![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Movimento | Coordena??o |
Educa??o Infantil | Matem?tica | Espa?o e forma |
Educa??o Infantil | Movimento | Expressividade |
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Arte Visual | O fazer art?stico |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
?
- Perceber e distinguir as informa??es recebidas do ambiente por meio da vis?o;
- Agu?ar os sentidos e express?es por meio da vis?o;
- Compreender a fun??o da vis?o e o processo de distin??o de imagens;
- Descobrir e conhecer as caracter?sticas do ?rg?o respons?vel pela vis?o;
- Estimular a vis?o;
- Identificar o ?rg?o respons?vel pela vis?o;
- Estimular o autoconhecimento;
- Desenvolver e ampliar o vocabul?rio.
N?o h? necessidade de conte?dos trabalhados previamente.
Atividade 1: A Vis?o...
1. Para introduzir a tem?tica sobre a vis?o ? interessante partir dos conhecimentos pr?vios que as crian?as t?m, bem como agu?ar suas hip?teses em rela??o ao assunto.
Desta forma, sugere-se que a aula seja iniciada como a conta??o de uma hist?ria, feita por meio de um ?Teatro de sombras?. Para realiza-lo, pode ser escolhida qualquer hist?ria de sua prefer?ncia.
?
Experimento 1: Construindo um teatro de sombras
Objetivos:- Desenvolver a imagina??o;
- Estimular a vis?o;
- Facilitar a express?o
?
Materiais:
- 1 Caixa de papel?o;
- Papel Color set preto;
- Cola;
- Estilete;
- Papel vegetal ou papel manteiga;
- Fita adesiva;
- Papel crepom vermelho;
- Papel Sulfite;
- Caneta hidrocor preta.
- Palitos de Churrasco;
?
Procedimentos:
1. Corte o fundo da caixa, deixando uma margem de aproximadamente 3 cm;
2. Encape a caixa com papel color set preto;
3. Cole o papel vegetal na janela que foi feita, na parte interna da caixa;
4. No papel sulfite desenhe o cen?rio fixo da hist?ria escolhida, cole os desenhos com fita adesiva na parte interna da caixa;
5. Com o papel crepom fa?a uma cortina e cole-a na caixa. Use uma fonte de ilumina??o para formar as sombras das personagens.
6. Ainda no papel sulfite fa?a as personagens da hist?ria. Utilize o papel?o que restou para colar as personagens, de modo que fiquem mais firmes; recorte no contorno e cole-as nos palitos de churrasco.
7. Por fim, conte a hist?ria selecionada ?s crian?a, de modo que elas vejam apenas as sombras das personagens. Procure, para isso, deixar o ambiente com a ilumina??o baixa.
?
Resultado:
- Apenas pela visualiza??o das sombras, as crian?as dever?o imaginar as personagens e os elementos que comp?em a hist?ria selecionada.
?
* Maiores informa??es podem ser encontradas em: http://revistaguiainfantil.uol.com.br/professores-atividades/98/artigo215271-2.asp
?
2. Ap?s a contar a hist?ria por meio do ?Teatro de Sombras?, em uma roda de conversa, retome com as crian?as, alguns dos aspectos da hist?ria selecionada, de modo possibilitar a imagina??o e criatividade diante do que foi observado. Para isso, sugerem-se as quest?es:
- Quem s?o as personagens da hist?ria?
- Como ? o lugar em que a hist?ria acontece? O que tem nele?
- Quais s?o as caracter?sticas de cada personagem?
* Procure ir comparando as personagens entre si, de modo que as crian?as possam refletir sobre as semelhan?as e diferen?as entre elas.
?
3. A partir da discuss?o realizada, entregue para cada crian?a uma folha de papel sufite, oriente-as, ent?o, a desenharem o cen?rio e cada uma das personagens da hist?ria, de modo a reproduzir as caracter?sticas que imaginaram de cada uma, apenas pela observa??o de suas sombras.
?
4. Em uma nova roda de conversa, introduza novas quest?es, de modo a levar os alunos a refletirem sobre a vis?o, assim questione:
- Como conseguimos saber que tinha as referidas personagens na hist?ria (mulher, homem, cachorro, etc. ? fa?a esta quest?o de acordo com a hist?ria escolhida)?
- Como conseguimos notar cada um dos elementos que tinham no cen?rio?
?
5. A partir desta discuss?o preliminar, apresente ?s crian?as a seguinte literatura
SUHR, Mandy e GORDON, Mike. Vis?o. Editora: Scipione.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
* Procure fazer a leitura da hist?ria de maneira interativa, para que as crian?as possam visualizar as imagens, ou ainda, pode-se utilizar como recurso fantoches.
?
6. Ap?s a leitura, em uma roda de conversa, questione as crian?as sobre os principais fatores apresentados na hist?ria, de modo a despertar o interesse sobre a vis?o. Para isso, sugerem-se as seguintes quest?es:
- O que podemos ver?
- O que cada imagem nos transmite?
- Por meio de que ?rg?o n?s enxergamos?
- O que voc?s gostam de ver?
- Voc?s gostam de ver imagens bem coloridas ou mais suaves?
- O que voc?s sentem ao verem uma imagem bem colorida e uma imagem preta e branca?
?
7. Com base nessa discuss?o, questione as crian?as sobre o que precisamos para enxergar. Desta forma, pode-se realizar o seguinte experimento, o qual tamb?m encontra-se dispon?vel na aula ? ?Os 5 sentidos?, dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/verAula.html?aula=25770
?
Experimento 2: O que eu vejo?
Objetivos: - Agu?ar o sentido da vis?o;
- Identificar as diferentes imagens.
?
Materiais:
- Uma lanterna;
- Diferentes figuras, das quais podem ser utilizadas obras de artes de
* C?ndido Portinari:
Dispon?veis em: http://www.portinari.org.br/
*Tarsila do Amaral:
Dispon?vel em: http:// http://www.tarsiladoamaral.com.br/
*Romero Britto:
Dispon?vel em: http://www.britto.com/
?
Procedimentos:
- Ap?s selecionar diferentes imagens desses artistas ou de outros que ache interessante, selecione algumas obras e espalhe-as, pendurando-as ao redor de uma sala de aula.
- Feche todas as janelas desta sala, e cuide para que fique bem escura;
- Entre com as crian?as, de modo a estimula-las e descobrir qual ? o tesouro que ver?o nesta sala.
- Com as crian?as dispostas de c?rculo, de prefer?ncia sentadas no ch?o sobre almofadas, pegue a lanterna e v? iluminando um quadro por vez.
- Ao final, ascenda todas as luzes da sala, e deixe que as crian?as revejam, observem cada obra.
- Fa?a uma breve explica??o de cada um dos artistas que compuseram as obras.
- Ainda no c?rculo fa?a alguns questionamentos ?s crian?as, de modo a despertar ainda mais suas curiosidades:
- Quando n?s entramos conseguimos ver algum desses quadros? Por qu??
- O que foi preciso para que enxerg?ssemos?
- Qual quadro voc?s mais gostaram? Por qu??
- O que voc?s sentem quando olham para eles?
?
- A partir da discuss?o com as crian?as pe?a para que elas escolham uma das obras e as reproduzam, o que pode ser feito com o aux?lio de cartolinas e tinta guache.
Resultados:
As crian?as al?m de notarem a import?ncia da vis?o, ir?o entrar em contato com obras importantes da cultura brasileira, de modo ? externalizarem suas observa??es a respeito destas.
?
8. Ap?s a confec??o dos quadros, os mesmos podem ser expostos na escola.
** Outros experimentos que tamb?m podem ser realizados s?o:
?
?
?
?
9. A fim de agu?ar ainda mais a percep??o sobre a import?ncia da vis?o, apresente ?s crian?as a seguinte can??o:
Fonte: http://www.palavracantada.com.br
?
OLHA O NEN?PALAVRA CANTADAParticipa??o especial de: Fernanda Takai |
Olha o Nen? Nen? nanar Olhar t?o simplesmente... nen? nanar Olhar pro c?u Pro c?u azul Olhar um passarinho...? um urubu ? Olhar nen?...nen? chegar Chegando assim t?o lindo... de se olhar Olhar l?, na linha do horizonte L? onde tem um parquinho que se esconde ? Voc? nasceu e abriu os olhos A luz do nen? no meu olhar E eu vi que o mundo era bonito ver ? Olhar para dentro do seu olhar Como ? bonito, lindo do seu olhar |
Dispon?vel em: http://www.palavracantada.com.br/audios
?
10. Com base nessa m?sica, oriente as crian?as a reproduzirem coletivamente, os elementos que comp?em a can??o. Para isso, pode-se confeccionar um quadro de papel craft, o qual pode ser feito da seguinte maneira:
Materiais:
- Uma folha de papel craft 50x50 cm;
- Tinta a ?leo de diferentes cores (que poder? ser substitu?da por guache, caso seja necess?rio);
- L?pis ou giz preto;
- Pinc?is de diferentes tamanhos;
- Recipientes com ?gua;
- Retalhos de tecido para limpar os pinc?is;
- Cavaletes (um para cada papel, para apoia-los);
- Um peda?o de papel?o ou madeira nas dimens?es do papel craft.
?
Procedimentos:
- Com o aux?lio de fita adesiva prenda o papel craft na madeira ou papel?o de modo que n?o solte.
- Pe?a para que, com o aux?lio do l?pis ou giz preto, as crian?as fa?am os desenhos selecionados a partir da m?sica ouvida;
- Em seguida, escolhem-se as cores e os pinc?is. Com isso, deixe que cada crian?a pinte seu desenho da forma que mais lhe agrade.
?
Resultados:
Ao final exponha os quadros na escola.
?
Atividade 2: Por onde eu vejo? Conhecendo as caracter?sticas de nossos olhos.
1. Continuando a discuss?o da atividade anterior, a partir do descobrimento das crian?as sobre os diferentes objetos/imagens que enxergamos e do que precisamos para isto. Introduza mais diretamente a tem?tica da vis?o, chamando a aten??o para o ?rg?o respons?vel. Para isso, em uma roda de conversa fa?a o seguinte questionamento:
- O que precisamos para ver?
- Onde fica esse ?rg?o?
- Como ele ??
?
2. Em seguida, realize o seguinte experimento:
Experimento 3: Observando meus olhos
Objetivo: Observar e distinguir as caracter?sticas dos olhos.
Materiais:
- Um espelho grande, ou um espelho pequeno para cada crian?a.
Procedimentos:
- Na pr?pria sala de aula entregue um espelho pequeno para cada crian?a, ou pe?a para que se posicionem na frente do espelho grande (se tiver dispon?vel algum na escola). Instigue as crian?as a observarem seus olhos, destacando as caracter?sticas do mesmo, como por exemplo:
- Como s?o seus olhos?
- Onde eles ficam?
- O que t?m neles?
- Qual ? a cor?
- Qual ? o tamanho?
?
- Ap?s feita as quest?es, entregue para cada crian?a uma folha de papel sulfite e, com o aux?lio dos l?pis de cor, hidrocor, giz de cera; etc. oriente cada crian?a a reproduzir na folha os seus olhos.
?
Resultados:
- A partir da observa??o dos olhos, as crian?as poder?o compreender mais sobre este ?rg?o e suas caracter?sticas.
?
3. Ap?s a observa??o, em uma roda de conversa, traga novos questionamentos ?s crian?as, de modo a possibilitar a reflex?o acerca deste ?rg?o:
- Ser? que todos os olhos s?o iguais?
- Os meus olhos s?o iguais aos do (falar o nome de um aluno/a da turma)?
- E os olhos da/o (nome de um aluno/a) s?o iguais aos do/a (outro nome de aluno/a)?
- Em que eles s?o diferentes?
- Nossos olhos s?o iguais aos dos animais?
- Quais outros olhos que conhecemos que s?o diferentes?
?
4. A partir desta discuss?o, pode-se apresentar ?s crian?as diversas figuras de animais, dentre eles: coruja; peixe; gato; elefante; formiga; borboleta; abelha; sapo; etc. E com isto, pedir para que as crian?as comparem os diferentes olhos de cada um desses animais.
?
5. Pode-se tamb?m, para ilustrar ainda mais esta discuss?o, utilizar a seguinte literatura:
RITER, Caio. A vis?o do pav?o. Editora: Edelbra.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
* Para dinamizar a hist?ria, procure ia apresentando as p?ginas do livro para as crian?as. Sugere-se tamb?m, que ap?s a conta??o, as crian?as manuseiem a obra para melhor visualizar os elementos que a comp?em.
?
5. Ap?s esta apresenta??o e discuss?o acerca dos diferentes formatos de olhos. Procure introduzir os elementos que formam os olhos como: ?ris, pupila. Para isso, apresente ?s crian?as o seguinte v?deo:
Vis?o, dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=Bx7xUA18wf4
* Outros recursos que tamb?m podem ser utilizados para explicar a vis?o s?o:
?
?
?
?
?
?
6. Em seguida, em uma roda de conversa, ap?s a apresenta??o do v?deo, procure destacar os principais conceitos apresentados. Para isso, questione:
- Onde fica a ?ris?
- Onde fica a pupila?
- Pelo o que cada uma ? respons?vel?
?
7. A partir da discuss?o feita, reproduza com as crian?as um olho, de modo a fixar seu formato e as partes que o formam, bem como agu?ar a criatividade das crian?as. Desta forma, sugere-se que cada crian?a dividida em grupos de 2 ou 3 alunos, a partir do contorno de um olho reproduzam cada uma das partes que o formam, procure ir destacando a ?ris e a pupila, de modo que as crian?as possam identifica-las e representa-las em suas produ??es.
?
Atividade 3: Por que algumas pessoas n?o veem, como eu vejo?
?
1. A partir da releitura e apresenta??o dos conceitos sobre a vis?o retome cada um deles, de modo que as crian?as possam compreend?-los. Desta forma, inicie trabalhando com a defici?ncia visual. Para isso, em uma roda de leitura apresente ?s crian?as a seguinte personagem da turma da M?nica:
Dorinha:
Fonte: http://www.turmadamonica.com.br
?
- Hist?ria: ?Dorinha, a nova amiguinha?, dispon?vel em: http://www.monica.com.br/comics/dorinha/welcome.htm
?
- Dorinha: Turma da M?nica: http://www.monica.com.br/mural/dorinha.htm
?
- E ainda o livro: SOUZA, Mauricio de. Oi, eu sou a Dorinha. Editora: CEDIC.
Fonte: http://www.livrariacultura.com.br
?
2. Com base na apresenta??o da personagem ?Dorinha?, em uma roda de conversa, questione as crian?as sobre a defici?ncia visual, de modo a levantar as hip?teses e impress?es que os mesmos tem a respeito desta:
- Quem ? a Dorinha?
- Como ela ??
- Ela v? como n?s? Por qu??
- Ser? que ela ? triste por ser assim?
- Como devemos tratar a Dorinha?
- Ser? que ela pode ser nossa amiga?
- Voc?s conhecem mais algu?m se parece com a Dorinha? Quem?
?
3. A inten??o desta atividade ? conscientizar as crian?as sobre a import?ncia de respeitar o pr?ximo. Por isso, procure esclarecer que assim como n?s somos uns diferentes dos outros, temos olhos uns diferentes dos outros, alguns amigos n?o podem ver como n?s, o que significa que eles percebem o mundo de outras formas al?m da vis?o. Assim, ainda dispostas em uma roda, coloque uma venda em cada crian?a, oriente-as a ficarem paradas e entregue um objeto diferente a cada uma delas. Desta forma, oriente-as a manipularem e sentirem este objeto, imaginando a cor, textura, formato, etc.
Antes de tirar as vendas das crian?as, retire os objetos e coloque o nome de cada crian?a neles, depois guarde-os, para que as crian?as n?o os vejam.
- Retire as vendas e entregue uma folha de papel sulfite para cada crian?a, oriente-as ent?o, a reproduzirem, sem ver, o objeto por elas manipulado.
- Por fim, quando todos os desenhos estiverem prontos, entregue o objeto para que as crian?as comparem.
- Procure deixar claro que a vis?o ? muito importante, por?m, quando n?o a temos nossos outros sentidos trabalham, nos ajudando a ?ver? aquilo que est? ? nossa volta.
?
** Outro recurso que pode ser utilizado nesta atividade ?:
?
?
?
?
?
- Salientamos a import?ncia de adapta??o do material e das atividades sugeridas ? cada faixa et?ria.
?
** Para esta atividade tamb?m, poder?o ser utilizadas outras literaturas como:
BICHO ESPERTO. Eu tenho defici?ncia visual. Cole??o: Inclus?o Educacional.
RIBEIRO, Nye. Os olhos de ver. Editora: Roda & Cia.
RUTH, Rocha. O menino que aprendeu a ver. Quinteto Editorial.
SANTOS, Jorge Fernando dos. As cores do mundo de Lucia. Editora: Paulus
SECCO, Patricia Engel. A felicidade das borboletas. Editora: Melhoramentos.
?
*** Outros experimentos e ideias para trabalhar este tema, tamb?m podem ser encontrados no livro:
ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea, 2011.
Fonte: http://www.grupoatomoealinea.com.br/ensinando-ciencias-na-educacao-infantil.htm
Nome | Tipo |
---|---|
?rg?os de sentidos - atividade 6: Tem um rato na gaiola? | Experimento pr?tico |
Olho | Hipertexto |
?rg?os de sentidos - atividade 1: Ser? que eu vejo alguma coisa dentro da lata? | Experimento pr?tico |
a) Livros sobre o Ensino de Ci?ncias:
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULGA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
?
b) Sites de experimentos:
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse do aluno pelo assunto trabalhado, sua participa??o e envolvimento nas diferentes situa??es propostas; a intera??o e reflex?o em grupo, a compreens?o da tem?tica, por meio da express?o de suas ideias, sentimentos, observa??es, conclus?es.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade: com os conceitos e discuss?es da aula, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 colegas, e pe?a para que cada grupo invente uma hist?ria diferente, na qual seja contemplada todas as informa??es sobre a vis?o. Ao final, pe?a para cada grupo criar um ?Teatro de Sombras?, de modo a confeccionar as personagens que ir?o explicar e contar sobre o que foi aprendido. Tal atividade pode ser feita com o aux?lio de diferentes materiais como: cola; tesoura; tiras de papel; massinha de modelar; cola colorida; glitter; lantejoulas; peda?os de EVA; tecido; hidrocor; tinta; galhos secos; flores; terra; grama; etc.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.