![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce; D?bora Alfaro S.M. Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Identificar os cinco sentidos;
Estimular as sensa??es;
Desenvolver o autoconhecimento;
Reconhecer e identificar os diferentes sons, cheiros, sabores, texturas e imagens;
Compreender as sensa??es que nos s?o despertadas;
Reconhecer os diferentes sentimentos que podemos ter.
Agu?ar os sentidos e express?es.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
ATIVIDADE 1: "Coisas" que a gente sente: Sensa??es!
1.Para introduzir a tem?tica sobre as sensa??es ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto. Desta forma, inicie a aula com a m?sica e o seguinte clipe, o qual encontra-se no:
DVD Cocoric? - 22 Clipes Musicais
Ano de produ??o: 2011
Pa?s de Produ??o: Brasil
G?nero: INFANTO-JUVENIS-ANIMA?AO/DESENHO
Dura??o: 59 minutos
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
EMO??ESCOCORIC? |
Quente, frio, claro, escuro,
Medo, raiva, solid?o
O cora??o da gente
?s vezes tudo p?ra...
Bate aquele t?dio... ? ? ?, emo??es...
Moram dentro da gente
V?m e v?o A... ten... ??o... 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10... Pufffff... |
Fonte: http://www.letras.terra.br
?
2. Em uma roda de conversa, apresente ?s crian?as diversos materiais com o intuito de explorar seus sentidos e percep??es. Sugerem-se as seguintes atividades:
2.1 ? Experimento 1: Caixa das Sensa??es
Objetivo: Agu?ar a sensibilidade do tato
Materiais:
- 1 Caixa de papel?o (pode ser de sapato ou maior dependendo da quantidade de alunos)
- Cartolina ou papel color set branco;
- Papel color set de cores variadas;
- Cola Branca;
- Tesoura;
- Figuras (que podem ser tanto de EVA quanto de papel);
- Lixa;
- papel amassado;
- pl?stico;
- algod?o;
- tecido (diferentes tipos cortados em retalhos);
- esponja;
- EVA;
- Papel?o;
- Bola de gude;
- Escova (de dentes ou cabelo);
- Borracha;
- E o que mais achar necess?rio.
Procedimentos:
- Forre a caixa com papel branco;
- Corte um c?rculo de 8 cm de di?metro no centro da caixa (mais ou menos no tamanho que d? para passar uma m?o);
- Dentro da caixa coloque os materiais de diversas texturas, como: lixa, tecido, algod?o, pedra, isopor, escova, borracha, etc.
- Decore ? vontade.
- Ap?s cumprir essas etapas, com as crian?as dispostas em roda, passe a caixa e pe?a que uma por vez coloque a m?o e selecione um objeto para tocar, oriente-a a sentir como este ?.
Resultados:
- As crian?as ir?o sentir o objeto e sem v?-lo ter?o que imaginar e identificar, apenas pelas sensa??es, o que ?.
?
2.1.1 Assim, depois de todas as crian?as terem participado da atividade, em uma roda de conversa questione:
- O que voc?s sentiram?
- Como era o que voc?s tocaram?
- Qual era o tamanho? Grande ou pequeno?
- Ela lisinho ou enrugado?
- O que ser? que ele pode ser?
?
2.1.2 A partir da conversa com as crian?as, com o aux?lio de diversos materiais, como: folha A4, hidrocor, l?pis de cor, giz de cera, tinha guache, etc. Pe?a para que cada crian?a reproduza, apenas pela sensa??o que teve, o objeto que ela sentiu.
?
2.1.3 Exponha os trabalhos das crian?as em um pequeno varal na sala de aula ou pela escola.
?
* Pode-se tamb?m utilizar o seguinte recurso educacional:
?
?
?
?
2.2 Experimento 2: Que som ? esse?
Objetivos: Agu?ar a audi??o das crian?as;
Identificar apenas pelo som o objeto ou fen?meno apresentado;
Materiais:
- Em um ou mais CD?s grave diversos sons, como:
Chuva;
- Ventania;
- ?gua;
- Batida de madeira;
- Buzina;
- Bateria;
- Guitarra;
- Trem;
- Carro;
- Moto;
- Avi?o;
- Miado;
- Latido;
- Rel?gio;
- Choro;
- Riso;
Procedimentos:
- Com as crian?as dispostas em roda, crie um ambiente confort?vel e agrad?vel, para isso sugere-se colocar um tapete na sala com algumas almofadas para que as crian?as sentem.
- Oriente-as a ficarem de olhos fechados e em sil?ncio para ouvirem os diferentes sons;
- Com os sons de objetos e fen?menos v? questionando as crian?as sobre o que tem esse som;
- Pode-se levar diversas figuras que representem os mesmos e pedir para que as crian?as identifiquem estes.
Resultados:
- Apenas pelo som dos objetos e fen?menos as crian?as reconhecer?o estes, de modo a perceber a sonoridade e agu?ar ainda mais este sentido.
?
2.3 ? Experimento 3: Cheiro de qu??
Objetivos: Agu?ar o sentido do olfato;
Identificar os diferentes ?cheiros?
Materiais:
Utilize diferentes materiais com cheiros diversos como:
- Bolo;
- Torta;
- Frutas variadas;
- Perfume doce;
- Perfume fraco;
- P?o;
- Sabonete;
- Shampoo;
- Livro;
- Flor;
- Madeira;
- Produtos de limpeza (verificar a quest?o t?xica do produto, para n?o causar nenhum mal-estar nas crian?as);
- Roupa limpinha; etc.
- Figuras que representem os materiais utilizados;
* Atente-se apenas para o tipo de material utilizado e cuidado para n?o agu?ar algum tipo de alergia que alguma crian?a possua.
Procedimentos:
- Com as crian?as dispostas em c?rculo e com os olhos vendados, v? passando os diferentes materiais para que elas sintam o ?cheiro?. Cuidado para que elas n?o utilizem nenhum outro sentido para descobrir esse material.
- Ap?s passar todos, esconda-os, de modo que as crian?as n?o os encontrem;
- Espalhar as diversas figuras dos materiais utilizados e pedir para que as crian?as ordenem de acordo com os cheiros que foram sentindo.
Resultados:
Apenas utilizando o sentido do olfato, as crian?as ir?o identificando, alguns com mais outros com menos facilidade, os objetos que apresentam determinado odor.
?
2.4- Experimento 4: O que eu vejo?
Objetivos: Agu?ar o sentido da vis?o;
Identificar as diferentes imagens.
Materiais:
- Uma lanterna;
- Diferentes figuras, das quais podem ser utilizadas obras de artes de
* C?ndido Portinari:
Dispon?veis em: http://www.portinari.org.br/
*Tarsila do Amaral:
Dispon?veis em: http://www.tarsiladoamaral.com.br/
*Romero Britto:
Dispon?veis em: http://www.britto.com/
Procedimentos:
- Ap?s selecionar diferentes imagens desses artistas ou de outros que ache interessante, selecione algumas obras e espalhe-as, pendurando-as ao redor de uma sala de aula.
- Feche todas as janelas desta sala, e cuide para que fique bem escura;
- Entre com as crian?as, de modo a estimula-las e descobrir qual ? o tesouro que ver?o nesta sala.
- Com as crian?as dispostas de c?rculo, de prefer?ncia sentadas no ch?o sobre almofadas, pegue a lanterna e v? iluminando um quadro por vez.
- Ao final, ascenda todas as luzes da sala, e deixe que as crian?as revejam, observem cada obra.
- Fa?a uma breve explica??o de cada um dos artistas que compuseram as obras.
- Ainda no c?rculo fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a despertar ainda mais suas curiosidades:
* Quando n?s entramos conseguimos ver algum desses quadros? Por que?
* O que foi preciso para que enxerg?ssemos?
*Qual quadro voc?s mais gostaram? Por que?
* O que voc?s sentem quando olham para eles?
* A partir da discuss?o com as crian?as pe?a para que elas escolham uma das obras e as reproduzam, o que pode ser feito com o aux?lio de cartolinas e tinta guache.
Resultados:
As crian?as al?m de notarem a import?ncia da vis?o, ir?o entrar em contato com obras importantes da cultura brasileira, de modo a externalizarem suas observa??es a respeito destas.
?
2.5 - Experimento 5: Hum que gostinho ? esse?
Objetivos: Agu?a o sentido do paladar;
Distinguir os diversos sabores.
Materiais:
- Lim?o;
- Doce (de sua prefer?ncia, sugere-se gelatina);
- Leite;
- Sal;
- A??car;
- Fruta de sua prefer?ncia;
- Legumes diversos;
- Verduras;
- Outro alimento que ache interessante.
Procedimentos:
- ? interessante que haja um alimento diferente para cada crian?a, por isso o trabalho com diferentes tipos de frutas ? sugerido;
- Com as crian?as dispostas em c?rculo, vende-as uma por vez e escolha um alimentos para que esta prove, apenas uma pequena quantidade e diga para esta dizer o que ?, descreve-lo;
- Ap?s fazer isto com toda turma, apresente os alimentos para as crian?as para que elas vejam se acertaram ou n?o o que era. (Em turmas de idade mais baixa, sugere-se que fa?a esta atividade apenas perguntando se ? docinho ou n?o).
- Em seguida, com as crian?as ainda dispostas em c?rculo questione-as sobre o alimento experimentado:
- ? gostoso?
- Como ele ??
- Doce ou salgado?
- Com isso, entregue para cada crian?a o contorno do alimento que elas experimentaram em uma folha de papel e com o aux?lio de diversos pedacinhos de EVA colorido, pe?a para que as crian?as colem, de modo a formar o alimento.
- Ao final, pode-se fazer uma deliciosa salada de frutas com as crian?as;
Resultados:
Al?m de agu?ar o paladar das crian?as, elas poder?o conhecer novos alimentos e aprender a descreve-los apenas pelo sabor.
?
3. A partir da realiza??o de todos estes experimentos. Em uma roda de conversa, aguce a curiosidade das crian?as sobre cada um dos experimentos realizados e o que sentimos em cada um deles. Sugerem-se, neste momento, as seguintes quest?es:
- O que acabamos de fazer?
- O que sentimos?
- Quais partes de nosso corpo utilizamos?
?
4. A partir das hip?teses das crian?as, registre-as na lousa. Em seguida, apresente m?sicas que trabalhem com a tem?tica dos cinco sentidos, para que as crian?as compreendam o que acabaram de fazer e discutir. Para isto, sugere-se:
?
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
?
ECOPALAVRA CANTADA |
Quando eu vejo a mata t?o verdinha
Quando vejo o mundo
Quando ent?o escuto
Quando vejo um c?u desse tamanho
Quando vejo o mundo
Quando ent?o escuto |
Fonte: http://letras.mus.br/palavra-cantada/1357699/
*Sugere-se que as crian?as possam dan?ar esta m?sica, de modo a interagir com a mesma.
?
ATIVIDADE 2: O que ? respons?vel pelo que eu sinto?
1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do registro das hip?teses das crian?as, e da apresenta??o de can??es que trabalhem com a tem?tica dos sentidos, em uma roda de conversa, fa?a novos questionamentos as crian?as para que estas a partir dos experimentos realizados identifiquem os ?rg?os respons?veis por cada sensa??o. Sugerem-se ent?o, as seguintes quest?es:
- Quando pegamos os objetos da caixinha o que utilizamos para isto?
- E quando escutamos os diferentes sons?
- E quando comemos?
- E quando olhamos os diferentes quadros?
- E quando cheiramos os diferentes materiais?
?
2. A partir das hip?teses das crian?as, apresente a elas a seguinte anima??o sobre os sentidos:
Turma da M?nica ? O corpo fala Epis?dio 7
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=blG2tmsqM3w
?
?
3. Ap?s assistirem o v?deo, fa?a uma roda de leitura e apresente uma obra que trabalhe com a tem?tica dos cinco sentidos. Para isto, sugere-se:
CARUSO, Carla. Almanaque dos Sentidos. Editora: Moderna
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
Queiros, Bartolomeu Campos de. Os Cinco Sentidos. Global Editora.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
Larousse Editorial. Mini Larousse dos cinco sentidos. Editora: Escala
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
AZEVEDO, Ricardo. O Livro dos Sentidos. Editora: ?tica
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
GIRARDET, Sylvie; ROSADO, Puig. A casa dos sentidos. Editora: IBEP Nacional
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
4. A partir do v?deo e das leituras, pe?a para que as crian?as identifiquem esses sentidos, para ajudar e tornar a atividade mais din?mica, pode-se utilizar o seguinte clipe musical:
Hi-5 ? Os sentidos
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=89JVYD0zT8g&feature=related
Fonte: http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/personagens/hi5-australia/
?
5. Desta forma, construa um bingo com as crian?as, o qual a partir da pergunta sorteada, a crian?a deve identificar o ?rg?o respons?vel em sua cartela.
Desenho do ouvido |
Desenho da boca |
Desenho do nariz |
Desenho das m?os |
Desenho dos olhos |
Sugerem-se as seguintes quest?es para que as crian?as marquem o ?rg?o respons?vel:
- Para sentir o perfume de uma flor eu utilizo meu______________________
- Para ver um lindo quadro do Portinari eu utilizo meus______________________
- Para comer um delicioso bolo de cenoura eu utilizo minha__________________
- Para sentir esse ursinho fofinho eu utilizo minhas__________________________
- Para escutar as m?sicas da Palavra Cantada eu utilizo meus _________________
?
Pode-se tamb?m, entregar a cartela sem desenho e as figuras dos ?rg?os dos sentidos separada, de modo que as crian?as v?o colocando na cartela conforme a ordem das quest?es apresentadas.
?
6. Para finalizar esta atividade, sugere-se que as crian?as recebam uma folha com diversas figuras, dentre elas os ?rg?os dos sentidos, oriente-as as crian?as a colorirem apenas aqueles que s?o os respons?veis pelos nossos sentidos.
?
ATIVIDADE 3: "Coisas" que a gente sente - Emo??es!
1. Para finalizar esta aula, sugere-se o trabalho com as emo??es. Para isto, retome a can??o trabalhada na primeira atividade do Grupo Cocoric? ? Emo??es.
Ap?s as crian?as reverem este clipe musical, em uma roda de leitura apresente uma obra que trabalhe com as diferentes emo??es, para isto sugere-se:
ADRI?O, Renata. Bolha de Emo??o, meia ?gua e sab?o. Editora: Paulinas.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
*Fa?a a conta??o desta hist?ria utilizando, fantoches, ou de forma interativa, para que as crian?as envolvam-se com a narra??o.
?
2. Ap?s a conta??o desta hist?ria, apresente alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a retomar os conceitos principais:
- O que acontece nesta narra??o?
- O que n?s podemos sentir?
- O que nos deixa feliz?
- O que nos deixa triste?
?
3. Com base nesta primeira apresenta??o, para agu?ar ainda mais as emo??es das crian?as, trabalhe com m?sicas distintas, para isso leve um CD com diferentes tipos musicais:
a. M?sica Cl?ssica:
Sugest?es:
- Os 4 Tecladistas, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TWUlbkHjf3I
- Dan?a das horas, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=csed7hvgCBQ
- Pica Pau e o Barbeiro de Sevilha, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=EO1RwwT_KcU
b. M?sicas de ninar:
Sugest?es:
- Carneirinho, Carneir?o; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=H5Uf069xkhg
- Peixinhos do Mar; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=sJhpHgcdyeE
-Terezinha de Jesus; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=QwMisXps7N0
- Se esta rua fosse minha; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=nwkpVTexv48
c. Cantigas de Roda:
-Sugest?es:
- Peixe Vivo; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bOhg42Xy5kQ
- A canoa virou; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=bWo3VKBmVYg
- Samba Lel?; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=jCrpIJArb1A
- Pai Francisco; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=TRJdPTQAOo0
d. Rock
Sugest?o: Rolling Sotnes ? Satisfaction; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=s-RBDZI4o1M
e. Pop
Sugest?o: David Gueta - Titanium; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=JRfuAukYTKg
f. Bossa Nova
Sugest?o: Tom Jobim - Garota de Ipanema; dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=KJzBxJ8ExRk
?
- A partir destes diferentes tipos musicais, com as crian?as ainda dispostas no tapete com as almofadas coloque para elas ouvirem, de prefer?ncia pe?a para que fiquem com os olhos fechados.
- Ap?s esse primeiro contato, selecione dois tipos, ou quatro, como preferir e crie com as crian?as um quadro. O qual pode ser feito da seguinte maneira:
Materiais:
- Tela pequena (uma para cada crian?a ou por dupla);
- Tinta a ?leo de diferentes cores;
- L?pis ou giz preto;
- Pinc?is de diferentes tamanhos;
- Recipientes com ?gua;
- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;
- Cavaletes (um para cada tela, para apoia-las);
Procedimentos:
- Antes de iniciar o trabalho com a tela, divida a tela da crian?a em duas ou quatro partes, depois coloque a primeira m?sica selecionada, repita ela algumas vezes e pe?a para que a crian?a reproduza em um dos quadrados da tela o que ela imagina ao ouvir aquela m?sica. Fa?a isso com as demais, at? que todos os quadrados estejam completos.
- Para n?o ficar muito longo ou cansativo, esta atividade pode ser dividida por alguns dias, para que as crian?as ou?am e reproduzam com calma seus trabalhos.
- ? importante que um desenho seja feito e colorido por vez ao som da m?sica, para que realmente a crian?a expresse o que o referido som despertou nela.
Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.
?
** Caso n?o seja poss?vel fazer a pintura em tela, pode-se improvisar um quadro com uma folha de papel grande (pode ser sulfite, craft ou uma cartolina), cole um papel?o atr?s do mesmo para dar estabilidade, e na aus?ncia de cavaletes, cole-os com o aux?lio de fita crepe na parede, se poss?vel forre a mesma com jornal. Ao inv?s de tinta a ?leo, tamb?m pode-se utilizar guache.
?
4. Ap?s a confec??o dos quadros, fa?a diferentes m?scaras, cada qual representando um sentimento como: bravo, feliz, triste, gargalhando; chorando; com sono; etc. As m?scaras podem ser feitas em cartolinas e coladas em um palito de sorvete.
- Fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo que elas mostrem a m?scara do que elas sentem em cada momento. Por exemplo:
- Quando eu caio e me machuco eu fico____________
- Quando eu vou passear eu fico______________________
?
5. Para finalizar esta atividade, entregue cinco folhas de papel a cada crian?a e pe?a para que elas desenhem em cada uma o que mais gostam: na 1? de ouvir; na 2? de comer; na 3? de cheirar; na 4? de tocar e na 5? de ver.
?
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte: http:// http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
?rg?os de sentidos - atividade 5: O que tem atr?s do muro? | Experimento pr?tico |
a) Sugest?es de livros:
RITER, Caio. A audi??o do le?o. Editora: Edelbra
RITER, Caio. O tato do gato. Editora: Edelbra
RITER, Caio. A vis?o do pav?o. Editora: Edelbra
RITER, Caio. O olfato do rato. Editora: Edelbra
RITER, Caio. O paladar do urso polar. Editora: Edelbra
?
b) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link:http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
c) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: construa com as crian?as uma ?casa para os sentidos?. A qual pode ser feita a partir do aux?lio do seguinte livro:
- GIRARDET, Sylvie; ROSADO, Puig. A casa dos sentidos. Editora: IBEP Nacional.
O que pode ser feito com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.