Portal do Professor

Início do Conteúdo

?rg?os do sentido: Olfato

alessandra arce

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Michele Varotto

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva

imagem do usuário

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de S?o Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Movimento Expressividade
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educa??o Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Conhecer os cinco sentidos e os ?rg?os respons?veis pela sua percep??o;

2. Compreender a fun??o do olfato e o processo de percep??o dos aromas;

3. Incentivar a explora??o do meio a sua volta atrav?s dos ?rg?os dos sentidos;

4. Perceber e distinguir informa??es recebidas do ambiente atrav?s dos sentidos, em principalmente do olfato;

5. Estimular o olfato;

6. Reconhecer diferentes odores;

7. Perceber a import?ncia dos ?rg?os dos sentidos na vida cotidiana;

8. Conscientizar para manuten??o da sa?de dos ?rg?os dos sentidos;

9. Estimular o autoconhecimento;

10. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.

Duração das atividades

3 dias, com 60 minutos di?rios.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

N?o h? necessidade de conhecimentos trabalhados previamente.

Estratégias e recursos da aula

?

ATIVIDADE 1: OS CINCO SENTIDOS

1. O professor apresentar? a m?sica: Os 5 sentidos, do Hi 5; e estimular? a classe para que interaja, dance e fa?a m?micas, durante sua audi??o.

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E

?

2. Ap?s a din?mica com a m?sica, o professor promover? um debate com a classe, de modo a perceber seus conhecimentos pr?vios acerca do tema. Para isso poder? questiona-lhes:

- Sobre o que fala a m?sica?

- Quem gostaria de falar quantos e quais s?o os nossos sentidos? (S?o cinco: vis?o, audi??o, olfato, paladar e tato).

- O olfato ? o sentido que nos permite perceber o qu?? (sentir os cheiros) E com a audi??o, o que percebemos? O paladar? O tato? O olfato? A vis?o?

- Que ?rg?o do nosso corpo nos permite sentir o cheiro das flores, de uma comida gostosa, de perfume etc.? (nariz).

- E ver a forma das coisas, as cores, os movimentos? (vis?o).

- Por meio de que ?rg?o do corpo, podemos escutar uma m?sica, a voz da professora quando conta uma hist?ria etc.? (audi??o).

- E como podemos sentir a temperatura e a textura de algum objeto? O quente e o frio? Se um objeto ? mole, duro, macio, fino, ?spero, rugoso, liso etc.?  (tato)

- Por meio de que ?rg?o, saboreamos e sentimos o gosto de um sorvete? (paladar).

?

3. Para este terceiro momento, que constituir? no Jogo dos sentidos, o professor:

a) Confeccionar? cart?es, de tamanho 20cm x 15cm, contendo figuras que representem: 1) situa??es do dia a dia, objetos, alimentos, fen?menos da natureza, animais, flores, figuras em preto e branco e coloridas, brinquedos etc.. 2) partes do corpo respons?veis pelos cinco sentidos (m?o/pele, olhos, boca, nariz, tato).

b) Em cada rodada da brincadeira, apresentar? tr?s cart?es (item 1) ? classe, questionando-os sobre uma das sensa??es percebidas por nosso corpo, o ?rg?o do sentido e a parte do corpo que o detecta.

c) Embora os cart?es sejam individuais, o professor poder?, ao fim de cada jogada, fixar na lousa ou na parede, a sequ?ncia de figuras trabalhadas, para que os alunos possam melhor visualizar o jogo.

d) As quest?es ser?o feitas oralmente pelo professor.

e) A sequencia de figuras (item 1), sempre finaliza com a figura que representa um dos sentidos.

?

*Exemplo:

?

CART?O 1

CART?O 2

CART?O 3

CART?O

QUEST?O 1

?

?

QUEST?O 2

Que sentido n?s utilizamos para descobrir?

?

QUEST?O 3

Este sentido ? percebido por qual ?rg?o/parte de nosso corpo?

(Figura)

BOLO

(Figura)

BATATA FRITA

(Figura)

SUCO DE UVA

Qual destes alimentos ? salgado?

(Resposta oral dos alunos)

(Figura)

BOCA

(Figura)

PERFUME

(Figura)

FUMA?A

(Figura)

?GUA

Qual destes n?o tem cheiro?

(Resposta oral dos alunos)

(Figura)

NARIZ

(Figura)

URSO DE PEL?CIA

(Figura)

SOL

(Figura)

GELO

Qual destes ? quente?

(Resposta oral dos alunos)

(Figura)

TATO

(Figura)

BOLA DE FUTEBOL

(Figura)

TELEFONE

(Figura)

COBERTOR

Qual destes ? redondo?

(Resposta oral dos alunos)

(Figura)

OLHO

(Figura)

TAMBOR

(Figura)

PENA

(Figura)

FLAUTA

Qual destes objetos ? silencioso?

(Resposta oral dos alunos)

(Figura)

ORELHA/ OUVIDO

?

* Outras situa??es que o professor poder? utilizar no jogo:

- Qual destes objetos ?: perfumado, macio, ?spero, possui muitas cores, ? doce, tem mal cheiro, ? frio, quadrado, faz barulho etc..

?

4. Uma varia??o do Jogo dos Sentidos ?:

a) Apresentar objetos aos alunos, para que manipulem e relatem o que sentem e observam, (textura: macio, ?spero, grudento, mole, duro; cor; forma: redondo, quadrado, achatado, fino, grosso; temperatura: o professor dever? tomar cuidado na escolha, devendo se assegurar da seguran?a da crian?a. Como sugest?o: copo de ?gua ou uma fruta gelada, uma bolsa de ?gua em temperatura morna; Odor: perfume, alimentos, frutas; movimentos: andar, correr, pular; sons etc.; sabor: frutas, doces, alimentos salgados, que as crian?as possam saborear).

b) Ao longo da atividade, o professor dever? estimula-los, questionando: O que voc?s sentem? O que podem observar? Quais destes objetos ? redondo? Ele ? liso ou ?spero? Qual a sua cor? Se colocarmos no ch?o ele rola? Como podemos saber isso? Quais sentidos e partes do corpo forma utilizadas para descobrir?

c) Ap?s estarem familiarizados com os objetos e a relatarem as qualidades percept?veis destes, o professor colocar? alguns objetos em uma caixa, solicitando que um dos alunos escolha um deles e, sem mostrar para a turma, descreva-o para que possam adivinhar qual ?. Depois repetira o mesmo procedimento com os demais alunos. Na descri??o do objeto pelo aluno, ? importante que o professor estimule-o, ajudando-o na observa??o das caracter?sticas deste e na amplia??o de seu vocabul?rio.

?

?

* O professor poder? tamb?m utilizar jogos on-line. Dispon?veis nos seguintes endere?os:

http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/

http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/

?

5. No intuito de sistematizar os conte?dos aprendidos, o professor poder? finalizar esta primeira parte da aula com a leitura do livro: Crian?as curiosas: os cinco sentidos, de Adele Ciboul. Ed. Salamandra. O livro ? bastante interativo e, ? medida que o professor faz a leitura, pode envolver a turma nas situa??es que aparecem.

?

Fonte: Editora Salamandra

?

ATIVIDADE 2: O NARIZ E O OLFATO

1. Em uma roda de conversa, o professor ler? para a classe a hist?ria: Olfato, de Mandy Suhr e Mike Gordon, realizando, em seguida um debate sobre as ideias do livro.

?

Fonte: Editora Scipione

?

?

*Como sugest?o, o professor poder? questiona-lhes:

- Sobre o que fala a hist?ria do livro? (Sobre um dos cinco sentidos)

- Voc?s lembram quantos s?o os nossos sentidos?

- Quais s?o eles?

- O livro trata de que sentido? (olfato)

- Os sentidos servem para que nos possamos perceber o mundo ao nosso redor. E o olfato, no permite perceber o que em nossa volta? (os cheiros)

- Al?m de nos permitir perceber as coisas, boas e gostosas do mundo ao nosso redor, os sentidos podem nos ajudar em que? (Nos alerta de situa??es preocupantes, indicam perigos).

- Algu?m poderia falar uma situa??o em que o olfato, sentido respons?vel pela percep??o dos odores, nos alerta de algo perigoso? (cheiro de alimento estragado, de g?s, de polui??o, fuma?a e fogo, etc.).

- S? sentimos cheiros gostosos?

- Quem poderia falar um cheiro que n?o gostou?

- Que parte do nosso corpo permite que sintamos os cheiros? (nariz)

?

2. Ao final do debate, o professor realizar? o seguinte experimento:

?

Experimento: Meu nariz ? assim...

Objetivo:

- Desenvolver o procedimento de observa??o.

- Conhecer a estrutura interna e externa do nariz.

?

Quest?o Norteadora:

- Como ? o meu nariz por dentro e por fora?

?

Materiais:

- Espelho;

- Papel;

- L?pis, l?pis de cor, caneta hidrocor, etc..

?

Procedimentos:

a) Com a ajuda de um espelho, os alunos observar?o seu pr?prio nariz.

?

Resultados:

- Em uma folha de papel, os alunos registrar?o, por meio de um desenho, suas observa??es da parte interna e externa do nariz.

- Os alunos compartilhar?o seus registros, observa??es e conclus?es com a classe, em uma roda de conversa.

?

* ? importante que o professor estimule e oriente o aluno nesta observa??o, para que perceba que o nariz possui duas aberturas (narinas), a presen?a de pelos e muco.

?

3. Em seguida o professor discutir? com os alunos sobre alguns cuidados que devemos ter com as narinas e algumas informa??es sobre o olfato e o nariz. Por ser a porta de entrada de todos os aromas, ? importante que oriente as crian?as ? cuidar de seu pr?prio nariz, orientando-os:

a) Para que n?o coloquem objetos no interior do nariz;

b) Sobre a necessidade de mant?-lo sempre limpo;

c) Que n?o se deve cheirar  subst?ncias desconhecidas, pois podem ser t?xicas e prejudicar nossa sa?de;

d) Relembrar como o olfato/nariz nos ajuda a perceber algumas situa??es perigosas e situa??es preocupantes, como identificar o aroma azedo de um alimento, para que n?o comamos comidas estragadas; cheiros de queimado, comida esquecida no fogo, fuma?a, vazamento de g?s e poss?vel perigo de explos?o, inc?ndio, lixo, rios polu?dos etc., alertando-nos de modo que possamos nos proteger;

e) O olfato, junto com os demais sentidos de nosso corpo, ? um grande aliado na identifica??o de situa??es de alerta. Tanto que muitas express?es de nossa l?ngua utilizam este sentido para falar sobre alguma situa??o, como por exemplo: ?Sinto cheiro de perigo no ar?;

f) Como muitas gripes e resfriados atrapalham e impedem o nariz de funcionar direito, pois gripado voc? n?o sente muitos cheiros e sabores, ? importante que nos alimentemos bem e cuidemos de nossa sa?de, para ficarmos com o sistema imunol?gico forte e assim, evitarmos pegar estas doen?as;

g) Alergias e infec??es tamb?m comprometem a capacidade do nariz sentir os odores.

e) Que o olfato faz toda a diferen?a para saborearmos um alimento etc.

?

ATIVIDADE 3: COMO SENTIMOS

1. O professor iniciar? a aula, realizando o seguinte experimento com a classe:

?

Experimento: O que ?, o que ??

Objetivo:

- Estimular o olfato;

- Identificar diferentes odores;

- Desenvolver e ampliar o vocabul?rio descritivo referente ao olfato (odor, doce, canforado, ocre, putrefato, c?trico, mentolado etc.).

?

Quest?o Norteadora:

- Ser? que podemos adivinhar uma subst?ncia somente pelo cheiro?

?

Materiais:

- 1 venda para os olhos;

- Recipientes com tampas, identificados por n?mero, para comportar as subst?ncias arom?ticas;

- Etiquetas, para identifica??o dos recipientes acima;

- Diversas subst?ncias arom?ticas (p? de caf?, queijo, hortel?, parmes?o, canela, cravo, chocolate, laranja, lim?o, sabonete, xampu, perfume, catchup, maionese, ovo, alho, or?gano, banana, sab?o, cebola, abacaxi, azeite, flores etc.).

?

Procedimentos:

a) Coloque cada uma das substancias em um recipiente, tampe para que os cheiros n?o se misturem e numere-os;

b) A partir da numera??o dos recipientes, elabora uma listagem, contendo a rela??o suas respectivas subst?ncias;

c) Escolha um dos alunos e coloque-lhe a venda;

d) O professor abrir? um dos recipientes e o aproximar? do nariz do aluno com olhos vendados, para que este sinta seu aroma, tentando adivinhar qual ? a subst?ncia;

?

Resultados:

- Numa roda de conversa, discutir?o com a turma suas percep??es e conclus?es, de modo a responder a quest?o norteadora e perceber a import?ncia do olfato. Para isso, poder?o relatar quais subst?ncias foram capazes de identificar, as mais f?ceis de serem identificadas, as que tiveram maior dificuldade em identificar, como ? o odor de cada uma delas (forte, suave, ruim/putrefato, mentolado, doce, c?trico, azedo etc.), o que sentiram com os odores (eram agrad?veis ou desagrad?veis), quais mais gostaram, quais menos gostaram, se alguma subst?ncia despertou seu apetite etc..

?

4. Ap?s o experimento acima, na qual os alunos puderam observar a fun??o e a import?ncia do olfato na vida cotidiana, o professor propor? uma pesquisa acerca de como sentimos os aromas das coisas ao nosso redor. Para isto, listamos alguns materiais no campo Recursos Complementares, que o professor poder? utilizar.

Nesta pesquisa ? importante que os alunos compreendam que sentir o cheiro de algo depende das min?sculas e invis?veis part?culas odor?feras, denominadas de mol?culas que odor, que s?o liberadas/evaporam pelos objetos/ subst?ncias, que entram em nosso nariz e s?o detectas pelo c?rebro. Quando respiramos, estas min?sculas part?culas entram no nariz e aderem ao muco de seu interior. Sob o muco existem os detectores de odor, que enviam mensagens para c?rebro. Este ajuda a descobrir qual o cheiro que estamos sentindo. Todos os sentidos trabalham juntos, por?m o olfato e o paladar s?o insepar?veis.

* Esta pesquisa tamb?m poder? ser estendida, pelo professor, de modo a conhecer outros aspectos e curiosidades relativas ao olfato, como por exemplo: as pessoas que n?o sentem cheiro, compara??o entre o olfato dos seres humanos e dos animais, como e por meio de que parte do corpo os animais detectam o cheiro, como se utilizam dos odores para encontrar seus filhotes, a rela??o entre o paladar e olfato etc.

?

5. Como tarefa de casa o professor solicitar? aos alunos que desenhem em um papel todos os cheiros que puderam perceber em um final de semana (o caf? da mam?e, o p?ozinho da padaria, a macarronada, de pipoca, de cachorro molhado, da fuma?a dos carros, de coco, de xixi , de chul? etc.).

?

6. Em sala, confeccionar?o um cartaz a partir dos desenhos dos alunos. Os desenhos ser?o recortados, agrupados e colados no cartaz. Como categorias para o agrupamento, poder?o eleger os aromas conforme a proximidade de seus odores, uma vez que classificar o cheiro ? muito dif?cil. Assim podem organiz?-los se s?o agrad?veis ou n?o, doces, salgados, mentolados, florais, c?tricos, ocres (como o vinagre), putrefatos (em estado de decomposi??o: como cheiro de ovo, frutas e alimentos apodrecidos), alertas de perigo, cheiros que incomodam etc..

?

7. O professor apresentar? o v?deo: Corpo Humano: Ouvido, Planeta DeAgostini.

Dispon?vel em:

http://www.youtube.com/watch?v=rFuwPihOsw4

http://www.youtube.com/watch?v=3llrRe-0pmY&feature=fvwrel

http://www.youtube.com/watch?v=_PedqT6GMyE

Recursos Complementares

LIVROS:

- QUEIR?S, Bartolomeu. Campos de.Cinco Sentidos.Global Editora

- RITTER, Caio. O olfato do rato. Cole??o Sentidos. Ed. Edelbra.

- Olfato. Ed. Ciranda Cultural.

- AMARAL, Glaucia. O olfato e o paladar. SM Editora.

- RAMOS, Adriana e SOUZA, Monica de. Olfato e paladar. Ed. FTD.

- CARUSO, Carla. Almanaque dos sentidos. Ed. Moderna.

- Enciclop?dia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.

- Crian?a curiosa: o corpo. Ed. Salamandra

- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse J?nior.

- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.

- BOSMANS, Peter. Os cinco sentidos: Os sentidos explicados para crian?as de 5 a 9 anos. Editora Eko.

- NICOLIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos: os sentidos. Ed. Porto de ideias.

- O Grande Livro Animado do Corpo Humano. Impala Editores

- FERREIRA, Marina Baird et al. Aur?lio com a turma da M?nica. Ed. Nova Fronteira.

- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Ed. Companhia das Letrinhas.

- GIRARDET, Sylvie e ROSADO, Puig. A casa dos cinco sentidos. Companhia Editora Nacional.

?

LINKS:

http://library.unesco-iicba.org/Portuguese/Science_Serie/Science%20pages/Li%E7%F5es/Tudo_Sobre_Mim.htm

http://www.cdcc.usp.br/maomassa/orgao_%20sentido.pdf

http://samuraigold.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=3564250&jogo=jogar+cinco+sentidos+online

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25779

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4534

?

V?DEOS

http://www.youtube.com/watch?v=-CkV-EwYA_s

?

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.

?

 *Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.