![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
D?bora Alfaro S?o Martinho da Silva ![]() SAO CARLOS - SP Universidade Federal de S?o Carlos |
Alessandra Arce e Michele Varotto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educa??o Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Perceber e distinguir informa??es recebidas do ambiente atrav?s do som.
Compreender a fun??o da audi??o.
N?o h? necessidade de conhecimentos pr?vios.
?
ATIVIDADE 1:
1. O professor iniciar? a aula com a leitura do livro: O ouvido, de Mandy Suhr e Mike Gordon. Editora Scipione.
Fonte: Editora Scipione
?
2. Junto com a leitura, o professor poder? apresentar algumas quest?es e desenvolver um debate sobre o tema narrado.
* Como sugest?o para o debate, o professor poder?, inicialmente, solicitar que prestem aten??o nos sons de entorno e, em seguida, questionar:
- O que podemos ouvir?
- Alguns sons nos transmitem alegria, tristeza, sono, irrita??o etc. Que sons deixam voc?s alegres e animados? E tristes? e com sono?
- Podemos ver o som?
- Como sabemos que o som existe? (Podemos ouvi-lo)
- Por meio de que ?rg?o, conseguimos ouvir o som?
- Quais tipos de sons voc?s conhecem?
- Voc?s gostam mais de sons altos ou baixos, r?pidos ou lentos, fortes ou suaves?
- Como voc?s se sentem ao ouvir o som da passagem de um avi?o? De um liquidificador?
?
3. No debate, o professor dever? destacar a import?ncia dos ouvidos para os seres vivos e os cuidados que devemos ter com eles. Para isso pode questionar:
- O nosso ouvido, a nossa audi??o, al?m de nos permitir ouvir os sons, ser? que ela serve para mais alguma coisa? Ser? que ela nos alerta de algum perigo? Qual?
- Todas as pessoas podem ouvir? Voc?s conhecem alguma pessoa que n?o ouve? Como ela faz para se comunicar? Voc?s conhecem a l?ngua de sinais (libras) que elas usam?
- Os ouvidos externos (orelhas) dos animais s?o iguais as nossas? Ser? que eles ouvem da mesma forma que os seres humanos? Ouvem melhor? Por que alguns animais tem a audi??o t?o desenvolvida? Ser? que ? uma forma de prote??o?
* Se o professor preferir poder? propor pesquisas sobre estas quest?es. N?o aprofundaremos estes assuntos, pois requerem aulas espec?ficas. Por?m, ficam como sugest?es para que o professor.
?
4. De modo que as crian?as possam perceber como o som se propaga no ar, o professor poder? realizar o seguinte experimento:
?
- Xilofone
a) O professor dever? apresentar aos alunos v?rias garrafas de vidro de mesmo tamanho e forma, solicitando que, eles soprem dentro de cada uma delas, observando o som produzido.
b) Registrar as observa??es dos alunos na lousa.
c) Coloque ?gua com um pouco de corante aliment?cio, para poder visualizar melhor o que ir? acontecer.
d) Encha as garrafas com diferentes volumes de ?gua, de modo crescente: indo do menor para o maior.
e) Em seguida assopre dentro de cada garrafa, observando o que acontece com a ?gua e o som produzido.
f) O professor dever? perguntar aos alunos quais garrafas apresentaram o som mais alto e o mais baixo, para em seguida explicar-lhes que o som mais alto, obtido nas garrafas com menor quantidade de ?gua, ? denominado de agudo; e o som mais baixo, chamado de grave ? encontrado nas garrafas com maior n?mero de ?gua. Isto se deve ao fato de que, quanto mais ar houver na garrafa, menor ser? sua vibra??o e a frequ?ncia da nota musical. E quanto menos ar houver na garrafa, maior ser? sua vibra??o e a frequ?ncia da nota musical. Esta explica??o dever? ser feita conjuntamente com a demonstra??o do experimento. O que tamb?m poder? ser feito por meio de uma dinamiza??o.
?
* Tamb?m dispon?vel em:
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_2.htm
http://www.cgomes.uac.pt/TE/Estagio/03-04/Brincar/Act1.htm
http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/glass.htm
?
*Sugest?o de outros experimentos com som:
?
- Sons graves e agudos.
Dispon?vel em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11512
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11015
?
- ?rg?os de sentidos - atividade 7: Isto se parece com qu??
Dispon?vel em:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11717
?
- Telefone sem fio.
Dispon?vel em:
http:// http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_1.htm
http://www.bbc.co.uk/education/dynamo/lab/yoghurt.htm
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10904
?
- Estetosc?pio.
* Neste experimento o professor poder? trabalhar os sons do corpo, questionando os alunos se ele faz algum tipo de som, quais eles j? ouviram (cora??o bater, o ronco da barriga etc.), propondo em seguida a confec??o do estetosc?pio e a audi??o dos sons do corpo.
Dispon?vel em:
http://nonio.fc.ul.pt/recursos/ciencias/som/som_2.htm
?
- Sobre o processo envolvido para a audi??o dos sons pelo ouvido. Som: T?mpano.
Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10940
?
5. Tamb?m poder? confeccionar alguns instrumentos de m?sicas, como chocalho, viol?o caseiro, tambor, pandeiro, xilofone etc. Algumas sugest?es podem ser encontradas nos seguintes sites:
- ?rg?os de sentidos - atividade 8: Ser? que vai dar som?
Dispon?vel em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/11719
?
ATIVIDADE 2:
1. Ainda como uma forma de sensibiliza??o e para estimular a curiosidade dos alunos acerca deste ?rg?o do sentido, o professor dever? realizar a leitura do livro: Grandes compositores: Vivaldi, ed. Ciranda Cultural, permitindo que os alunos manuseiem o livro, apresentando em seguida a m?sica asQuatro Esta??es de Vivaldi.
Fonte: Ciranda Cultural
Para baixar a m?sica, acessar o seguinte link:
http://www.superdownloads.com.br/download/84/antonio-vivaldi-quatro-estacoes/
?
2. Posteriormente solicita-se aos alunos que relatem oralmente e registrem por meio de desenhos o que sentiram ao ouvir os trechos que representam cada uma das esta??es.
?
3. Para finalizar a aula, o professor poder? apresentar o v?deo: Corpo Humano: ouvido. Dispon?vel em:
http://www.youtube.com/watch?v=rFuwPihOsw4
http://www.youtube.com/watch?v=3llrRe-0pmY&feature=fvwrel
http://www.youtube.com/watch?v=_PedqT6GMyE&feature=relmfu
?
ATIVIDADE 3:
1. O professor dever? apresentar ? classe diversos tipos de sons (como: fen?menos da natureza, meios de transportes, animais, instrumentos musicais etc). Esses sons podem ser encontrados no CD produzido pela Revista:Projetos Escolares; que pode ser baixado no link abaixo:
http://www.4shared.com/file/BFJoBXTo/MUSICAS_BINGO_SONS.html
?
2. Em seguida, o professor questionar? os alunos acerca de cada som ouvido, para que identifiquem o som com seu respectivo emissor. Para isso poder? se utilizar de algumas quest?es norteadoras:
- Do que ? este som?
- Onde podemos ouvi-lo?
- Ele ? forte ou ? fraco?
- ? baixo ou alto?
- O que voc?s sentem? Medo? Vontade de dan?ar? De ir a praia? De pular onda?
?
3. Ap?s a identifica??o oral dos sons e o relato das sensa??es das crian?as, o professor dever? entregar para cada aluno, fichas/cart?es com as figuras que representam os sons ouvidos na atividade anterior, para que eles possam agora relacionar os sons com seu respectivo s?mbolo (desenho/figura).
* O professor poder? confeccionar estas fichas/cart?es a partir das figuras que ser?o apresentadas no bingo de sons, que ser? utilizado como avalia??o. Para isso, dever? acessar o seguinte link:
Livros:
- GIBSON, Gary. Brincando com os sons. Ed. Callis.
- Ci?ncia hoje na escola: ver e ouvir, v. 5.
- SAGE, Angie. Cole??o Sentidos: audi??o. Ed. Vida.
- Enciclop?dia ilustrada do corpo humano. Ed. Girassol.
- Crian?a curiosa: os cinco sentidos. Ed. Salamandra.
- Crian?a curiosa: o corpo. Ed. Salamandra
- Mini Larousse dos cinco sentidos. Ed. Larrouse J?nior.
- Os cinco sentidos. Ed. Ciranda Cultural.
- NICOLIS, Giselda Laporta. Nossos 5 amigos. Ed. Porto de Ideias.
- BOSMANS. Peter. Os cinco sentidos.
- O grande livro animado do corpo humano. Impala Editores.
- BURKE, Lisa. Pequenos Cientista: corpo humano. Ed. Publifolha.
- GIRARDET, Sylvie e ROSADO, Puig. A casa dos cinco sentidos. Companhia Editora Nacional.
?
Livros sobre o Ensino de Ci?ncias para Educa??o Infantil:
- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ci?ncias na educa??o infantil. Campinas: Editora Al?nea.
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ci?ncias na escola. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ci?ncias por investiga??o. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html
- CENTRO DE DIVULFA??O CIENT?FICA E CULTURA - CDCC (2005). Explora??es em ci?ncias na educa??o infantil. S?o Carlos.
*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html
A avalia??o ser? realizada ao longo de todo o processo, e dever? ser considerado: o interesse, a participa??o, o envolvimento, a intera??o e reflex?o em grupo, a compara??o entre o resultado do experimento e das hip?teses iniciais, bem como as falas, as observa??es e as conclus?es realizadas pelas crian?as ap?s cada uma das atividades.
?
Como sugest?o de avalia??o, tamb?m poder? ser realizada a seguinte atividade:
1. Dever? ser entregue para cada crian?a uma cartela de bingo, contendo os sons trabalhados em aula. As cartelas poder?o ser encontradas no link abaixo:
http://www.4shared.com/file/CpYHuRYS/BINGO_DOS_SONS.html
2. Em seguida, o professor apresentar? um dos sons e pedir? que os alunos o identifiquem em suas cartelas. Dever? proceder assim, at? que um dos alunos tenha completado sua cartela de sons. Os sons dever?o ser apresentados de modo aleat?rio.
?
*Obs: A avalia??o encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educa??o Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investiga??o e reflex?o acerca das manifesta??es das crian?as: observa o que sabem fazer, o que pensam ? respeito dos fen?menos que observam, o que ainda lhes ? dif?cil entender, os interesses que possuem, as aquisi??es obtidas em vista de todo o processo vivido e em rela??o com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequa??o dos conte?dos propostos, no tempo e no ritmo de trabalho, para que assim, possa dar continuidade ao seu planejamento e ? apresenta??o de novos conte?dos e atividades, que visem a promo??o de situa??es significativas na aprendizagem da crian?a, fazendo-a avan?ar em seu desenvolvimento e na intera??o com o meio.