Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo | Ci?ncias Naturais | Dietas e consumo de alimentos |
Ensino M?dio | Qu?mica | Propriedades das subst?ncias e dos materiais |
Ensino M?dio | Qu?mica | Transforma??es: caracteriza??o, aspectos energ?ticos, aspectos din?micos |
Aprender a:
Distinguir nos r?tulos a unidade de medida cal?rica, Kcal e perceber sua import?ncia e rela??o com a vida di?ria.
Construir o significado hist?rico das culturas afro e ind?gena na forma??o de nossa cultura brasileira (Lei n?. 10.639/03 Afro-Brasileira/ Lei n?. 11.645/08 Ind?gena).
Identificar a problem?tica envolvida no destino correto dos res?duos de frituras. (Lei n?. 9795/99 Educa??o Ambiental). Constatar a import?ncia dos conhecimentos qu?micos e verificar sua presen?a e aplicabilidade em assuntos do cotidiano, como na alimenta??o saud?vel.
Analisar corretamente uma tabela cal?rica e identificar os alimentos mais adequados para uma alimenta??o mais saud?vel.
Solu??es - Densidade -
Termoqu?mica (Medida cal?rica - Kcal)
Sugest?o:
Fornecer uma c?pia da aula com Roteiro/Conte?do/Atividades, para os alunos.
O material pode ser utilizado como instrumento de verifica??o da aprendizagem.
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Motiva??o
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Iniciar a atividade problematizando com os alunos se eles possuem um h?bito alimentar adequado.
Alimenta??o balanceada, na mesma hora todo dia, alimenta??o com um card?pio diversificado ou se eles consideram sua alimenta??o inadequada.
Diante das variadas opini?es, questione tamb?m se algum aluno tem por costume verificar a tabela cal?rica dos alimentos.
Cite alguns alimentos com excesso de calorias, citando como exemplo a Feijoada Brasileira, sendo o momento para questionar o gosto de cada um pela Feijoada.
Tamb?m pode ser conveniente perguntar se algum aluno j? preparou uma feijoada e de que forma?
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Dispon?vel em:
http://www.releituras.com/viniciusm_feijoada.asp
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Realizar uma breve pesquisa, um questionamento simples enumerando os gostos de cada aluno da sala pelo seus pratos preferidos, analisando se a feijoada faz parte do gosto dos alunos presentes.
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Imagem:
Fonte da imagem: http://receitasculinaria.blogs.sapo.pt/arquivo/714458.html
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Para complementar e de maneira a sugerir compara??es:
Realizar a leitura de um outro texto, desta vez, os alunos que at? ent?o estavam em c?rculo, podem formar grupos, de at? 4 alunos, para uma leitura compartilhada e discuss?o de opini?es dentro de cada grupo.
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O texto exemplifica outra receita de feijoada completa, momento ideal para comparar a feijoada de Vin?cius e a do texto da EJA.
Din?mica:
Para cada grupo, fornecer as quest?es abaixo, onde cada grupo formular? suas opini?es.
Eleger um orador para a explana??o das opini?es, de cada grupo.
Quest?es:
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Fonte da imagem: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/02_cd_al.pdf
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A leitura permite concluir que na culin?ria utiliza-se de muitos ingredientes, alguns saud?veis outros nem tanto, devendo ter o cuidado com os excessos e o modo de preparo.
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Podemos analisar o quanto de Kcal, cada por??o de feijoada possui, podendo ainda comparar as diferen?as cal?ricas entre as feijoadas, objeto das leituras anteriores.
Na atividade, aproveitar a forma??o dos grupos j? existentes.
Como cada grupo disp?e de informa??es a cerca dos motivos que uma receita ? mais cal?rica do que outra, pode-se:
Utilizando de tabelas cal?ricas, os alunos podem verificar as calorias extras, em decorr?ncia dos ingredientes diferentes de uma receita para outra.
Informa??o:
Uma pessoa adulta necessita em m?dia de 2500 Kcal, com algumas varia??es para homens e mulheres (dependendo das atividade f?sicas de cada um).
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Quest?es para o grupo:
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O orador do grupo dever? expor as informa??es obtidas durante a tarefa, podendo ainda entregar ao professor um relat?rio, com os resultados da tarefa.
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Exemplo de tabela cal?rica que pode ser usada como refer?ncia de consulta:
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Fonte da imagem: http://www.faac.unesp.br/pesquisa/nos/bom_apetite/tabelas/cal_ali.htm
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Com base na exposi??o de cada grupo, o professor pode:
Levantar o questionamento dos prov?veis motivos dos escravos consumirem tanto feij?o e sua rela??o com o trabalho pesado.
Os escravos tinham um gasto energ?tico bem alto, diferente da nossa realidade atual cercada por controles remotos, elevadores, escadas rolantes, vidros el?tricos e etc.
Dentre um dos muitos acompanhamentos da feijoada, devemos tamb?m focalizar, a utiliza??o da farinha de mandioca e sua import?ncia para as culturas ind?genas, n?o deixando de mencionar seu alto valor energ?tico.
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Formar grupos (4 alunos em cada grupo).
Quest?es para discuss?o e reda??o das opini?es do grupo.
Chamar a aten??o para os acompanhamentos da Feijoada:
Couve ? rica em antioxidantes, anticancer?genos cont?m Betacaroteno (Vitamina A) melhora o sistema imunol?gico.
Motivos da utiliza??o da Laranja. (Explica??o).
Fonte da imagem: http://glimasgourmet.blogspot.com/2009/08/feijoada-litght.html
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Propriedades Qu?micas da Laranja:
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Estes s?o alguns dos argumentos favor?veis para a utiliza??o da laranja com a feijoada.
Leitura do Texto 21 ? Irm?os da Floresta. P?gina 50 - (Cole??o Cadernos da EJA ? Caderno Diversidades e Trabalho).
Fonte da imagem: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/02_cd_al.pdf
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Din?mica da Leitura:
? indispens?vel que todos os alunos realizem a leitura de um trecho do texto, anotando em seus cadernos poss?veis d?vidas.
Durante a leitura do texto o professor deve instigar seus alunos a falar suas d?vidas de compreens?o do texto.
Ap?s a leitura do texto, empreenda um debate, disponha a turma em c?rculo e permita que todos coloquem suas opini?es sobre o texto.
O professor direcionar? as discuss?es, focalizando as pr?ticas ind?genas de boa conviv?ncia com o meio ambiente e o cultivo da mandioca, um dos ingredientes da nossa feijoada. Refor?ando novamente a import?ncia das diversas etnias na constru??o de nossa sociedade.
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O professor pode tamb?m dividir a turma em 2 grupos:
A cada aluno do grupo ser? entregue um cart?o, onde cada aluno ir? escrever uma palavra, que melhor defina a rela??o do ?ndio com:
Assim, cada grupo pode de maneira coletiva ou individual expor suas opini?es a respeito do entendimento do texto e da cultura ind?gena.
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Outros poss?veis questionamentos aos alunos:
A maioria aprecia a farinha de mandioca, de que forma? Temperada, natural, em acompanhamento a outros pratos, enfim, fomentar a import?ncia de respeitar os h?bitos alimentares de outras culturas.
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N?o deixar de mencionar a quest?o ambiental. Os res?duos provenientes das cozinhas, principalmente o ?leo de frituras.
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Fonte da imagem: http://ateliedenovidades.files.wordpress.com/2010/05/cozinha-oleo.jpg
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Um dos principais aspectos levantados nesta aula ? a quest?o das calorias dos alimentos e indiscutivelmente as frituras s?o as vil?s neste aspecto.
Mas paralelamente outro quesito tamb?m gera preocupa??es, os res?duos desta pr?tica, os ?leos de frituras j? utilizados. Ricos em subst?ncias t?xicas e considerado um grande poluidor ambiental.
O descarte correto do ?leo de fritura contribui de maneira significativa para a preserva??o dos recursos h?dricos, pois, existe aqui a rela??o do conceito qu?mico densidade (?gua e ?leo n?o se misturam) o que agrava seu efeito poluidor.
Culminando com os momentos finais da aula, ? de extrema relev?ncia tentar enumerar sugest?es, mencionar as dificuldades, e descobrir erros, acertos com rela??o ao descarte dos res?duos das frituras.
Observa??o:
Durante a explana??o o professor pode utilizar de imagens, que podem ser salvas em um pendrive, CD ou DVD, para serem visualizadas em um monitor ou projetor, para melhor exemplifica??o das informa??es.
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Fonte da imagem: http://www.sorocaba.unesp.br/noticias/?n=169
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Descri??o da Atividade para os alunos:
Iniciar a atividade com a apresenta??o do v?deo - Reciclagem ?leo de cozinha.
Fonte da imagem: http://www.youtube.com/watch?v=iQeJLsW99vw
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Com a finaliza??o do v?deo os alunos devem realizar a seguinte atividade:
Distribuir folhas para os integrantes dos grupos que j? est?o formados.
Cada integrante deve citar como ? realizado o descarte do ?leo usado em suas casas. Onde ele ? descartado?
O grupo deve enumerar as prov?veis dificuldades que tornam o aproveitamento adequado do ?leo de fritura, uma pr?tica pouco adotada pelas pessoas em geral.
O grupo dever? mencionar poss?veis solu??es para um encaminhamento mais adequado dos res?duo, enumerando as ideias do grupo.
O l?der do grupo fica encarregado de transmitir as ideias e sugest?es dos membros de cada grupo. O professor pode pedir para que o orador n?o seja o mesmo das atividades anteriores, tornando a atividade mais din?mica e participativa.
Ap?s a apresenta??o dos grupos realizar a atividade pr?tica, onde ficar? demonstrado as propriedades espec?ficas que a ?gua e o ?leo apresentam.
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T?tulo: ?leo e ?gua.
Fonte da imagem: http://www.fcfar.unesp.br/alimentos/bioquimica/introducao_lipidios/introducao_lipidios.htm
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A descri??o detalhada da atividade pr?tica est? inserida no Caderno do professor/ Diversidades e Trabalho ? p?gina 90.
Dispon?vel em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/02_cd_pr.pdf
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Nome | Tipo |
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Medidor de densidade | Experimento pr?tico |
Tabelas Cal?ricas.
Dispon?vel em:http://semprevidalight.blogspot.com/2009/02/vida-light.html Acesso em: 10/03/2011
V?deos:
Reciclagem ?leo de cozinha, explica??es de como fazer sab?o caseiro. Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=H3oRKfiEr8k Acesso em: 10/03/2011
Conte?dos Diversos:
Blog: Ensino de Qu?mica
Ser? baseada no envolvimento e na realiza??o das atividades propostas para os alunos.
Os alunos devem elaborar um relat?rio contendo a descri??o, desenvolvimento e aspectos qu?micos estudados e observados na realiza??o da atividade pr?tica - ?leo e ?gua. Para facilitar o andamento da atividade o professor pode fornecer um esquema previamente elaborado.
Os alunos devem ainda propor outros experimentos para avaliar a densidade de produtos que s?o utilizados em seu cotidiano. Como sugest?o, realizar a brincadeira do afunda ou n?o afunda, aproveitando os materiais escolares como l?pis, canetas, giz entre outros.
No desenvolvimento da atividade o professor pode verificar se o aluno est? apropriando-se da linguagem e dos conte?dos qu?micos envolvidos.
Aprender a calcular a densidade de objetos de formato irregular, utilizando uma proveta graduada, uma balan?a e calculadora, ?tima oportunidade para estabelecer a fixa??o e revis?o de conceitos j? estudados, como o c?lculo da densidade.
A avalia??o pode residir no desempenho dos alunos em calcular as diferentes densidades dos objetos dispon?veis no momento da aula pr?tica, usando como refer?ncia a densidade da ?gua pura 1g/cm3.
Uma outra possibilidade de verifica??o da aprendizagem ? pedir para que o aluno analise um r?tulo qualquer e consultando a tabela cal?rica, ele seja capaz de identificar as quantidades de Kcal que cada por??o da subst?ncia fornece. Atividade envolvendo c?lculos de regra de tr?s simples.
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BRASIL. Cole??o cadernos EJA. Bras?lia: MEC, SECAD, 2007.
SARDELLA, Antonio; Curso Completo de Qu?mica. S?o Paulo: Editora ?tica, 2? Edi??o 1999.
Quem ? que n?o gosta de uma feijoada? Dispon?vel em: http://www.copacabanarunners.net/feijoada.html. Acesso em: 10/10/2010.
MOURA, Neila Camargo de; CANNIATTI-BRAZACA, Solange Guidolin. Avalia??o da Dispobilidade de Ferro de Feij?o Comum (Phaseolus vulgaris L.) em Compara??o com Carne Bovina. Ci?nc. Tecnol. Aliment., Campinas, 26(2): 270-276, abr.-jun. 2006. Dispon?vel em: http://www.scielo.br/pdf/cta/v26n2/30172.pdf. Acesso em 02/11/2010.