Portal do Professor

Início do Conteúdo

Biodiversidade do Brasil: Amaz?nia

Autor e Co-autor(es)

Elba Rosa Cavalcante de Vasconcelos imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria da Concei??o de Oliveira Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ci?ncias Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Refletir acerca do conceito de biodiversidade.

 Compreender o conceito de fauna e flora. I

dentificar algumas plantas e animais típicos da floresta Amazônica.

 Ler e interpretar textos. Compreender a importância da preservação ambiental.

Duração das atividades

3 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Biodiversidade do Brasil: Amazônia

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1

Converse com as crian?as sobre o que significa a palavra biodiversidade. Anote as respostas dos alunos em papel madeira. Em seguida, assista ao v?deo sobre diversidade. Depois reflitam sobre o v?deo e  pesquisem no dicion?rio o conceito de biodiversidade. Cada crian?a ir? escrever o seu conceito de biodiversidade em seu caderno.

V?deo: 2010 Ano Internacional da Biodiversidade.wmv

 http://www.youtube.com/watch?v=o_0UgXfvJJ8&feature=related

http://biobrasil.wikidot.com/a-biodiversidade-brasileira

ATIVIDADE 2

Entregue para as crian?as um texto que fale sobre a diversidade do Brasil. Pe?a para elas acompanharem a leitura. Depois conversem sobre o que leram no texto. As crian?as  ir?o fazer um desenho do que entenderam na leitura.

Sugest?o de texto:

BIODIVERSIDADE BRASILEIRA

O Brasil ? um pa?s de propor??es continentais: seus 8,5 milh?es km? ocupam quase a metade da Am?rica do Sul e abarcam v?rias zonas clim?ticas ? como o tr?pico ?mido no Norte, o semi-?rido no Nordeste e ?reas temperadas no Sul. Evidentemente, estas diferen?as clim?ticas levam a grandes varia??es ecol?gicas, formando zonas biogeogr?ficas distintas ou biomas: a Floresta Amaz?nica, maior floresta tropical ?mida do mundo; o Pantanal, maior plan?cie inund?vel; o Cerrado de savanas e bosques; a Caatinga de florestas semi-?ridas; os campos dos Pampas; e a floresta tropical pluvial da Mata Atl?ntica. Al?m disso, o Brasil possui uma costa marinha de 3,5 milh?es km?, que inclui ecossistemas como recifes de corais, dunas, manguezais, lagoas, estu?rios e p?ntanos.A variedade de biomas reflete a enorme riqueza da flora e da fauna brasileiras: o Brasil abriga a maior biodiversidade do planeta. Esta abundante variedade de vida ? que se traduz em mais de 20% do n?mero total de esp?cies da Terra ? eleva o Brasil ao posto de principal na??o entre os pa?ses megadiversos.

Texto retirado do site: http://www-man.blogspot.com/2010/09/biodiversidade-brasileira.html

ATIVIDADE 3

Converse sobre o que ? animais  plantas tipicas de uma regi?o. Mostre para as crian?as um v?deo sobre a Floresta Amaz?nica um importante ecossistema do Brasil. Monte um jogo da mem?ria com as crian?as de plantas e animais tipicos da Amaz?nia usando imagens recortadas de revistas.

Fonte: http://www-man.blogspot.com/2010/09/biodiversidade-brasileira.html

ATIVIDADE 4   

Entregue para as crian?as um texto com a  m?sica biodiversidade de Xico Esvael. Pe?a para elas acompanharem a leitura. Depois conversem sobre o que leram no texto. As crian?as ir?o cantar e  fazer um desenho para representar a m?sica. Organize um painel com os desenhos e exponha no mural da escola.

Biodiversidade

Xico Esvael

Composi??o: Xico Esvael

Ai, que bom que seria se ainda houvesse um rio pra pescar

 Ficar na ribanceira pregui?a lombeira, sem se preocupar.

 Ai, que bom que seria ver os passarinhos as asas soltar

Numa geometria de dan?a e magia num doce voar.

?

 Ai, que bom que seria ver plantas e frutos num grande pomar

 Estender uma rede embaixo da paineira s? pra descansar

 Ai, que bom que seria ver a nattureza se esverdear

 Numa bela paisagem que faz a miragem gostosa de olhar.

?

Ai, que bom, ai, que bom,

Ai que bom ver a vida nascer.

 Ai, que bom, ai, que bom,

Ai, que bom, ser feliz ? viver.

Ai, que bom que seria n?o ter bicho extinto em todo lugar recriando a ideia do bom

 Criador s? pra nos regalar.

 Ai, que bom que seria n?o ser mais preciso ter que aniquilar.

 Esta diversidade que a natureza nos deu pra amar.

Ai, que bom que seria se os povos da terra pudessem manter

As suas culturas, criatividade pra gente aprender

Ai, que bom que seria se a humanidade pudesse entender

Que a vida ? criada pra ser partilhada e n?o pra morrer.

?

Ai, que bom, ai, que bom,

Ai que bom ver a vida nascer.

 Ai, que bom, ai, que bom,

 Ai, que bom, ser feliz ? viver.

http://letras.terra.com.br/xico-esvael/730899/

Recursos Complementares

Avaliação

 Registre o processo de aprendizagem das crian?as considerando se elas conseguem:

Refletir acerca do conceito de biodiversidade. 

Compreender o conceito de fauna e flora.

Identificar algumas plantas e animais t?picos da floresta Amaz?nica.

Ler e interpretar textos.

Compreender a import?ncia da preserva??o ambiental.