Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Biologia | Diversidade da vida |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | História | Cultura |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Educação Física | Esportes, jogos, lutas e ginásticas |
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Trabalhar diferentes valências físicas.
Integrar conhecimentos de Educação Física com diferentes componentes curriculares.
Atuar e respeitar diferentes grupos.
Para esta aula é necessário que os alunos dominem alguns temas, tais como: funções vitais do organismo; conhecimentos históricos e esportes.
Caro Professor, esta aula será organizada de forma a associar alguns temas interdisciplinares, porém, o esporte e a atividade física serão nossos eixos centrais.
Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001760/0000020790.jpg
ATIVIDADE I - ATIVIDADES NA QUADRA DE ESPORTES
Professor, encaminhe-se junto com os seus alunos para a quadra de esportes da escola. Divida a turma em 5 grupos com meninos e meninas e sugira que eles nomeiem os seus grupos.
A nossa 1ª atividade será com a turma dividida em 5 grupos e, ao pedido do professor os alunos responderão a uma pergunta comum a todos os grupos. O 1º grupo a acertar a resposta indicará um dos seus integrantes para executar um lance livre do basquetebol.
Dessa forma, a cada resposta correta o grupo poderá somar 2 pontos.
As perguntas deverão abordar os temas relacionados com essa aula. Por exemplo:
DICA 1 - Professor, sugiro que organize, previamente, um roteiro de perguntas sobre os temas a serem abordados na aula.
Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_R3T-Ia0quRI/TKYrNz9k2JI/AAAAAAAAAFk/u2a34sRG41s/s1600/gincana.jpg
ATIVIDADE II - DESAFIO DOS GRUPOS
Nesta parte da aula os grupos terão que elaborar 2 perguntas relacionadas com os temas propostos. Por exemplo, o grupo "A" desafiará o grupo"B" com uma pergunta e, caso o grupo "B" acerte a resposta deverá escolher um representante do grupo que terá o direito de executar um arremesso de handebol, na linha de 7 m, para um integrante do grupo "A" e, assim sucessivamente, até que todos os grupos tenham a oportunidade de perguntar e responder.
DICA 1 - Professor, estimule os seus alunos a realizarem um rodízio na execução das tarefas, permitindo que todos os alunos participem.
DICA 2 - Professor, peça aos alunos que, na semana anterior a esta aula organizem uma listagem de assuntos e perguntas para serem desenvolvidas nesta aula dos temas relacionados. Lembre-os que devem ser temas que estejam trabalhando na escola e, de disciplinas que estejam na grade escolar.
DICA 3 - Sugiro os seguintes temas:
Fonte: http://www.jctorres.com.br/jornal/images/stories/1001/dsc06498.jpg
ATIVIDADE III - SALA DE AULA - JOGO DA MÍMICA
Professor, encaminhe-se com seus alunos para a sala de aula e, mantenha a organização dos grupos.
Cada grupo escolherá um aluno que transmitirá por meio da MÍMICA para o seu grupo sobre temas relacionados a fatos históricos ou ciências.
Por exemplo:
Fonte: http://sp4.fotolog.com/photo/4/47/21/stefaniepaola/1286329905181_f.jpg
FINALIZANDO A AULA
Caro professor, ao final da aula debata com seus alunos o formato utilizado para esta aula através de jogos na abordagem de temas interdisciplinares. Pergunte aos alunos se há sugestões e críticas em relação as atividades.
Leia os artigos:
JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR NA SEMANA CULTURAL E ESPORTIVA -
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1910-8.pdf
ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM JOGOS EDUCATIVOS EM ESCOLA DE REDE ESTADUAL -
A avaliação será realizada através de um processo de discussão e debate com os alunos e, se os alunos se prepararam com antecedência para esta aula. Deve ser avaliado também se os grupos conseguiram responder as perguntas de forma correta.