Portal do Professor

Início do Conteúdo

Gincana Esportiva: brincando através de jogos culturais.

Autor e Co-autor(es)

Moacyr Barreto da Silva Junior imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Marcos Vinícios Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Biologia Diversidade da vida
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Cidadania e cultura contemporânea
Ensino Médio História Cultura
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Ciências Naturais Dietas e consumo de alimentos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar diferentes valências físicas.

Integrar conhecimentos de Educação Física com diferentes componentes curriculares.

Atuar e respeitar diferentes grupos.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para esta aula é necessário que os alunos dominem alguns temas, tais como: funções vitais do organismo; conhecimentos históricos e esportes.

Estratégias e recursos da aula

Caro Professor, esta aula será organizada de forma a associar alguns temas interdisciplinares, porém, o esporte e a atividade física serão nossos eixos centrais.

Gincana Cultural

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/galerias/imagem/0000001760/0000020790.jpg

 

 

ATIVIDADE I - ATIVIDADES NA QUADRA DE ESPORTES

Professor, encaminhe-se junto com os seus alunos para a quadra de esportes da escola. Divida a turma em 5 grupos com meninos e meninas e sugira que eles nomeiem os seus grupos.

A nossa 1ª atividade será com a turma dividida em 5 grupos e, ao pedido do professor os alunos responderão a uma pergunta comum a todos os grupos. O 1º grupo a acertar a resposta indicará um dos seus integrantes para executar um lance livre do basquetebol.

Dessa forma, a cada resposta correta o grupo poderá somar 2 pontos.

As perguntas deverão abordar os temas relacionados com essa aula. Por exemplo:

  • " 1ª pergunta: cite 3 órgãos do corpo humano".

 

  • " 2ª pergunta: defina frequência cardíaca"

 

  • " 3ª pergunta: como se chama o período da República anterior ao Governo Vargas?"

 

DICA 1 - Professor, sugiro que organize, previamente, um roteiro de perguntas sobre os temas a serem abordados na aula.

Gincana esportiva na escola

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/_R3T-Ia0quRI/TKYrNz9k2JI/AAAAAAAAAFk/u2a34sRG41s/s1600/gincana.jpg

 

ATIVIDADE II - DESAFIO DOS GRUPOS

Nesta parte da aula os grupos terão que elaborar 2 perguntas relacionadas com os temas propostos. Por exemplo, o grupo "A" desafiará o grupo"B" com uma pergunta e, caso o grupo "B" acerte a resposta deverá escolher um representante do grupo que terá o direito de executar um arremesso de handebol, na linha de 7 m, para um integrante do grupo "A" e, assim sucessivamente, até que todos os grupos tenham a oportunidade de perguntar e responder.

DICA 1 - Professor, estimule os seus alunos a realizarem um rodízio na execução das tarefas, permitindo que todos os alunos participem.

DICA 2 - Professor, peça aos alunos que, na semana anterior a esta aula organizem uma listagem de assuntos e perguntas para serem desenvolvidas nesta aula dos temas relacionados. Lembre-os que devem ser temas que estejam trabalhando na escola e, de disciplinas que estejam na grade escolar.

DICA 3 - Sugiro os seguintes temas:

 

  • HISTÓRIA GERAL
     
  • HISTÓRIA DO BRASIL
     
  • GEOGRAFIA
     
  • MATEMÁTICA
     
  • BIOLOGIA
     

 

Atividades de grupos

Fonte: http://www.jctorres.com.br/jornal/images/stories/1001/dsc06498.jpg

 

ATIVIDADE III - SALA DE AULA - JOGO DA MÍMICA

Professor, encaminhe-se com seus alunos para a sala de aula e, mantenha a organização dos grupos.

Cada grupo escolherá um aluno que transmitirá por meio da MÍMICA para o seu grupo sobre temas relacionados a fatos históricos ou ciências.

Por exemplo:

  • A queda do "MURO DE  BERLIM" na Alemanha;

 

  • A participação dos ANTICORPOS  na defesa do organismo;

 

  • O movimento de "DIRETAS JÁ" no Brasil;

 

  • O que é SUDORESE no corpo humano;

 

  • A criação de Brasília, etc.

 

Jogo da Mímica

Fonte: http://sp4.fotolog.com/photo/4/47/21/stefaniepaola/1286329905181_f.jpg

 

FINALIZANDO A AULA

Caro professor, ao final da aula debata com seus alunos o formato utilizado para esta aula através de jogos na abordagem de temas interdisciplinares. Pergunte aos alunos se há sugestões e críticas em relação as atividades.

Recursos Complementares

Leia os artigos:

JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO INTERDISCIPLINAR NA SEMANA CULTURAL E ESPORTIVA -

http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1910-8.pdf

 

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR COM JOGOS EDUCATIVOS EM ESCOLA DE REDE ESTADUAL -

http://www.ufpe.br/nehte/simposio/anais/Anais-Hipertexto-2010/Marcelo-Santos&Keyne-Ribeiro&Jonathan-Santos&Jose-Acacio-Moura&Simone-Lucena.pdf

Avaliação

A avaliação será realizada através de um processo de discussão e debate com os alunos e, se os alunos se prepararam com antecedência para esta aula. Deve ser avaliado também se os grupos conseguiram responder as perguntas de forma correta.