Portal do Professor

Início do Conteúdo

Geometria dos Fractais

Autor e Co-autor(es)

PAULO MARCELO CRAVO GALVAO imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

§  Utilizar a geometria dos fractais como motivação para o estudo da geometria plana.

§  Reconhecer fractais, observando que ao tomarmos um trecho do fractal, percebemos que tal trecho é semelhante ao fractal, apenas com uma redução na escala, do tamanho original.

§   Reconhecer padrões geométricos nos fractais.

§  Aplicar construção de polígonos e divisão de segmentos na construção de fractais.

Duração das atividades

4 AULAS DE 50 MINUTOS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

POLÍGONOS

Estratégias e recursos da aula

Professor, inicie a aula com a leitura do artigo Introdução aos Fractais, de Rodrigo Siqueira, contido no site: http://www.fractarte.com.br/artigos.php . Exiba imagens de fractais e analise o conceito de que fractais são objetos gerados pela repetição de um mesmo processo recursivo, apresentando auto-semelhança e complexidade infinita.  Em um fractal o todo está na parte e a parte está no todo. 

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4f/Fractal_Broccoli.jpg  

http://isabelpinto.wordpress.com/category/fractais/ 

http://pedrosmr.blogspot.com/2009/06/fractais.html 

Atividade 1 :

Divida a turma em grupos e proponha uma pesquisa na internet sobre fractais encontrados em elementos da natureza. Cada grupo deverá montar um painel contendo as imagens pesquisadas, relacionando cada imagem ao conceito de que o todo está em cada parte.

Atividade 2:

Uma atividade interessante é construir um fractal de papel como o mostrado na figura abaixo. As instruções para a construção do fractal, você encontra no site: http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm99/icm14/construir.htm

Atividade 3:Analise a curva de Von koch, também chamada de flocos de neve. No laboratório de informática, utilizando o software geogebra, proponha a construção da curva. Os alunos devem trabalhar em dupla e registrar, em uma folha de papel, quais foram as soluções encontradas para a resolução do problema.  

 http://www.fractarte.com.br/artigos.php 

Recursos Complementares

Download do geogebra: http://geogebra.softonic.com.br/ 

Avaliação

Avalie a aula através da participação dos alunos e dos registros feitos no laboratório de informática.