Suzana Maria Brito de Medeiros
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, na faixa etária de 7 a 8 anos, poderão:
Para vivenciar esta aula, os alunos precisam saber ler e interpretar informações.
A roda de leitura é um projeto que tem como intuito formar leitores. Esse projeto poderá se apresentar periodicamente na dinâmica de sala de aula.Sugerimos que para a roda de leitura sejam disponibilizados livros diversos. Esses livros poderão ser da biblioteca, sala de leitura, como também ser trazido de casa por cada criança com o objetivo de ficar na sala para que seja organizada durante o ano as trocas entre as criança (ciranda de livros ou ciranda de histórias).
Inicialmente o professor lança o projeto para a turma, explicando que semanalmente (preferencialmente às sextas-feiras) cada uma das crianças levará para casa um livro de sua escolha (dos livros disponibilizados no momento). Esse livro deverá ser lido.
A cada semana a professora poderá apresentar atividades diferentes de interpretação das obras lidas pelas crianças.
Inicialmente o professor poderá apresentar um livro lido e pontuar:
Para a realização dessas atividades os alunos precisarão ter escolhido, anteriormente, livros para ler, de acordo com seus critérios pessoais de apreciação. Uma vez tendo escolhido, eles poderão tê-los levado para casa, para leitura. A atividade a seguir deve ser realizada depois de a leitura feita, para que os alunos possam comentá-la para os demais colegas.
Atividade 1 – Compartilhando oralmente com os colegas
O professor deverá solicitar que os alunos se organizem em um círculo e que tenham os livros que escolheram à mão.
O professor pedirá que cada um dos alunos comentem para a turma sobre o livro lido, pontuando critérios de escolha, aspectos interessantes da obra, de modo que a classe se informe a respeito das obras que estão disponíveis para leitura na biblioteca, sala de leitura, ou acervo pessoal .
Atividade 2 – Construindo o diário do leitor
O professor também poderá disponibilizar para a turma a construção do diário do leitor. Esse diário consiste em um pequeno caderno, onde cada criança registrará: o título do livro lido, os personagens, construir um resumo, dentre outros aspectos que poderão ser acrescentados.
Atividade 3 – Propaganda do livro
Nesse dia o professor poderá pedir que cada um dos alunos imagine ser um vendedor de livros e apresente para a turma, através de uma propaganda o livro que leu. É importante que o professor anteriormente trabalhe com o grupo o que seja propaganda.
Atividade 4 – O bilhete
Ao final da leitura cada um dos alunos terá que apresentar um bilhete para um amigo, sugerindo que o mesmo leia o livro, além de anunciar o porquê.
O professor poderá registrar o desempenho de seus alunos nessas atividades pela ficha a seguir, principalmente na atividade 1:
Essa ficha foi sugerida no site: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/revisao-alem-ortografia.shtml
Comportamento leitor |
Sim |
Não |
Só quando incentivado por parceiros |
Apresentou a obra falando do título? |
|||
Apresentou a obra falando do autor? |
|||
Estabeleceu relação com outras obras já lidas, do mesmo autor? |
|||
Referiu-se ao gênero (se escolheu fábulas, porque gosta de fábulas, por exemplo, ou crônica, ou conto de fadas...)? |
|||
Referiu-se ao gênero (se escolheu fábulas, porque gosta de fábulas, por exemplo, ou crônica, ou conto de fadas...)? |
|||
Relacionou essa ilustração com outros do mesmo autor ou de diferentes autores? |
|||
Fez comentários sobre o tipo de ilustração e sua relação com o texto verbal (comentando, por exemplo, se a ilustração auxilia a compreensão apresentando informações complementares ao texto verbal, entre outros aspectos)? |
|||
Apresentou motivações pessoais para a escolha, relacionando com sua vivência, por exemplo? |
|||
Realizou apreciações sobre a obra relativas ao conteúdo? |
|||
Realizou apreciações afetivas sobre a obra? |
|||
Realizou apreciações relativas aos recursos estilísticos e estéticos utilizados pelo autor? |
|||
Leu um trecho de que tenha gostado muito? |
|||
Apresentou comentários críticos sobre as posições do autor apresentadas no texto (se for o caso), inda que implicitamente? |
|||
Recomendou a leitura aos colegas, explicando por quê? |
Sugerimos a seguinte bibliografia:
Lerner, Delia. Ler e escrever na escola - o real, o possível e o necessário. Porto Alegre (RS): Editora Artmed; 2002.
Rojo, Roxane H. R. Letramento e capacidades de leitura para a cidadania. SP: 2002.
Brakling. Kátia L. Sobre leitura e formação de leitores: qual é a chave que se espera?. EDUCAREDE: São Paulo (SP); 2003.
SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre (RS): Artmed; 1998.
Ao final da aula o professor deverá observar se as crianças: