![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
1. Conhecer os cinco sentidos e os ?rg?os respons?veis pela sua percep??o;
2. Compreender a fun??o do olfato e o processo de percep??o dos aromas;
3. Incentivar a explora??o do meio a sua volta atrav?s dos ?rg?os dos sentidos;
4. Perceber e distinguir informa??es recebidas do ambiente atrav?s dos sentidos, em principalmente do olfato;
5. Estimular o olfato;
6. Reconhecer diferentes odores;
7. Perceber a import?ncia dos ?rg?os dos sentidos na vida cotidiana;
8. Conscientizar para manuten??o da sa?de dos ?rg?os dos sentidos;
9. Estimular o autoconhecimento;
10. Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.
N?o h? necessidade de conhecimentos trabalhados previamente.
?
ATIVIDADE 1: OS CINCO SENTIDOS
1. O professor apresentar? a m?sica: Os 5 sentidos, do Hi 5; e estimular? a classe para que interaja, dance e fa?a m?micas, durante sua audi??o.
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=pAjgn7Ir34E
?
2. Ap?s a din?mica com a m?sica, o professor promover? um debate com a classe, de modo a perceber seus conhecimentos pr?vios acerca do tema. Para isso poder? questiona-lhes:
- Sobre o que fala a m?sica?
- Quem gostaria de falar quantos e quais s?o os nossos sentidos? (S?o cinco: vis?o, audi??o, olfato, paladar e tato).
- O olfato ? o sentido que nos permite perceber o qu?? (sentir os cheiros) E com a audi??o, o que percebemos? O paladar? O tato? O olfato? A vis?o?
- Que ?rg?o do nosso corpo nos permite sentir o cheiro das flores, de uma comida gostosa, de perfume etc.? (nariz).
- E ver a forma das coisas, as cores, os movimentos? (vis?o).
- Por meio de que ?rg?o do corpo, podemos escutar uma m?sica, a voz da professora quando conta uma hist?ria etc.? (audi??o).
- E como podemos sentir a temperatura e a textura de algum objeto? O quente e o frio? Se um objeto ? mole, duro, macio, fino, ?spero, rugoso, liso etc.? (tato)
- Por meio de que ?rg?o, saboreamos e sentimos o gosto de um sorvete? (paladar).
?
3. Para este terceiro momento, que constituir? no Jogo dos sentidos, o professor:
a) Confeccionar? cart?es, de tamanho 20cm x 15cm, contendo figuras que representem: 1) situa??es do dia a dia, objetos, alimentos, fen?menos da natureza, animais, flores, figuras em preto e branco e coloridas, brinquedos etc.. 2) partes do corpo respons?veis pelos cinco sentidos (m?o/pele, olhos, boca, nariz, tato).
b) Em cada rodada da brincadeira, apresentar? tr?s cart?es (item 1) ? classe, questionando-os sobre uma das sensa??es percebidas por nosso corpo, o ?rg?o do sentido e a parte do corpo que o detecta.
c) Embora os cart?es sejam individuais, o professor poder?, ao fim de cada jogada, fixar na lousa ou na parede, a sequ?ncia de figuras trabalhadas, para que os alunos possam melhor visualizar o jogo.
d) As quest?es ser?o feitas oralmente pelo professor.
e) A sequencia de figuras (item 1), sempre finaliza com a figura que representa um dos sentidos.
?
*Exemplo:
?
CART?O 1 |
CART?O 2 |
CART?O 3 |
CART?O QUEST?O 1 ? |
? QUEST?O 2 Que sentido n?s utilizamos para descobrir? |
? QUEST?O 3 Este sentido ? percebido por qual ?rg?o/parte de nosso corpo? |
(Figura) BOLO |
(Figura) BATATA FRITA |
(Figura) SUCO DE UVA |
Qual destes alimentos ? salgado? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) BOCA |
(Figura) PERFUME |
(Figura) FUMA?A |
(Figura) ?GUA |
Qual destes n?o tem cheiro? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) NARIZ |
(Figura) URSO DE PEL?CIA |
(Figura) SOL |
(Figura) GELO |
Qual destes ? quente? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) TATO |
(Figura) BOLA DE FUTEBOL |
(Figura) TELEFONE |
(Figura) COBERTOR |
Qual destes ? redondo? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) OLHO |
(Figura) TAMBOR |
(Figura) PENA |
(Figura) FLAUTA |
Qual destes objetos ? silencioso? |
(Resposta oral dos alunos) |
(Figura) ORELHA/ OUVIDO |
?
* Outras situa??es que o professor poder? utilizar no jogo:
- Qual destes objetos ?: perfumado, macio, ?spero, possui muitas cores, ? doce, tem mal cheiro, ? frio, quadrado, faz barulho etc..
?
4. Uma varia??o do Jogo dos Sentidos ?:
a) Apresentar objetos aos alunos, para que manipulem e relatem o que sentem e observam, (textura: macio, ?spero, grudento, mole, duro; cor; forma: redondo, quadrado, achatado, fino, grosso; temperatura: o professor dever? tomar cuidado na escolha, devendo se assegurar da seguran?a da crian?a. Como sugest?o: copo de ?gua ou uma fruta gelada, uma bolsa de ?gua em temperatura morna; Odor: perfume, alimentos, frutas; movimentos: andar, correr, pular; sons etc.; sabor: frutas, doces, alimentos salgados, que as crian?as possam saborear).
b) Ao longo da atividade, o professor dever? estimula-los, questionando: O que voc?s sentem? O que podem observar? Quais destes objetos ? redondo? Ele ? liso ou ?spero? Qual a sua cor? Se colocarmos no ch?o ele rola? Como podemos saber isso? Quais sentidos e partes do corpo forma utilizadas para descobrir?
c) Ap?s estarem familiarizados com os objetos e a relatarem as qualidades percept?veis destes, o professor colocar? alguns objetos em uma caixa, solicitando que um dos alunos escolha um deles e, sem mostrar para a turma, descreva-o para que possam adivinhar qual ?. Depois repetira o mesmo procedimento com os demais alunos. Na descri??o do objeto pelo aluno, ? importante que o professor estimule-o, ajudando-o na observa??o das caracter?sticas deste e na amplia??o de seu vocabul?rio.
?
?
* O professor poder? tamb?m utilizar jogos on-line. Dispon?veis nos seguintes endere?os:
http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/a-maquina-dos-sentidos/
http://www.escolagames.com.br/jogos/cincoSentidos/
?
5. No intuito de sistematizar os conte?dos aprendidos, o professor poder? finalizar esta primeira parte da aula com a leitura do livro: Crian?as curiosas: os cinco sentidos, de Adele Ciboul. Ed. Salamandra. O livro ? bastante interativo e, ? medida que o professor faz a leitura, pode envolver a turma nas situa??es que aparecem.
?
Fonte: Editora Salamandra
?
ATIVIDADE 2: O NARIZ E O OLFATO
1. Em uma roda de conversa, o professor ler? para a classe a hist?ria: Olfato, de Mandy Suhr e Mike Gordon, realizando, em seguida um debate sobre as ideias do livro.
?
Fonte: Editora Scipione
?
?
*Como sugest?o, o professor poder? questiona-lhes:
- Sobre o que fala a hist?ria do livro? (Sobre um dos cinco sentidos)
- Voc?s lembram quantos s?o os nossos sentidos?
- Quais s?o eles?
- O livro trata de que sentido? (olfato)
- Os sentidos servem para que nos possamos perceber o mundo ao nosso redor. E o olfato, no permite perceber o que em nossa volta? (os cheiros)
- Al?m de nos permitir perceber as coisas, boas e gostosas do mundo ao nosso redor, os sentidos podem nos ajudar em que? (Nos alerta de situa??es preocupantes, indicam perigos).
- Algu?m poderia falar uma situa??o em que o olfato, sentido respons?vel pela percep??o dos odores, nos alerta de algo perigoso? (cheiro de alimento estragado, de g?s, de polui??o, fuma?a e fogo, etc.).
- S? sentimos cheiros gostosos?
- Quem poderia falar um cheiro que n?o gostou?
- Que parte do nosso corpo permite que sintamos os cheiros? (nariz)
?
2. Ao final do debate, o professor realizar? o seguinte experimento:
?
Experimento: Meu nariz ? assim...
Objetivo:
- Desenvolver o procedimento de observa??o.
- Conhecer a estrutura interna e externa do nariz.
?
Quest?o Norteadora:
- Como ? o meu nariz por dentro e por fora?
?
Materiais:
- Espelho;
- Papel;
- L?pis, l?pis de cor, caneta hidrocor, etc..
?
Procedimentos:
a) Com a ajuda de um espelho, os alunos observar?o seu pr?prio nariz.
?
Resultados:
- Em uma folha de papel, os alunos registrar?o, por meio de um desenho, suas observa??es da parte interna e externa do nariz.
- Os alunos compartilhar?o seus registros, observa??es e conclus?es com a classe, em uma roda de conversa.
?
* ? importante que o professor estimule e oriente o aluno nesta observa??o, para que perceba que o nariz possui duas aberturas (narinas), a presen?a de pelos e muco.
?
3. Em seguida o professor discutir? com os alunos sobre alguns cuidados que devemos ter com as narinas e algumas informa??es sobre o olfato e o nariz. Por ser a porta de entrada de todos os aromas, ? importante que oriente as crian?as ? cuidar de seu pr?prio nariz, orientando-os:
a) Para que n?o coloquem objetos no interior do nariz;
b) Sobre a necessidade de mant?-lo sempre limpo;
c) Que n?o se deve cheirar subst?ncias desconhecidas, pois podem ser t?xicas e prejudicar nossa sa?de;
d) Relembrar como o olfato/nariz nos ajuda a perceber algumas situa??es perigosas e situa??es preocupantes, como identificar o aroma azedo de um alimento, para que n?o comamos comidas estragadas; cheiros de queimado, comida esquecida no fogo, fuma?a, vazamento de g?s e poss?vel perigo de explos?o, inc?ndio, lixo, rios polu?dos etc., alertando-nos de modo que possamos nos proteger;
e) O olfato, junto com os demais sentidos de nosso corpo, ? um grande aliado na identifica??o de situa??es de alerta. Tanto que muitas express?es de nossa l?ngua utilizam este sentido para falar sobre alguma situa??o, como por exemplo: ?Sinto cheiro de perigo no ar?;
f) Como muitas gripes e resfriados atrapalham e impedem o nariz de funcionar direito, pois gripado voc? n?o sente muitos cheiros e sabores, ? importante que nos alimentemos bem e cuidemos de nossa sa?de, para ficarmos com o sistema imunol?gico forte e assim, evitarmos pegar estas doen?as;
g) Alergias e infec??es tamb?m comprometem a capacidade do nariz sentir os odores.
e) Que o olfato faz toda a diferen?a para saborearmos um alimento etc.
?
ATIVIDADE 3: COMO SENTIMOS
1. O professor iniciar? a aula, realizando o seguinte experimento com a classe:
?
Experimento: O que ?, o que ??
Objetivo:
- Estimular o olfato;
- Identificar diferentes odores;
- Desenvolver e ampliar o vocabul?rio descritivo referente ao olfato (odor, doce, canforado, ocre, putrefato, c?trico, mentolado etc.).
?
Quest?o Norteadora:
- Ser? que podemos adivinhar uma subst?ncia somente pelo cheiro?
?
Materiais:
- 1 venda para os olhos;
- Recipientes com tampas, identificados por n?mero, para comportar as subst?ncias arom?ticas;
- Etiquetas, para identifica??o dos recipientes acima;
- Diversas subst?ncias arom?ticas (p? de caf?, queijo, hortel?, parmes?o, canela, cravo, chocolate, laranja, lim?o, sabonete, xampu, perfume, catchup, maionese, ovo, alho, or?gano, banana, sab?o, cebola, abacaxi, azeite, flores etc.).
?
Procedimentos:
a) Coloque cada uma das substancias em um recipiente, tampe para que os cheiros n?o se misturem e numere-os;
b) A partir da numera??o dos recipientes, elabora uma listagem, contendo a rela??o suas respectivas subst?ncias;
c) Escolha um dos alunos e coloque-lhe a venda;
d) O professor abrir? um dos recipientes e o aproximar? do nariz do aluno com olhos vendados, para que este sinta seu aroma, tentando adivinhar qual ? a subst?ncia;
?
Resultados:
- Numa roda de conversa, discutir?o com a turma suas percep??es e conclus?es, de modo a responder a quest?o norteadora e perceber a import?ncia do olfato. Para isso, poder?o relatar quais subst?ncias foram capazes de identificar, as mais f?ceis de serem identificadas, as que tiveram maior dificuldade em identificar, como ? o odor de cada uma delas (forte, suave, ruim/putrefato, mentolado, doce, c?trico, azedo etc.), o que sentiram com os odores (eram agrad?veis ou desagrad?veis), quais mais gostaram, quais menos gostaram, se alguma subst?ncia despertou seu apetite etc..
?
4. Ap?s o experimento acima, na qual os alunos puderam observar a fun??o e a import?ncia do olfato na vida cotidiana, o professor propor? uma pesquisa acerca de como sentimos os aromas das coisas ao nosso redor. Para isto, listamos alguns materiais no campo Recursos Complementares, que o professor poder? utilizar.
Nesta pesquisa ? importante que os alunos compreendam que sentir o cheiro de algo depende das min?sculas e invis?veis part?culas odor?feras, denominadas de mol?culas que odor, que s?o liberadas/evaporam pelos objetos/ subst?ncias, que entram em nosso nariz e s?o detectas pelo c?rebro. Quando respiramos, estas min?sculas part?culas entram no nariz e aderem ao muco de seu interior. Sob o muco existem os detectores de odor, que enviam mensagens para c?rebro. Este ajuda a descobrir qual o cheiro que estamos sentindo. Todos os sentidos trabalham juntos, por?m o olfato e o paladar s?o insepar?veis.
* Esta pesquisa tamb?m poder? ser estendida, pelo professor, de modo a conhecer outros aspectos e curiosidades relativas ao olfato, como por exemplo: as pessoas que n?o sentem cheiro, compara??o entre o olfato dos seres humanos e dos animais, como e por meio de que parte do corpo os animais detectam o cheiro, como se utilizam dos odores para encontrar seus filhotes, a rela??o entre o paladar e olfato etc.
?
5. Como tarefa de casa o professor solicitar? aos alunos que desenhem em um papel todos os cheiros que puderam perceber em um final de semana (o caf? da mam?e, o p?ozinho da padaria, a macarronada, de pipoca, de cachorro molhado, da fuma?a dos carros, de coco, de xixi , de chul? etc.).
?
6. Em sala, confeccionar?o um cartaz a partir dos desenhos dos alunos. Os desenhos ser?o recortados, agrupados e colados no cartaz. Como categorias para o agrupamento, poder?o eleger os aromas conforme a proximidade de seus odores, uma vez que classificar o cheiro ? muito dif?cil. Assim podem organiz?-los se s?o agrad?veis ou n?o, doces, salgados, mentolados, florais, c?tricos, ocres (como o vinagre), putrefatos (em estado de decomposi??o: como cheiro de ovo, frutas e alimentos apodrecidos), alertas de perigo, cheiros que incomodam etc..
?
7. O professor apresentar? o v?deo: Corpo Humano: Ouvido, Planeta DeAgostini.
Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=rFuwPihOsw4
LIVROS:
- QUEIR?S, Bartolomeu. Campos de.Cinco Sentidos.Global Editora
- RITTER, Caio. O olfato do rato. Cole??o Sentidos. Ed. Edelbra.
- Olfato. Ed. Ciranda Cultural.
- AMARAL, Glaucia. O olfato e o paladar. SM Editora.
- RAMOS, Adriana e SOUZA, Monica de. Olfato e paladar. Ed. FTD.
- CARUSO, Carla. Almanaque dos sentidos. Ed. Moderna.
- Enciclop?dia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.
- Crian?a curiosa: o corpo. Ed. Salamandra
- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse J?nior.
- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.
- BOSMANS, Peter. Os cinco sentidos: Os sentidos explicados para crian?as de 5 a 9 anos. Editora Eko.
- NICOLIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos: os sentidos. Ed. Porto de ideias.
- O Grande Livro Animado do Corpo Humano. Impala Editores
- FERREIRA, Marina Baird et al. Aur?lio com a turma da M?nica. Ed. Nova Fronteira.
- ARDAGH, Philip. Na casa de Leo: o corpo humano. Ed. Companhia das Letrinhas.
- GIRARDET, Sylvie e ROSADO, Puig. A casa dos cinco sentidos. Companhia Editora Nacional.
?
LINKS:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/orgao_%20sentido.pdf
http://samuraigold.meusjogosonline.com/jogar.asp?id=3564250&jogo=jogar+cinco+sentidos+online
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25779
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=4534
?
V?DEOS
http://www.youtube.com/watch?v=-CkV-EwYA_s
?
LIVROS SOBRE O ENSINO DE CI?NCIAS PARA EDUCA??O INFANTIL:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.