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O que é isso? Números com vírgulas?

Autor e Co-autor(es)

Edite Resende Vieira imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II UNIDADE ESCOLAR TIJUCA II

Armando Tramontano, Fernando Celso Villar Marinho, Jackson Lopes, Raquel Cupolillo Simões de Sousa, Rita Maria Cardoso Meirelles, Victor Cesar Paixão Santos

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Números e operações
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Números e operações

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Representar os números fracionários na forma decimal;

Comparar e ordenar números fracionários na forma decimal.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Formas Geométricas

Números Naturais

Múltiplos e Divisores

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1   

Esta atividade tem por objetivo principal, mostrar diferentes contextos nos quais aparecem números escritos com vírgula. É importante que os alunos observem que em cada caso a vírgula serve para separar a unidade explicitada de suas frações decimais. É importante observar que há casos em que números naturais também podem ser escritos com vírgula!

Reproduza e distribua a folha disponível no link

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/NumerosComVirgulasAtividade01.pdf    

Em seguida peça para os alunos se organizarem em grupos com no máximo quatro integrantes. Cada grupo deverá ler atentamente a texto apresentado e resolver as atividades. O último grupo a terminar deverá apresentar a solução para o restante da turma.       

1) Leia atentamente o texto a seguir:

População mundial superará 9,2 bilhões em 2050, estima ONU

Fonte: Folha Online  -  13/03/2007 - 18h39      

A população mundial chegará a mais de 9,2 bilhões de habitantes em 2050, segundo um relatório divulgado nesta terça-feira pela ONU (Organização das Nações Unidas).      

A previsão da pesquisa é que o mundo terá um aumento de 2,5 bilhões de habitantes nos próximos 43 anos, passando dos 6,7 bilhões que deverá alcançar em julho deste ano a 9,2 bilhões em 2050, segundo o informe.      

O aumento equivale ao tamanho total da população do mundo no ano de 1950 e será absorvido, em sua maioria, pelos países em desenvolvimento, que devem passar, sozinhos, de 5,4 bilhões de habitantes em 2007 para 7,9 bilhões de habitantes em 2050.

2) Agora responda: Que números aparecem no texto se referindo à população mundial? Escreva-os no quadro abaixo:

População Mundial em 2007

6,7 bilhões

População Mundial em 2050

9,2 bilhões

População Mundial em 1950

2,5 bilhões

Fonte: Apostila de Matemática da 6ª Série –  CAp -UFRJ.

Observe que o número 9,2 bilhões é igual a 9 200 000 000.   

 3) Represente o número indicado abaixo com todos os algarismos até a ordem das unidades simples como foi feito com o número 9,2 bilhões acima.   

a)   1,23 milhão = 1 230 000

b)   12,4 bilhões = 12 400 000 000

c)   1,9 milhão = 1 900 000

d)   24,61 mil = 24 610

e)   2,5 trilhões = 2 500 000 000 000

f)    3,67 mil = 3 670

g)   2,1 centenas = 210

Atividade 2   

Esta atividade tem por objetivo principal, mostrar como são escritos os números decimais menores do que uma unidade. Aproveita-se ainda para trabalhar a comparação de dois números decimais.

Reproduza e distribua a folha disponível no link

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/NumerosComVirgulasAtividade02.pdf    

Em seguida peça para os alunos se organizarem em grupos com no máximo quatro integrantes. Cada grupo deverá ler atentamente a texto apresentado e resolver as atividades. O último grupo a terminar deverá apresentar a solução para o restante da turma.       

Exemplo de atividade desta folha:   

No quadro abaixo ajude o Gato a encontrar o melhor caminho até a sardinha. A regra é: ele só pode ir de uma casa para outra se o número da casa para onde ele vai for menor do que o número da casa onde ele se encontra.

Fonte: Apostila de Matemática da 6ª Série –  CAp -UFRJ.

Atividade 3   

Objetivo: Ordenar números fracionários   

Fonte: Apostila de Matemática da 5ª Série – Projeto Matemática Viva. Edição 2001. CAp-UERJ.

“Jogo do Rouba Montinho”     

Neste jogo há apenas uma regra: "A carta maior deve roubar qualquer montinho."   

Confeccione, em cartolina, as cartas com os números indicados no seguinte link:

http://www.projetofundao.ufrj.br/matematica/atividades/portaldoprofessor/pdf/NumerosComVirgulasAtividade03.pdf    

Modo de Jogar:

Embaralham-se as cartas para 4 jogadores.

Distribuem-se 8 cartas para cada um e 4 cartas sobre a mesa viradas para cima.

O primeiro a jogar deve pegar uma carta da mesa colocando sobre ela uma carta maior, feito isso começando a construir seu montinho, traz o par de cartas para perto de si com a maior voltada para cima.

O próximo pode fazer o mesmo ou roubar o montinho do colega.

Para saber o vencedor some as cartas de cada componente.

Em seguida tente responder:

a) Qual das quantidades de pontos de cada um?

b) Qual a maior colocação?

Recursos Complementares

Banco de Questões da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas

http://www.obmep.org.br/bq/banco.htm  

Avaliação

Organize os alunos em duplas. Cada dupla deverá elaborar 10 itens com números escritos com vírgula e ditar para uma dupla adversária. Essa atividade não deve ser feita com consulta ao material, apenas com a consulta ao colega da dupla. Ao término da atividade, cada dupla irá atribuir uma nota para os colegas.