Portal do Professor

Início do Conteúdo

O que faz os veículos se moverem?

Autor e Co-autor(es)

Naire Jane Capistrano imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Maria de Fátima Araújo, Josélia Soares dos Santos, Charlene Cezar do Nascimento

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de escrita
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Sistematizar os conhecimentos relacionados à força motriz dos veículos
  • Organizar um painel de imagens, tendo como critério a força motriz dos transportes
  • Vivenciar um passeio em um transporte movido pela força de um animal.  

Duração das atividades

Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para que a aula ocorra com sucesso, as crianças já precisam ter noção do que são meios de transporte e já terem brincado com miniaturas de meios de transporte.

Estratégias e recursos da aula

1° Momento: A aula deverá ser iniciada com uma conversa sobre o que move os transportes:

                   O que faz os transportes se movimentarem?

                   O que precisa para um barco se deslocar na água?

                   Será que todos os barcos se deslocam movidos pela mesma força?

                   E a bicicleta? O que faz a bicicleta andar?

                   O que move uma charrete? E uma carroça?

Durante este diálogo, o professor deve ir anotando as respostas das crianças em uma folha de papel para ser retomadas posteriormente. Em seguida, o professor deverá distribuir  miniaturas de meios de transporte e, enquanto as crianças manipulam os materiais, a conversa deverá ter continuidade.

2° Momento: Depois, o professor deverá solicitar que as crianças organizem as miniaturas, de acordo com a força motriz. Nesse momento, o professor deve mediar a atividade, questionando as crianças sobre a organização dada e organizar uma tabela que classifique os meios de transporte a seu tipo de força motriz.

Crianças classificando os meios de transporte em relação a força motriz.

Fonte: arquivos da autora

 

 

3° Momento: Depois da classificação, segundo o critério força motriz, a turma deverá desenhar as miniaturas e confeccionar um painel com os desenhos, representando a atividade realizada.

Crianças representando meios de transporte.

Fonte: arquivos da autora

4° Momento: Para fechamento da aula, propomos o passeio em um meio de transporte movido pela força de um animal, forma não-usual para as crianças urbanas: a carroça. Após o passeio, as crianças deverão conversar sobre a experiência vivida e registrar o passeio em um texto coletivo.

Passeio de carroça e produção de texto coletivo.

Fonte: arquivos da autora

Recursos Complementares

Site sobre força motriz do carro

http://www.fazerfacil.com.br/carros/forca_motriz.htm

Avaliação

Com esta aula é possível avaliar se as crianças conseguem identificar a força motriz de alguns meios de transporte; a participação delas na produção do painel com a classificação dos meios de transporte, segundo a força motriz; o envolvimento no passeio em um meio de transporte movido pela força de um animal.