Portal do Professor

Início do Conteúdo

SOMANDO E SUBTRAINDO FRAÇÕES: QUANDO E COMO?

Autor e Co-autor(es)

Edite Resende Vieira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Efetuar operações de adição e de subtração com frações de denominadores iguais;

Efetuar operações de adição e de subtração com frações de denominadores diferentes.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas

Números Naturais

Múltiplos e Divisores

Estratégias e recursos da aula

Nesta aula faremos atividades com o objetivo de efetuar operações de adição e subtração de frações com denominadores iguais e diferentes.

Atividade 1   

Adição e subtração de frações com denominadores iguais.

Escreva em uma cartolina: a adição e a subtração de frações com denominadores iguais é obtida somando ou subtraindo os numeradores e mantendo fixo o denominador. Em seguida, cole-a no quadro negro e inicie um ditado. Nele, os alunos deverão escrever na forma de expressão matemática, completando com o resultado.

Ditado:

a)       A soma de dois oitavos com três oitavos.

b)       Quatro terços subtraídos de cinco terços.

c)        A diferença de quatro sétimos e três sétimos somada a um sétimo.

Atividade 2   

Adição e subtração de frações com denominadores diferentes

Professor, prepare uma cópia para cada aluno da atividade disponível no link abaixo.  

 http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/SomandoESubtraindoFracoesAtividade02.pdf    

Os alunos devem se organizar em duplas, ler atentamente as explicações dadas e resolver os exercícios indicados. Dê um tempo para os alunos resolverem o máximo possível. Informe que os primeiros a terminarem a atividade poderão indicar quais alunos deverão fazer as questões no quadro-negro. Promova uma socialização das resoluções, apresentando, caso existam, soluções alternativas.

Atividade 3

Leve os alunos para o laboratório de informática onde deverão assistir aos vídeos

http://www.youtube.com/watch?v=A92n_aaZck4&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=UbQ6WpXdH3A&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=Zhfb9BNCeGQ&feature=channel 

http://www.youtube.com/watch?v=MlVhfwlJQLQ&feature=related 

Ao final, em grupos de quatro alunos, eles devem escrever uma redação que contenha o máximo de informações relativas aos conceitos apresentados.

Recursos Complementares

Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

http://www.obmep.org.br/bq/banco.htm  

Avaliação

Aproveite as redações feitas na atividade 3 como uma avaliação do conteúdo. Após corrigir, dê um retorno para os alunos, indicando o que ficou de fora das explicações. Selecione as melhores para serem apresentadas para a turma toda.