Portal do Professor

Início do Conteúdo

Os 5 Sentidos

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce; D?bora Alfaro S.M. Silva

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Arte Visual O fazer art?stico
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os cinco sentidos;

Estimular as sensa??es;

Desenvolver o autoconhecimento;

Reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens;

Compreender as sensa??es que nos s?o despertadas;

Reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter.

Agu?ar os sentidos e express?es.

Duração das atividades

Aproximadamente 05 dias, com 30 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1:  "Coisas" que a gente sente: Sensa??es!

1.Para introduzir a tem?tica sobre as sensa??es ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula com a m?sica e o seguinte clipe, o qual encontra-se no:

DVD Cocoric? - 22 Clipes Musicais

Ano de produ??o: 2011

Pa?s de Produ??o: Brasil

G?nero: INFANTO-JUVENIS-ANIMA?AO/DESENHO

Dura??o: 59 minutos

cocorico

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

EMO??ES

                       COCORIC?

Quente, frio, claro, escuro,
Duro, mole, doce e azedo...
Coisas que a gente sente
Sensa??es, sensa??es

Medo, raiva, solid?o
Amor, alegria, adora??o...
S?o coisas que a gente sente
Emo??es, emo??es

O cora??o da gente
Bate mais depressa
Quando a gente toma um susto
Quando o nosso time avan?a
E marca um gol

?s vezes tudo p?ra...
A gente tamb?m p?ra...

Bate aquele t?dio...
Nada na tv...
Nada pra fazer...
Eu vou l? pra janela
E fico olhando o p?r do sol acontecer...

? ? ?, emo??es...

Moram dentro da gente
Fazem parte da gente
Como a nossa voz
E as nossas can??es

V?m e v?o
Como o ar
Que entra no pulm?o (3x)

A... ten... ??o...

1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10...

Pufffff...

Fonte: http://www.letras.terra.br

?

2. Em uma roda de conversa, apresente ?s crian?as diversos materiais com o intuito de explorar seus sentidos e percep??es. Sugerem-se as seguintes atividades:

2.1 ? Experimento 1: Caixa das Sensa??es

 Objetivo: Agu?ar a sensibilidade do tato

Materiais:

- 1 Caixa de papel?o (pode ser de sapato ou maior dependendo da quantidade de alunos)

- Cartolina ou papel color set branco;

- Papel color set de cores variadas;

- Cola Branca;

- Tesoura;

- Figuras (que podem ser tanto de EVA quanto de papel);

- Lixa;

- papel amassado;

- pl?stico;

- algod?o;

- tecido (diferentes tipos cortados em retalhos);

- esponja;

- EVA;

- Papel?o;

- Bola de gude;

- Escova (de dentes ou cabelo);

- Borracha;

- E o que mais achar necess?rio.

Procedimentos:

- Forre a caixa com papel branco;

- Corte um c?rculo de 8 cm de di?metro no centro da caixa (mais ou menos no tamanho que d? para passar uma m?o);

- Dentro da caixa coloque os materiais de diversas texturas, como: lixa, tecido, algod?o, pedra, isopor, escova, borracha, etc.

- Decore ? vontade.

- Ap?s cumprir essas etapas, com as crian?as dispostas em roda, passe a caixa e pe?a que uma por vez coloque a m?o e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este ?.

Resultados:

- As crian?as ir?o sentir o objeto e sem v?-lo ter?o que imaginar e identificar, apenas pelas sensa??es, o que ?.

?

2.1.1   Assim, depois de todas as crian?as terem participado da atividade, em uma roda de conversa questione:

- O que voc?s sentiram?

- Como era o que voc?s tocaram?

- Qual era o tamanho? Grande ou pequeno?

- Ela lisinho ou enrugado?

- O que ser? que ele pode ser?

?

2.1.2        A partir da conversa com as crian?as, com o aux?lio de diversos materiais, como: folha A4, hidrocor, l?pis de cor, giz de cera, tinha guache, etc. Pe?a para que cada crian?a reproduza, apenas pela sensa??o que teve, o objeto que ela sentiu.

?

2.1.3        Exponha os trabalhos das crian?as em um pequeno varal na sala de aula ou pela escola.

?

* Pode-se tamb?m utilizar o seguinte recurso educacional:

?

?

?

?

2.2 Experimento 2: Que som ? esse?

Objetivos: Agu?ar a audi??o das crian?as;

Identificar apenas pelo som o objeto ou fen?meno apresentado;

Materiais:

- Em um ou mais CD?s grave diversos sons, como:

Chuva;

- Ventania;

- ?gua;

- Batida de madeira;

- Buzina;

- Bateria;

- Guitarra;

- Trem;

- Carro;

- Moto;

- Avi?o;

- Miado;

- Latido;

- Rel?gio;

- Choro;

- Riso;

Procedimentos:

- Com as crian?as dispostas em roda, crie um ambiente confort?vel e agrad?vel, para isso sugere-se colocar um tapete na sala com algumas almofadas para que as crian?as sentem.

- Oriente-as a ficarem de olhos fechados e em sil?ncio para ouvirem os diferentes sons;

- Com os sons de objetos e fen?menos v? questionando as crian?as sobre o que tem esse som;

- Pode-se levar diversas figuras que representem os mesmos e pedir para que as crian?as identifiquem estes.

Resultados:

- Apenas pelo som dos objetos e fen?menos as crian?as reconhecer?o estes, de modo a perceber a sonoridade e agu?ar ainda mais este sentido.

?

2.3 ? Experimento 3: Cheiro de qu??

Objetivos: Agu?ar o sentido do olfato;

Identificar os diferentes ?cheiros?

Materiais:

Utilize diferentes materiais com cheiros diversos como:

- Bolo;

- Torta;

- Frutas variadas;

- Perfume doce;

- Perfume fraco;

- P?o;

- Sabonete;

- Shampoo;

- Livro;

- Flor;

- Madeira;

- Produtos de limpeza (verificar a quest?o t?xica do produto, para n?o causar nenhum mal-estar nas crian?as);

- Roupa limpinha; etc.

- Figuras que representem os materiais utilizados;

* Atente-se apenas para o tipo de material utilizado e cuidado para n?o agu?ar algum tipo de alergia que alguma crian?a possua.

Procedimentos:

- Com as crian?as dispostas em c?rculo e com os olhos vendados, v? passando os diferentes materiais para que elas sintam o ?cheiro?. Cuidado para que elas n?o utilizem nenhum outro sentido para descobrir esse material.

- Ap?s passar todos, esconda-os, de modo que as crian?as n?o os encontrem;

- Espalhar as diversas figuras dos materiais utilizados e pedir para que as crian?as ordenem de acordo com os cheiros que foram sentindo.

Resultados:

Apenas utilizando o sentido do olfato, as crian?as ir?o identificando, alguns com mais outros com menos facilidade, os objetos que apresentam determinado odor.

?

2.4- Experimento 4: O que eu vejo?

Objetivos: Agu?ar o sentido da vis?o;

Identificar as diferentes imagens.

Materiais:

- Uma lanterna;

- Diferentes figuras, das quais podem ser utilizadas obras de artes de

* C?ndido Portinari:

Dispon?veis em: http://www.portinari.org.br/

*Tarsila do Amaral:

Dispon?veis em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/

*Romero Britto:

Dispon?veis em: http://www.britto.com/

Procedimentos:

- Ap?s selecionar diferentes imagens desses artistas ou de outros que ache interessante, selecione algumas obras e espalhe-as, pendurando-as ao redor de uma sala de aula.

- Feche todas as janelas desta sala, e cuide para que fique bem escura;

- Entre com as crian?as, de modo a estimula-las e descobrir qual ? o tesouro que ver?o nesta sala.

- Com as crian?as dispostas de c?rculo, de prefer?ncia sentadas no ch?o sobre almofadas, pegue a lanterna e v? iluminando um quadro por vez.

- Ao final, ascenda todas as luzes da sala, e deixe que as crian?as revejam, observem cada obra.

- Fa?a uma breve explica??o de cada um dos artistas que compuseram as obras.

- Ainda no c?rculo fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a despertar ainda mais suas curiosidades:

* Quando n?s entramos conseguimos ver algum desses quadros? Por que?

* O que foi preciso para que enxerg?ssemos?

*Qual quadro voc?s mais gostaram? Por que?

* O que voc?s sentem quando olham para eles?

* A partir da discuss?o com as crian?as pe?a para que elas escolham uma das obras e as reproduzam, o que pode ser feito com o aux?lio de cartolinas e tinta guache.

Resultados:

As crian?as al?m de notarem a import?ncia da vis?o, ir?o entrar em contato com obras importantes da cultura brasileira, de modo a externalizarem suas observa??es a respeito destas.

?

2.5 - Experimento 5: Hum que gostinho ? esse?

Objetivos: Agu?a o sentido do paladar;

Distinguir os diversos sabores.

Materiais:

- Lim?o;

- Doce (de sua prefer?ncia, sugere-se gelatina);

- Leite;

- Sal;

- A??car;

- Fruta de sua prefer?ncia;

- Legumes diversos;

- Verduras;

- Outro alimento que ache interessante.

Procedimentos:

- ? interessante que haja um alimento diferente para cada crian?a, por isso o trabalho com diferentes tipos de frutas ? sugerido;

- Com as crian?as dispostas em c?rculo, vende-as uma por vez e escolha um alimentos para que esta prove, apenas uma pequena quantidade e diga para esta dizer o que ?, descreve-lo;

- Ap?s fazer isto com toda turma, apresente os alimentos para as crian?as para que elas vejam se acertaram ou n?o o que era. (Em turmas de idade mais baixa, sugere-se que fa?a esta atividade apenas perguntando se ? docinho ou n?o).

- Em seguida, com as crian?as ainda dispostas em c?rculo questione-as sobre o alimento experimentado:

- ? gostoso?

- Como ele ??

- Doce ou salgado?

- Com isso, entregue para cada crian?a o contorno do alimento que elas experimentaram em uma folha de papel e com o aux?lio de diversos pedacinhos de EVA colorido, pe?a para que as crian?as colem, de modo a formar o alimento.

- Ao final, pode-se fazer uma deliciosa salada de frutas com as crian?as;

Resultados:

Al?m de agu?ar o paladar das crian?as, elas poder?o conhecer novos alimentos e aprender a descreve-los apenas pelo sabor.

?

3. A partir da realiza??o de todos estes experimentos. Em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crian?as sobre cada um dos experimentos realizados e o que sentimos em cada um deles. Sugerem-se, neste momento, as seguintes quest?es:

- O que acabamos de fazer?

- O que sentimos?

- Quais partes de nosso corpo utilizamos?

?

4. A partir das hip?teses das crian?as, registre-as na lousa. Em seguida, apresente m?sicas que trabalhem com a tem?tica dos cinco sentidos, para que as crian?as compreendam o que acabaram de fazer e discutir. Para isto, sugere-se:

?

Palavra Cantada

Fonte: http://www.palavracantada.com.br

?

ECO

PALAVRA CANTADA

Quando eu vejo a mata t?o verdinha
eu me sinto um periquito
Quando tomo um sol por muito tempo
eu me sinto um ovo frito

Quando vejo o mundo
me sinto t?o redondo
Rodo, rodo tanto
que no fim eu fico tonto
Quando eu vejo um doce bem gostoso
eu me sinto um pirulito
Se na minha terra tem palmeiras
eu me sinto um palmito

Quando ent?o escuto
o grito do seu grito
o eco do seu eco fica ainda mais bonito.
E fica assim: oi, oi, oi
tudo bem, tudo bem, tudo bem
oi ec?, oi ec?, oi ec?
hehe, hehe, hehe
Titi, titi, titi
Pan, pan, pan
hehe, hehe, hehe

Quando vejo um c?u desse tamanho
sinto que eu sou o infinito
Quando eu vejo um clone de ovelha
eu me sinto um cabrito

Quando vejo o mundo
me sinto t?o redondo
Rodo, rodo tanto
que no fim eu fico tonto
Quando eu vejo um doce bem gostoso
eu me sinto um pirulito
Se na minha terra tem palmeiras
eu me sinto um palmito

Quando ent?o escuto
o grito do seu grito
o eco do seu eco fica ainda mais bonito.
E fica assim: ieeeeeeee
heheheh
t? ouvindo, t? ouvindo
? o eco, ? o eco
uh, uh, uh, uh
bracatum, bracatum, bracatum...

Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/1357699/

*Sugere-se que as crian?as possam dan?ar esta m?sica, de modo a interagir com a mesma.

?

ATIVIDADE 2: O que ? respons?vel pelo que eu sinto?

1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do registro das hip?teses das crian?as, e da apresenta??o de can??es que trabalhem com a tem?tica dos sentidos, em uma roda de conversa, fa?a novos questionamentos as crian?as para que estas a partir dos experimentos realizados identifiquem os ?rg?os respons?veis por cada sensa??o. Sugerem-se ent?o, as seguintes quest?es:

- Quando pegamos os objetos da caixinha o que utilizamos para isto?

- E quando escutamos os diferentes sons?

- E quando comemos?

- E quando olhamos os diferentes quadros?

- E quando cheiramos os diferentes materiais?

?

2. A partir das hip?teses das crian?as, apresente a elas a seguinte anima??o sobre os sentidos:

Turma da M?nica ? O corpo fala Epis?dio 7

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=blG2tmsqM3w

?

?

3. Ap?s assistirem o v?deo, fa?a uma roda de leitura e apresente uma obra que trabalhe com a tem?tica dos cinco sentidos. Para isto, sugere-se:

CARUSO, Carla. Almanaque dos Sentidos. Editora: Moderna

almanaque dos sentidos

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

Queiros, Bartolomeu Campos de. Os Cinco Sentidos. Global Editora.

os 5 sentidos

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

Larousse Editorial. Mini Larousse dos cinco sentidos. Editora: Escala

mini larousse - sentidos

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

AZEVEDO, Ricardo. O Livro dos Sentidos. Editora: ?tica

sentidos

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

GIRARDET, Sylvie; ROSADO, Puig. A casa dos sentidos. Editora: IBEP Nacional

casa dos sentidos

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

4. A partir do v?deo e das leituras, pe?a para que as crian?as identifiquem esses sentidos, para ajudar e tornar a atividade mais din?mica, pode-se utilizar o seguinte clipe musical:

Hi-5 ? Os sentidos

Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=89JVYD0zT8g&feature=related

hi5

Fonte: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/personagens/hi5-australia/

?

5. Desta forma, construa um bingo com as crian?as, o qual a partir da pergunta sorteada, a crian?a deve identificar o ?rg?o respons?vel em sua cartela.

Desenho do

ouvido

Desenho da

boca

Desenho do

nariz

Desenho das

m?os

Desenho dos

olhos

                    

Sugerem-se as seguintes quest?es para que as crian?as marquem o ?rg?o respons?vel:

- Para sentir o perfume de uma flor eu utilizo meu______________________

- Para ver um lindo quadro do Portinari eu utilizo meus______________________

- Para comer um delicioso bolo de cenoura eu utilizo minha__________________

- Para sentir esse ursinho fofinho eu utilizo minhas__________________________

- Para escutar as m?sicas da Palavra Cantada eu utilizo meus _________________

?

Pode-se tamb?m, entregar a cartela sem desenho e as figuras dos ?rg?os dos sentidos separada, de modo que as crian?as v?o colocando na cartela conforme a ordem das quest?es apresentadas.

?

6. Para finalizar esta atividade, sugere-se que as crian?as recebam uma folha com diversas figuras, dentre elas os ?rg?os dos sentidos, oriente-as as crian?as a colorirem apenas aqueles que s?o os respons?veis pelos nossos sentidos.

?

ATIVIDADE 3: "Coisas" que a gente sente - Emo??es!

1. Para finalizar esta aula, sugere-se o trabalho com as emo??es. Para isto, retome a can??o trabalhada na primeira atividade do Grupo Cocoric? ? Emo??es.

Ap?s as crian?as reverem este clipe musical, em uma roda de leitura apresente uma obra que trabalhe com as diferentes emo??es, para isto sugere-se:

ADRI?O, Renata. Bolha de Emo??o, meia ?gua e sab?o. Editora: Paulinas.

bolha

Fonte: http://www.livrariacultura.com.br

?

*Fa?a a conta??o desta hist?ria utilizando, fantoches, ou de forma interativa, para que as crian?as envolvam-se com a narra??o.

?

2. Ap?s a conta??o desta hist?ria, apresente alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a retomar os conceitos principais:

- O que acontece nesta narra??o?

- O que n?s podemos sentir?

- O que nos deixa feliz?

- O que nos deixa triste?

?

3. Com base nesta primeira apresenta??o, para agu?ar ainda mais as emo??es das crian?as, trabalhe com m?sicas distintas, para isso leve um CD com diferentes tipos musicais:

a. M?sica Cl?ssica:

Sugest?es:

- Os 4 Tecladistas, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TWUlbkHjf3I

- Dan?a das horas, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=csed7hvgCBQ

- Pica Pau e o Barbeiro de Sevilha, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EO1RwwT_KcU

b. M?sicas de ninar:

Sugest?es:

- Carneirinho, Carneir?o; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=H5Uf069xkhg

- Peixinhos do Mar; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sJhpHgcdyeE

-Terezinha de Jesus; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QwMisXps7N0

- Se esta rua fosse minha; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nwkpVTexv48

c. Cantigas de Roda:

-Sugest?es:

- Peixe Vivo; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bOhg42Xy5kQ

- A canoa virou; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bWo3VKBmVYg

- Samba Lel?; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jCrpIJArb1A

- Pai Francisco; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TRJdPTQAOo0

d. Rock

Sugest?o: Rolling Sotnes ? Satisfaction; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=s-RBDZI4o1M

e. Pop

Sugest?o: David Gueta - Titanium; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JRfuAukYTKg

f. Bossa Nova

Sugest?o: Tom Jobim - Garota de Ipanema; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk

?

- A partir destes diferentes tipos musicais, com as crian?as ainda dispostas no tapete com as almofadas coloque para elas ouvirem, de prefer?ncia pe?a para que fiquem com os olhos fechados.

- Ap?s esse primeiro contato, selecione dois tipos, ou quatro, como preferir e crie com as crian?as um quadro. O qual pode ser feito da seguinte maneira:

Materiais:

- Tela pequena (uma para cada crian?a ou por dupla);

- Tinta a ?leo de diferentes cores;

- L?pis ou giz preto;

- Pinc?is de diferentes tamanhos;

- Recipientes com ?gua;

- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;

- Cavaletes (um para cada tela, para apoia-las);

Procedimentos:

- Antes de iniciar o trabalho com a tela, divida a tela da crian?a em duas ou quatro partes, depois coloque a primeira m?sica selecionada, repita ela algumas vezes e pe?a para que a crian?a reproduza em um dos quadrados da tela o que ela imagina ao ouvir aquela m?sica. Fa?a isso com as demais, at? que todos os quadrados estejam completos.

- Para n?o ficar muito longo ou cansativo, esta atividade pode ser dividida por alguns dias, para que as crian?as ou?am e reproduzam com calma seus trabalhos.

- ? importante que um desenho seja feito e colorido por vez ao som da m?sica, para que realmente a crian?a expresse o que o referido som despertou nela.

Resultados:

Ao final exponha os quadros na escola.

?

** Caso n?o seja poss?vel fazer a pintura em tela, pode-se improvisar um quadro com uma folha de papel grande (pode ser sulfite, craft ou uma cartolina), cole um papel?o atr?s do mesmo para dar estabilidade, e na aus?ncia de cavaletes, cole-os com o aux?lio de fita crepe na parede, se poss?vel forre a mesma com jornal. Ao inv?s de tinta a ?leo, tamb?m pode-se utilizar guache.

?

4. Ap?s a confec??o dos quadros, fa?a diferentes m?scaras, cada qual representando um sentimento como: bravo, feliz, triste, gargalhando; chorando; com sono; etc. As m?scaras podem ser feitas em cartolinas e coladas em um palito de sorvete.

- Fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo que elas mostrem a m?scara do que elas sentem em cada momento. Por exemplo:

- Quando eu caio e me machuco eu fico____________

- Quando eu vou passear eu fico______________________

?

5. Para finalizar esta atividade, entregue cinco folhas de papel a cada crian?a e pe?a para que elas desenhem em cada uma o que mais gostam: na 1? de ouvir; na 2? de comer; na 3? de cheirar; na 4? de tocar e na 5? de ver.

?

*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:

ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.

Ensinando ci??ncias na Educa????o Infantil

Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm

Recursos Educacionais

Nome Tipo
?rg?os de sentidos - atividade 5: O que tem atr?s do muro? Experimento pr?tico

Recursos Complementares

a) Sugest?es de livros:

RITER, Caio. A audi??o do le?o. Editora: Edelbra

RITER, Caio. O tato do gato. Editora: Edelbra

RITER, Caio. A vis?o do pav?o. Editora: Edelbra

RITER, Caio. O olfato do rato. Editora: Edelbra

RITER, Caio. O paladar do urso polar. Editora: Edelbra

?

b) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

?

c) Sites de experimentos:

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/recursos.html?busca=ciclo+da+%C3%A1gua&tipoModalidade=nivel&modalidade=87380a95&componente=&tema=&tipoRecurso=578208a6&idioma=15600e5&ordem=0&x=29&y=3&ba=true#resultado

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.

?

Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: construa com as crian?as uma ?casa para os sentidos?. A qual pode ser feita a partir do aux?lio do seguinte livro:

- GIRARDET, Sylvie; ROSADO, Puig. A casa dos sentidos. Editora: IBEP Nacional.

O que pode ser feito com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.

?

*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.