Portal do Professor

Início do Conteúdo

Divisão do Angulo e Arco por dobradura

Autor e Co-autor(es)

Priscila Marquezine Gomes imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Santos Galvão

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar os elementos em um círculo de papel que possibilite a divisão de ângulo e arco por dobradura;

Reconhecer o passo a passo da divisão de um ângulo por dobradura;

Experimentar dividir ângulo e arco por dobradura em um círculo com ângulos novos.

Duração das atividades

Três tempos de 50 minutos cada

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Elementos da circunferência,traçado de circunferência.

Estratégias e recursos da aula

Professor, sugere-se de uma forma lúdica, apresentarmos para os alunos dobraduras em um círculo fazendo a divisão de vários ângulos e arcos.  

Separe a turma em 4 grupos e forneça 4 círculos de cartolina colorida.

Exemplo:

Oriente os alunos que podemos dividir e representar ângulos e arcos, usando as dobraduras.

Peça para aos alunos dobrarem e identificarem outros ângulos, exemplo: ângulos obtusos, retos.

Sugere-se que cada grupo escolha um angulo diferente para fazer as dobraduras.
Exemplo: Angulo de 30º,45º,90º e 120º.

Atividade 1:

Professor, traga para a sala de aula, guardanapos coloridos e ensine aos seus alunos o passo a passo de polígonos regulares.

Professor, sugere-se as dobraduras do hexágono, onde poderemos criar recortes rendados com papéis finos, como os de seda.                 

Atividade 2:

Apresente imagens de aplicações das dobraduras em tecidos onde aparecem sequências de ângulos.

 Exemplo:

Sugere-se a proposta de separar a turma em 4 grupos e criarem alguns guardanapos feitos de dobraduras, Oriente os alunos a observarem na execução ângulos e seus arcos.

Atividade 3:

Professor, sugere-se que os alunos se dividam em duplas e façam uma pesquisa de formas a partir de dobraduras.

Os temas podem ser livres e com categorias.

Oriente-os para anotarem alguns ângulos das formas escolhidas, e que possam representarem propostas criativas. Bons trabalhos!

Recursos Complementares

Sugerimos que as imagens sejam feitas no software Geogebra.

Abaixo link gratuito para download:

http://www.baixaki.com.br/download/geogebra.htm 

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:

Os alunos souberam identificar os elementos em um círculo de papel que possibilite a divisão de ângulo e arco por dobradura?

Os alunos souberam reconhecer o passo a passo da divisão de um ângulo por dobradura?

Os alunos souberam experimentar dividir ângulo e arco por dobradura em um círculo com ângulos novos.