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Começar pelo termo “textura” na arte. Explique que a textura define o
aspecto de uma superfície. Peça às crianças que passem a mão na
carteira, depois nos cabelos, na pele, na roupa que estão usando.
Pergunte a elas: as superfícies possuem as mesmas características?
Elas certamente vão responder que não. Insista e pergunte o que elas
perceberam de diferente entre a carteira, os cabelos, a pele e a
roupa? Deixe que as crianças comentem mais livremente o que sentiram,
como perceberam cada superfície tocada pelas mãos.
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A partir dos comentários das crianças, formule com elas o conceito de
textura. Organize no quadro de giz, de um lado “textura tátil” do
outro, “textura visual”. Escreva alguns dos comentários das crianças
do lado da “textura tátil”, pois a experiência que elas acabaram de
vivenciar tem a ver com ela. O que sentiram: aspereza, enrugado, liso,
fino, quente, fria, macia, etc. Explique que esses aspectos tem o nome
de “textura” na arte e acrescente que a textura visual é a
possibilidade de criar a ilusão de superfícies variadas no desenho, na
pintura, na fotografia, etc. Ou seja, a textura visual não pode ser
sentida pelas mãos, no contato direto, mas ela simula a existência de
superfícies com características diversas: granulada, listrada, lisa,
áspera, e assim por diante.
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Agora é um bom momento para apresentar as imagens das pinturas
corporais realizadas pelos nossos índios e índias:
http://4.bp.blogspot.com/_HKBbwjPiuvo/Rr2XmrtKgRI/AAAAAAAAAUY/cIhi9-Sw7Cg/s400/pinturacorpo.jpg
Chame atenção das crianças para a geometrização e repetição das formas e
das cores.
http://www.kaxi.com.br/imagens/t04noticias/indiocinco.jpg
A partir dessa imagem, reforce a ideia de que para ser considerado
textura visual necessita de uma regularidade entre os traços, além da
repetição.
http://4.bp.blogspot.com/_hwtjgqYo5kQ/SrfQE2yzYZI/AAAAAAAAAH0/E8IobN9XdMk/s400/Artemarajoarasantarem.JPG
Os trabalhos em cerâmica (acima) em primeiro plano são Marajoara e do
fundo, da cultura Santarém, possuem belos efeitos de textura. As cores
foram obtidas através do barro líquido com coloração branca com o uso de
caulim e o preto com jenipapo.
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Pergunte se as crianças já haviam visto as pinturas que os indígenas
são capazes de fazer não apenas em seus corpos, mas também em vasos e
utensílios domésticos, de caça, etc. Se elas fazem parte de grupos
indígenas ou estão próximas de aldeias ou reservas, ressalte a
presença do trabalho de textura na cultura indígena. Mencione que as
pinturas corporais indígenas têm um significado simbólico e que são
realizadas a partir de rituais próprios de cada tribo. Lembre ao
alunado que a cultura indígena faz parte das raízes culturais de nosso
país e por isso mesmo, é preciso conhecer melhor e se apropriar dos
conhecimentos de nossos antepassados.
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Após a observação das imagens (ou do próprio utensílio ao vivo, caso
tenha acesso), sugira que o grupo pesquise mais referências de
texturas gráficas criadas pelos povos indígenas. A partir da pesquisa
realizada, pedir que as crianças, em tiras de papel (pode ser qualquer
papel: sulfite, canson, pardo e outros) e utilizando uma pena (que
pode ser feita de bambu ou mesmo uma pena de galinha) com nanquim,
criem padrões variados.
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Motive as crianças a alterar os padrões em grafismos que vão explorar
linhas quebradas, angulares, de forma simples e repetitiva. Nesse
trabalho serão explorados os efeitos de branco e preto. Veja o exemplo
abaixo. O desenho foi realizado por indígenas brasileiros.
http://4.bp.blogspot.com/_kik4-29ukEU/SZogdMz3JTI/AAAAAAAAARU/-R5RgcUSSIk/s320/PB210075-ointura+indigena.jpg
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Comente com as crianças que os indígenas produzem suas próprias tintas
a partir de sementes e plantas, que as cores que comumente aparecem
são o vermelho, o preto, o amarelo e o branco. Num exercício
posterior, pode se pedir que as crianças repitam os grafismos criados
utilizando cores inspiradas nas mais utilizadas pelos índios e índias.
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Ao concluírem as tiras com a criação de texturas visuais (gráficas),
inspiradas nos desenhos indígenas, sugerir a montagem de um painel
onde todas as tiras trabalhadas irão compor um único trabalho com
efeitos de texturas.