica ? sustentabilidade ambiental e social. O professor dever? destacar os produtos que v?em sendo produzidos atrav?s da agricultura org?ncia - exemplificar com produ??o local, quando for poss?vel. Os alunos dever?o realizar um trabalho que relacione a produ??o e o consumo de produtos org?nicos com os benef?cios gerados para o ambiente e para a sa?de humana
Aula 1
1o passo
O professor dever? iniciar a aula questionando os alunos sobre o significado de desenvolvimento sustent?vel. ? importante a troca de ideias entre os alunos e com o professor.
Em seguida, o docente deve mostrar aos alunos o esquema a seguir. O objetivo ? lev?-los a compreender que o desenvolvimento sustent?vel ? algo bastante amplo e que, portanto, re?ne muitos aspectos.
Dica: Pode ser pedido ao professor de matem?tica que retome, anteriormente, as No??es de conjunto e Diagrama de Venn, utilizando o pr?prio esquema apresentado a seguir, al?m de outros exemplos de interse??o de conjuntos.
?
Fonte: http://a21armamar.wordpress.com/participacao/
?
Com base no esquema acima apresentado, os alunos podem construir sua pr?pria defini??o de Sustentabilidade. Oriente-os para que interrelacionem as tr?s esferas - Sociedade, Ambiente, Economia.
?
2o passo:
Para enriquecer e desdobrar o assunto poder? ser feita a leitura do seguinte fragmento junto com os alunos:
?
O que ? Agricultura Org?nica
Os produtos org?nicos s?o cultivados sem o uso de agrot?xicos, adubos qu?micos e outras subst?ncias t?xicas e sint?ticas. A ideia ? evitar a contamina??o dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo s?o produtos mais saud?veis, nutritivos e com mais qualidade de produ??o, o que garante a sa?de de sua fam?lia e a do Planeta.
A agricultura org?nica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biol?gicas do solo. Esta ? a raz?o pela qual o agricultor org?nico n?o cultiva produtos transg?nicos, pois ele n?o quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.
Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, p?es, caf?, latic?nios, sucos e outros produtos "in natura" e processados _ s? podem ser considerados org?nicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio org?nico, respeitando todas as regras do setor.
O com?rcio de produtos org?nicos no Brasil, bem como no mundo, depende da rela??o de confian?a entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exce??o ? obrigatoriedade de certifica??o dos produtos org?nicos para agricultura familiar que hoje pode vender os org?nicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, por?m, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organiza??o de Controle Social - OCS.
Dispon?vel em: http://www.prefiraorganicos.com.br (Acesso em 16/10/2010)
?
3o passo
O professor deve pedir aos alunos que em duplas, ou em grupos maiores (de acordo com a turma), anotem no caderno algumas reflex?es sobre o tema, a partir das seguintes quest?es:
?
Aula 2
1o passo
O professor dever? ir com os alunos a sala de inform?tica e organizar os alunos nos mesmos grupos da aula anterior. Com o objetivo de retomar e ampliar os conte?dos e conhecimentos adquiridos anteriormente, o docente pode sugerir alguns sites de pesquisa para o assunto:
http://www.prefiraorganicos.com.br/
http://www.planetaorganico.com.br/site/
?
Os alunos devem ficar livres para realizar a pesquisa, tamb?m, em outros sites relacionados ao tema, seguindo as orienta??es abaixo:
O trabalho de investiga??o realizado na internet pode ser terminado em casa e entregue em nome do grupo, ao final da terceira aula.
?
Aula 3
Atividade de campo ? visitando uma propriedade produtora de org?nico
1o passo
Sugere-se num terceiro momento dedicado ao assunto, que o professor promova uma visita a uma propriedade presente no munic?pio, ou pr?xima a ele, que tenha uma produ??o org?nica e o interesse de divulgar o trabalho. Normalmente, os funcion?rios da propriedade podem dar explica??es pr?ticas de como funciona o manejo do plantio.
2o passo
Os alunos com os conhecimentos pr?vios poder?o:
enriquecer suas experi?ncias sobre o tema;
aperfei?oar o texto constru?do para o trabalho escrito;
aprofundar seus conhecimentos sobre a agricultura org?nica como uma alternativa vi?vel de sustentabilidade.
Recursos
- Imagem;
- Fragmentos de textos apresentados;
- Internet.
?
Refer?ncia bibliogr?fica
ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecol?gica: preserva??o do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petr?polis: Vozes, 2001.
?
Sites
http://a21armamar.wordpress.com/participacao/
http://www.prefiraorganicos.com.br/
http://www.planetaorganico.com.br/site/
http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/fundamentos.htm
http://www.sebrae.com.br/uf/espirito-santo/areas-de-atuacao/agro/agricultura-organica
http://www.abio.org.br/esclarecer.php
?
Ao final da primeira aula: os alunos dever?o ser avaliados pela sua participa??o e comprometimento com as discuss?es e atividades propostas.
Ao final da segunda aula: a avalia??o dever? ser feita a partir da organiza??o, participa??o e comprometimento com a pesquisa.
Ao final da terceira aula: os alunos ser?o avaliados pela participa??o qualificada na visita ? fazenda ou propriedade rural escolhida, como o respeito ao modo de vida e ao ambiente rural. Al?m disso, pela efetiva contribui??o do trabalho de campo ? pesquisa que ser? entregue.