Portal do Professor

Início do Conteúdo

Agricultura org?nica: uma alternativa vi?vel de sustentabilidade

Autor e Co-autor(es)

Ros?ngela Nasser Ganimi imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Geografia Espa?os agr?rios, globaliza??o e moderniza??o
Ensino M?dio Geografia Quest?es ambientais, sociais e econ?micas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Dever? ser retomado o conceito de sustentabilidade. O professor dever? trabalhar com os alunos o conceito de agricultura org?nica. Os alunos dever?o ao final do trabalho proposto, conhecer formas similares de agricultuta alternativa; relacionar a agricultura org?nica ? sustentabilidade ambiental e social. O professor dever? destacar os produtos que v?em sendo produzidos atrav?s da agricultura org?ncia - exemplificar com produ??o local, quando for poss?vel. Os alunos dever?o realizar um trabalho que relacione a produ??o e o consumo de produtos org?nicos com os benef?cios gerados para o ambiente e para a sa?de humana

Duração das atividades

Tr?s aulas de cinquenta minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Sistemas de produ??o agr?cola.
  • As rela??es de trabalho e de produ??o no campo.
  • O conhecimento de desenvolvimento sustent?vel.
  • No??es de conjunto e Diagrama de Venn.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

1o passo

O professor dever? iniciar a aula questionando os alunos sobre o significado de desenvolvimento sustent?vel. ? importante a troca de ideias entre os alunos e com o professor.

Em seguida, o docente deve mostrar aos alunos o esquema a seguir. O objetivo ? lev?-los a compreender que o desenvolvimento sustent?vel ? algo bastante amplo e que, portanto, re?ne muitos aspectos.

Dica: Pode ser pedido ao professor de matem?tica que retome, anteriormente, as No??es de conjunto e Diagrama de Venn, utilizando o pr?prio esquema apresentado a seguir, al?m de outros exemplos de interse??o de conjuntos.

?

 Fonte: http://a21armamar.wordpress.com/participacao/

?

Com base no esquema acima apresentado, os alunos podem construir sua pr?pria defini??o de Sustentabilidade. Oriente-os para que interrelacionem as tr?s esferas - Sociedade, Ambiente, Economia.

?

2o passo:

Para enriquecer e desdobrar o assunto poder? ser feita a leitura do seguinte fragmento junto com os alunos:   

?

O que ? Agricultura Org?nica   

Os produtos org?nicos s?o cultivados sem o uso de agrot?xicos, adubos qu?micos e outras subst?ncias t?xicas e sint?ticas. A ideia ? evitar a contamina??o dos alimentos ou do meio ambiente. O resultado desse processo s?o produtos mais saud?veis, nutritivos e com mais qualidade de produ??o, o que garante a sa?de de sua fam?lia e a do Planeta.

A agricultura org?nica busca criar ecossistemas mais equilibrados, preservar a biodiversidade, os ciclos e as atividades biol?gicas do solo. Esta ? a raz?o pela qual o agricultor org?nico n?o cultiva produtos transg?nicos, pois ele n?o quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.

Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, p?es, caf?, latic?nios, sucos e outros produtos "in natura" e processados _ s? podem ser considerados  org?nicos se forem cultivados dentro de ambiente de plantio org?nico, respeitando todas as regras do setor.   

O com?rcio de produtos org?nicos no Brasil, bem como no mundo, depende da rela??o de confian?a entre produtores e consumidores e dos sistemas de controle de qualidade. As leis brasileiras abriram uma exce??o ? obrigatoriedade de certifica??o dos produtos org?nicos para agricultura familiar que hoje pode vender os org?nicos diretamente aos consumidores finais. Para isso, por?m, os agricultores precisam estar vinculados a uma Organiza??o de Controle Social - OCS.

Dispon?vel em: http://www.prefiraorganicos.com.br (Acesso em 16/10/2010) 

?

3o passo

O professor deve pedir aos alunos que em duplas, ou em grupos maiores (de acordo com a turma), anotem no caderno algumas reflex?es sobre o tema, a partir das seguintes quest?es:

  1. O que pode ser entendido como desenvolvimento sustent?vel?
  2. Como essa forma de desenvolvimento pode se relacionar com a agricultura?
  3. Como podem ser avaliados os resultados da agricultura org?nica?

?

Aula 2

1o passo

O professor dever? ir com os alunos a sala de inform?tica e organizar os alunos nos mesmos grupos da aula anterior. Com o objetivo de retomar e ampliar os conte?dos e conhecimentos adquiridos anteriormente, o docente pode sugerir alguns sites de pesquisa para o assunto:

http://www.prefiraorganicos.com.br/

http://www.planetaorganico.com.br/site/

http://www.aao.org.br/

?

Os alunos devem ficar livres para realizar a pesquisa, tamb?m, em outros sites relacionados ao tema, seguindo as orienta??es abaixo:

  1. De modo geral, como pode ser entendido o sistema de plantio org?nico?
  2. Qual ou quais s?o as mais evidentes altera??es desse sistema para um outro sistema tradicional de plantio?
  3. Existem outras formas de agricultura alternativa, que busque a sustentabilidade? Em caso positivo, quais s?o as mais conhecidas e o que as diferencia da org?nica?
  4. Construa um texto que explicite a opini?o da dupla ou do grupo sobre a agricultura org?nica como uma alternativa vi?vel de sustentabilidade.

O trabalho de investiga??o realizado na internet pode ser terminado em casa e entregue em nome do grupo, ao final da terceira aula.

?

Aula 3

Atividade de campo ? visitando uma propriedade produtora de org?nico   

1o passo

Sugere-se num terceiro momento dedicado ao assunto, que o professor promova uma visita a uma propriedade presente no munic?pio, ou pr?xima a ele, que tenha uma produ??o org?nica e o interesse de divulgar o trabalho. Normalmente, os funcion?rios da propriedade podem dar explica??es pr?ticas de como funciona o manejo do plantio.

2o passo

Os alunos com os conhecimentos pr?vios poder?o:

enriquecer suas experi?ncias sobre o tema;

aperfei?oar o texto constru?do para o trabalho escrito;

aprofundar seus conhecimentos sobre a agricultura org?nica como uma alternativa vi?vel de sustentabilidade.

Recursos Complementares

Recursos

- Imagem;

- Fragmentos de textos apresentados;

- Internet.   

?

Refer?ncia bibliogr?fica  

ZAMBERLAM, Jurandir e FRONCHETI, Alceu. Agricultura ecol?gica: preserva??o do pequeno agricultor e o meio ambiente. Petr?polis: Vozes, 2001.   

?

Sites

http://a21armamar.wordpress.com/participacao/

http://www.prefiraorganicos.com.br/

http://www.planetaorganico.com.br/site/ 

http://www.aao.org.br/

http://sistemasdeproducao.cnptia.embrapa.br/FontesHTML/Cafe/CafeOrganico_2ed/fundamentos.htm

http://www.sebrae.com.br/uf/espirito-santo/areas-de-atuacao/agro/agricultura-organica

http://www.abio.org.br/esclarecer.php

?

Avaliação

Ao final da primeira aula: os alunos dever?o ser avaliados pela sua participa??o e comprometimento com as discuss?es e atividades propostas.

Ao final da segunda aula: a avalia??o dever? ser feita a partir da organiza??o, participa??o e comprometimento com a pesquisa.

Ao final da terceira aula: os alunos ser?o avaliados pela participa??o qualificada na visita ? fazenda ou propriedade rural escolhida, como o respeito ao modo de vida e ao ambiente rural. Al?m disso, pela efetiva contribui??o do trabalho de campo ? pesquisa que ser? entregue.