![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
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D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce; Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
N?o h? necessidade do trabalho com outro conhecimento previamente.
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ATIVIDADE 1: Identificando a parte do corpo respons?vel pelo sabor
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1. Em uma roda de conversa, o professor introduzir? a tem?tica questionando os alunos:
- Que parte do nosso corpo sente os sabores dos alimentos?
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Como hip?tese dos alunos poder? surgir:
- Boca,
- Dentes,
- Garganta,
- L?ngua,
- L?bios,
- C?u da boca, entre outros.
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2. Estas hip?teses dever?o ser registradas, pelo professor, em um cartaz, contendo a seguinte tabela:
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Hip?teses |
Sim |
N?o |
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3. ? medida que os alunos v?o explicitando suas hip?teses, o professor as registra no cartaz no campo correspondente.
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4. Para a comprova??o de tais hip?teses, o professor, com conta gotas, pingar? gotas de uma solu??o, como: ?gua com sal, ?gua com a??car, lim?o.
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5. Ap?s a degusta??o, a classe voltar? ao cartaz, preenchendo-o com os resultados obtidos. Caso alguma crian?a n?o tenha chegado ? conclus?o de que sentimos o gosto pela l?ngua e pela garganta (regi?es em que se encontram bot?es gustativos, cuja fun??o ? perceber os sabores), o professor dever? repetir o procedimento acima.
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ATIVIDADE 2: identificando sabores
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1. O professor realizar? a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.
Fonte: Editora Scipione
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2. Ao fim da leitura, propor? uma discuss?o acerca das informa??es aprendidas no livro. Para isso o professor poder? orientar a discuss?o questionando:
- Todos os alimentos t?m o mesmo sabor?
- Quais sabores voc?s conhecem?
- Como percebemos os sabores dos diferentes alimentos?
- Al?m do sabor dos alimentos, que outra informa??o a l?ngua nos d?? (temperatura: quente, frio, morno, textura: macio, liso, ?spero etc, consist?ncia dos alimentos: l?quido, s?lido, duro, mole, pegajoso etc)
- Ser? que os animais tamb?m sentem o sabor dos alimentos?
- Que parte do corpo eles sentem os sabores?
- Todos animais sentem o sabor dos alimentos pela boca/l?ngua? (Alguns animais sentem os sabores por meio de suas patas)
- Voc?s conhecem algum animal que n?o sente os sabores pela boca/l?ngua? (Mosca)
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3. Ap?s a discuss?o, o professor propor? o seguinte experimento:
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- EXPERIMENTO: IDENTIFICANDO OS SABORES B?SICOS: AZEDO, AMARGO, DOCE E SALGADO.
Materiais Necess?rios:
- Conta gotas
- Solu??es
1. Lim?o
2. Caf? amargo
3. ?gua e a??car
4. ?gua e sal
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Procedimentos:
1. Sem que os alunos saibam as subst?ncias utilizadas, pe?a e coloquem a l?ngua para fora da boca e pingue uma gota da solu??o n?mero 1 em cada um.
2. Em um cartaz, contendo a tabela abaixo, registre as sensa??es dos alunos.
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ALIMENTO |
SABOR |
1 |
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2 |
? |
3 |
? |
4 |
? |
3. Pe?a que lavem a boca com ?gua, para a degusta??o de um novo sabor.
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4. Repita o procedimento n?mero 1 com as demais solu??es.
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*Ap?s o experimento:
4. O professor dever? discutir com os alunos sobre as sensa??es que tiveram, que sabores perceberam, quais os que mais gostaram e os que n?o gostaram. O professor dever? orientar tal debate, de modo que os alunos possam identificar os 4 sabores b?sicos; azedo, amargo, doce e salgado.
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ATIVIDADE 3: Conhecendo a l?ngua e as regi?es da l?ngua que percebemos diferentes sabores.
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1. Em uma roda de conversa, o professor dever? questionar? ?Como ? a nossa l?ngua??, ?Como podemos descobrir como ela ???.
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2. Ap?s ouvir as hip?teses das crian?as, poder? propor que, em frente de um espelho, estiquem a l?ngua para fora da boca e observem. Caso a escola n?o tenha espelho dispon?vel, o professor poder? adaptar a atividade, pedindo que, em duplas, os alunos observem a l?ngua do colega.
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3. Em seguida o professor pedir? que os alunos desenhem o que observaram da l?ngua.
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4. Num segundo momento os alunos apresentar?o seus desenhos ? classe, explicando suas observa??es. ? importante que o professor os estimule, fazendo coment?rios, suscitando quest?es, observando detalhes etc.
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5. O professor poder? retomar a leitura do livro: "Paladar" de Mandy Suhr e Mike Gordon, discutindo e ilustrando para a classe que dentro da l?ngua existem min?sculos detectores de paladar espalhados por toda a l?ngua. Esses detectores s?o chamados de papilas gustativas. Ao colocarmos algum alimento na boca, as papilas gustativas reconhecem diferentes sabores, como o amargo, o azedo, o doce e o salgado. Cada parte da l?ngua reconhece um determinado sabor: amargo: reconhecido no fundo da l?ngua, doce: detectado na ponta da l?ngua, salgado: extremidades laterais, mais ao fundo e o azedo, nas extremidades laterais mais pr?ximas da ponta da l?ngua.
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6. Para a visualiza??o destas regi?es e melhor compreens?o do tema, o professor poder? retomar as ilustra??es do livro, exemplificando e discutindo com os alunos em quais regi?es da l?ngua, os diferentes tipos de alimentos que consumimos s?o percebidos.
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7. Como sugest?o para a finaliza??o da aula, o professor poder? apresentar o v?deo: Os cinco sentidos: a vis?o, a audi??o, o paladar e o tato, produzido pela Sutherland Learning Associates, ano 1972.
Bibliografia e maiores informa??es:
Livros para consulta do professor:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
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Livros para pesquisa em sala e Literatura Infantil sobre o tema:
- ARDLEY, N. (1996). Cole??o Jovem Cientista: Sentidos. Rio de janeiro: Ed. Globo.
- CARUSO, C. (2009). Almanaque dos sentidos. S?o Paulo: Ed. Moderna.
- CIBOUL, A. (2003). Os cinco sentidos. S?o Paulo: Ed. Salamandra, Cole??o: Crian?a Curiosas.
- FERREIRA, M. B. [et al]. (2003). Aur?lio com a turma do M?nica. Rio de Janeiro: Nova Fronteira.
- MACHADO, A. (2004). L?ngua. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, Cole??o: Gente Tem, Bicho Tamb?m.
- MACHADO, A. (2004). Garganta. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, Cole??o: Gente Tem, Bicho Tamb?m.
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Sites:
http://www.cdcc.usp.br/maomassa/orgao_%20sentido.pdf
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade:
1. O professor solicitar? aos alunos que desenhem, bem grande, em um papel sulfite A3, a parte do nosso corpo respons?vel por perceber os sabores dos alimentos.
2. Em seguida distribuir? figuras que representem os respectivos sabores: azedo: lim?o, morango, kiwi etc; amargo: caf?, doce: a??car, sorvete, gelatina etc e salgado: sal, arroz, feij?o, sopa, pastel etc., pedindo que colem na l?ngua que desenharam, onde cada alimento destes ? percebido pela l?ngua.
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.