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Pigmento natural: confeccionando sua própria tinta

Autor e Co-autor(es)

Andréa Senra Coutinho imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson V. F. Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer um pouco da história do nascimento da pintura e seus desdobramentos até as tintas industrializadas.
  • Ter contato com pigmentos naturais, em especial a terra, e saber prepará-los para a produção de tinta artesanal.
  • Confeccionar a própria tinta a partir da fórmula básica de produção de tinta
  • Criar pinturas utilizando as tintas produzidas.

Duração das atividades

04 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Saber o que é pigmento.

Estratégias e recursos da aula

  • Comece a aula fixando imagens de pinturas rupestres em um local que todo o grupo possa ver, ou as apresente em livros ou slides. Abaixo o exemplo de uma dessas pinturas encontrada na caverna de Lascaux, na França.

http://downloads.passeiweb.com/arte_cultura/galeria/arte_pre_historica/8_lascaux_franca.jpg 

  • Comente que os povos antigos foram os responsáveis pela criação das primeiras tintas. E que as tintas eram fabricadas por aquelas pessoas que iriam utilizá-las em seus afazeres e não como hoje, que é produzida pelas indústrias e é fácil encontrar nas lojas e papelarias já prontas. No passado, os seres humanos em suas especulações, descobriram que as terras, certos vegetais, o carvão, sementes poderiam tingir algumas superfícies com suas cores. Ou seja, esses elementos continham um pigmento capaz de dar cor a outras coisas. Aliando os pigmentos naturais com gordura animal, notou-se que as cores aderiam e se fixavam melhor às superfícies. Consideramos aí, o nascimento da pintura com a criação da tinta.
  • Até a industrialização, os/as artistas produziam suas tintas em seus ateliês e era comum encontrar receitas e fórmulas em seus diários. Muitas vezes, escondidos a sete chaves para não revelar as descobertas feitas para os concorrentes. Mostre as imagens abaixo dos afazeres no atelier. Chame atenção para a pintura do atelier de pintores (segunda imagem), enquanto dois pintores estão debruçados sobre suas telas, um outro pousa como modelo e o quarto homem, à direita, está preparando os pigmentos para fazer tinta.

http://hollandersinbeeld.web-log.nl/.shared/image.html?/photos/uncategorized/2008/04/03/stenen_tafel_om_verf_te_wrijven.gif 

David III Ryckart, Painters Workshop, 1638

http://www.johannesvermeer.info/verm/house/hz-verftafel-eng.htm 

  • A partir da industrialização, com muita rapidez, as fórmulas foram reproduzidas e logo se teve à disposição uma infinidade de qualidades de tintas como a aquarela, tinta à óleo, tinta acrílica e outras mais, produzidas por fabricantes variados.Pontue para o grupo que essa aula irá se dedicar ao estudo do pigmento “terra”, seu modo de preparo, a aplicação correta da fórmula básica para fazer tinta e verificar seus resultados em suportes diferentes.
  • Dessa forma, a primeira etapa é recolher o pigmento “terra”, procurando encontrar tons variados. Se a escola tiver uma boa área de terra, realize essa etapa durante a aula, mas caso isso não ocorra, peça que cada aluno/a traga de casa um vidrinho com tampa com o pigmento já preparado para a feitura da tinta.
  • Estimule seus alunos e alunas a procurar um tom de terra menos comum. Isso é bom para que o grupo perceba que há muitas variações de tons de terra, ao contrário do que muitos pensam, de ser a terra apenas avermelhada. Mostre os tons abaixo:

http://farm5.static.flickr.com/4063/4639819646_41817103d4.jpg 

  • Como preparar o pigmento para virar tinta? Repasse para o grupo as etapas da recolha dos pigmentos naturais. Explique um a um:
  1.  Recolha uma média de 10 colheres de terra, verificando se o tom é o mesmo.
  2.  Despeje a terra sobre um jornal e esfarele a mesma, desfazendo os caroços que se formam.
  3.  Passe a terra já esfarelada numa peneira para retirar pedrinhas, galhinhos ou outras sujeiras.
  4. Guarde o pigmento “limpo” num vidrinho com tampa
  • Após a etapa da recolha e limpeza. Forme grupos de trabalho, afinal cada aluno/a preparou um tom. Ao se agruparem, haverá um maior número de tons para serem compartilhados por todos.
  • Em grupo, é o momento de fazer a tinta. Para isso é preciso seguir a fórmula, escreva-a no quadro de giz: PIGMENTO + UM POUCO DE ÁGUA + COLA BRANCA = TINTA
  • Depois explique como preparar uma pequena quantidade de tinta, seguindo os passos abaixo:
  1. Primeiro coloque uma colherzinha de pigmento num pratinho, em seguida acrescente água com um medidor (com cuidado).
  2. Vai misturando até perceber que a terra junto com a água tomou uma consistência de maionese caseira (ou seja, nem aguada demais e nem dura, difícil de mexer com o pincel).
  3. Em seguida, acrescente cola, mais ou menos, a metade da quantidade de tinta. Misture bem e está pronta a tinta.
  4. O grupo pode preparar toda a terra, se assim preferir e guardá-la novamente no vidrinho com tampa.Ou pode ir produzindo as cores de acordo com a necessidade da pintura que irão realizar.
  • Após a feitura das cores (tintas), cada aluno irá utilizar um pedaço de papelão para realizar uma pintura de sua própria criação. A tinta de terra é mais espessa, o que não permite pintura muito detalhada. Oriente seus alunos e alunas para criar formas mais amplas. Pontue também a necessidade de preencher a superfície do papelão com as cores, trabalhando figura e fundo.
  • Veja abaixo uma pintura realizada com terra. Apresente-a para seus alunos e alunas:

http://farm4.static.flickr.com/3415/4639242459_a337e56e8b.jpg 

  • Os resultados são pinturas com texturas granuladas próprias das tintas feitas de terra. Pinturas ricas em materialidade. Explore essas possibilidades expressivas com seus alunos/as!

Recursos Complementares

Avaliação

  • Todo o processo, que vai desde a recolha até o resultado final da pintura, faz parte da avaliação. Verifique a participação do grupo em: (1.) Recolher o pigmento terra; (2.) Limpar e preparar a terra; (3.) Aplicar a fórmula corretamente; (4.) Criar pinturas matéricas, explorando os tons de terra disponíveis.
  • Discutir com o grupo os processos artesanais para se fazer tinta e analisar juntos os resultados obtidos nas pinturas faz parte também da avaliação. Nesse momento, é possível ver se o grupo ampliou seu conhecimento acerca do material “tinta” tão comum no cotidiano escolar e se está mais participativo nos momentos de dar opiniões críticas acerca dos trabalhos realizados.