Eziquiel Menta
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Hist?ria | Rela??es sociais, a natureza e a terra |
Ensino M?dio | Sociologia | Indiv?duo, identidade e socializa??o |
Ensino M?dio | Hist?ria | Poder |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Analisar o alcance de Portugal sobre regiões na África, na Ásia e na América, refletir sobre o papel da religião católica na expansão lusitana pelos três continentes e identificar o sincretismo religioso nas ex-colônias portuguesas.
Esta aula não requer conhecimentos prévios.
Imagem 1: Lavagem das escadarias do Igreja do Senhor do Bonfim
Dispon?vel em: http://centropaijoaodeangola.net/lavagem_do_bonfim_26.html Acesso em: 08/11/10
Na imagem acima as baianas est?o vestidas com roupas de gala (turbantes, saias engomadas, colares e braceletes) carregam jarras com ?gua de cheiro, comandam o cortejo formado por bandas de sopro e percuss?o, carro?as, grupos de manifesta??es folcl?ricas e pela multid?o de fi?is vestidos de branco. Ao chegar ? colina onde est? situada a igreja, conhecida como a Colina Sagrada, as baianas lavam e enxugam as escadarias e o adro, cantando louvores a Oxal? em l?ngua iorub?.
O professor exibir? a imagem acima e perguntar? aos alunos se algum deles conhece a pr?tica da lavagem da escadaria da Igreja do Senhor do Bonfim.
Caso os alunos conhe?am tal pr?tica, o professor dever? guiar o debate para o significo desse ritual religioso baiano. Mas se a turma n?o conhecer como acontece esse processo, o professor exibir? os v?deos 1 e 2 para depois seguir os debates acerca da articula??o entre religi?o cat?lica e religi?es de matriz africana.
V?deo 1: Lavagem do Bonfim
Dispon?vel em: http://www.youtube.com/watch?v=f0NutQfykEQ Acesso em: 08/11/10
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V?deo 2: Hist?ria secreta: Salvador - Igreja do Bonfim
O trecho traz um pouco da hist?ria da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, em Salvador, bem como a famosa lavagem da escada. Participa??o: Gerardo Freire de Carvalho, Ubiratan Castro de Araujo (historiador).
Palavras-chave: sincretismo, culto, s?mbolo sagrado, rito.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=15480 Acesso em: 08/11/10
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Para situar os alunos sobre a cultura africana, os alunos assistir?o os epis?dios do programa A cor da cultura: mojub?, exibido pelo Canal Futura.
Apresenta o processo de introdu??o da religi?o e tradi??es dos povos africanos no Brasil, atrav?s do tr?fico de escravos.
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18468 08/11/10
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18470 08/11/10
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Dispon?vel em:http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18472 Acesso em: 08/11/10
OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.
Informa??es sobre a TV Multim?dia.
Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10
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ATIVIDADE 1
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Imagem 2: alguns orix?s
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Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/010300/p_094.html Acesso em: 08/11/10
Os alunos dever?o se organizar em equipes compostas por quatro ou cinco alunos para realizar uma pesquisa sobre aos orix?s. Os resultados dever?o ser apresentados em forma de semin?rio ou em forma de v?deo, editado com o aux?lio do movie maker ou do software livre kino.
Sobre o movie maker:
O Windows Movie Maker ? um software de edi??o de v?deos da Microsoft. Atualmente faz parte do conjunto de aplicativos Windows Live, chamado de Windows Live Movie Maker (apenas dispon?vel para Windows Vista e 7).
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/windows-live-movie-maker.htm
Sobre o kino:
O kino ? um programa livre para edi??o de v?deo n?o-linear voltado para captura de v?deo via placa IEEE-1394, manipula??o b?sica, reprodu??o e exporta??o de arquivos de v?deo e ?udio em v?rios formatos: Raw DV, DV AVI, still frames, WAV, MP3, Ogg Vorbis, MPEG, DivX, entre outros. Considerado um programa est?vel, a simplicidade deste software ? sua principal caracter?stica.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/kino.htm
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S?tios sugeridos para pesquisa:
Dispon?vel em: http://www.acordacultura.org.br/ Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em: http://veja.abril.com.br/010300/p_094.html Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhas/729843 Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em: http://www.historiaehistoria.com.br/materia.cfm?tb=alunos&id=205 Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em:http://www.cafeimpresso.com.br/?p=1093 Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em:www.ic-ufu.org/anaisufu2008/PDF/SA08-20053.PDF Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em: www.portalimpacto.com.br/docs/2008VestCharcharF2Aula10.pdf Acesso em: 08/11/10
Dispon?vel em: www.espirito.org.br/ Acesso em: 08/11/10
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Imagem 3: O historiador B?ris Fausto
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 08/11/10
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28841 Acesso em: 08/11/10
Padre Manuel da N?brega foi um dos primeiros jesu?tas a pisar em continente americano e veio com a miss?o de organizar uma administra??o para a nova terra e criar uma cidade para ser capital. Assim, ele fundou Salvador e mais tarde o col?gio S?o Paulo, no interior do pa?s.
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Imagem 4: Primeira missa
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/tvmultimidia/imagens/2010/historia/agosto/primeira_missa.jpg Acesso em: 08/11/10
OBS: Os v?deos poder?o ser exibidos com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.
Informa??es sobre a TV Multim?dia.
Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10
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ATIVIDADE 2
Depois de contextualizar o momento da chegada dos portugueses com os v?deos acima mencionados, os alunos observar?o a imagem 4 a fim de promover um debate sobre a religi?o e a coloniza??o portuguesa. Os alunos registrar?o suas conclus?es sobre o catolicismo e a coloniza??o enfatizando o papel dos jesu?tas no Brasil com a exposi??o de um jornal-mural.
Imagem 5: exemplo de jornal-mural
Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10
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Dispon?vel em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18669 Acesso em: 08/11/10
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ATIVIDADE 3
Para concluir, os alunos assistir?o o document?rio narrado por Maria Beth?nia sobre a religiosidade nas ex-col?nias lusitanas na ?frica e na ?sia. A exibi??o desse v?deo dever? suscitar nos alunos uma curiosidade acerca dos temas ligados ao sincretismo religioso.
O professor poder? estabelecer contato com o professor de Sociologia para a realiza??o de uma exposi??o na semana cultural da escola relacionada a pluralidade religiosa no Brasil.
Com a colabora??o do professor de Sociologia os alunos foram organizados em grupos sendo, no m?nimo tr?s componentes e no m?ximo seis. Cada equipe ficar? respons?vel por selecionar uma manifesta??o religiosa existente em sua comunidade. Os resultados poder?o ser exibidos na semana cultural da escola ou os alunos poder?o produzir flyers sobre os temas estudados.
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Sugerimos as seguintes manifesta??es religiosas:
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Roteiro de entrevista:
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Para a elabora??o dos flyers os alunos poder?o utilizar o software livre scribus.
O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.
Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm
OBS: Os flyers ou panfletos s?o impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um p?blico determinado, visto que s?o distribu?dos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da popula??o ao evento, produto ou servi?o anunciado.
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REFER?NCIAS
BURKE, Peter. A escrita da hist?ria: novas perspectivas. UNESP: S?o Paulo, 2001.
CARDOSO, Ciro F. & VAINFAS, Ronaldo. Dom?nios da hist?ria: ensaios de teoria e metodologia.Campus: Rio de Janeiro, 1997.
CUNHA, Manuel C. (org.) Hist?ria dos ?ndios no Brasil. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1992.
_________. Cultura com aspas e outros ensaios de antropologia. S?o Paulo: Cosac Naify, 2009.
FREYRE, Glberto. Casa Grande & Senzala. S?o Paulo: Global, 2008.
HUNT, Lynn. A nova hist?ria cultural. Martins Fontes: S?o Paulo, 2009.
NOVAIS, Fernando (org.) Hist?ria da vida privada no Brasil - Imp?rio: a corte e a modernidade nacional. V. 2. Companhia das Letras: S?o Paulo, 2009.
SOUZA, Laura de Mello. Cotidiano e Vida Privada na Am?rica Portuguesa. Cole??o Hist?ria da Vida Privada no Brasil. v. 1. S?o Paulo. Companhia das Letras, 1999.
VAINFAS, Ronaldo (Org.). Dicion?rio do Brasil Colonial. Rio de Janeiro, Objetiva, 2000.
Religi?es Africanas e Afro-americanas
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=8644 Acesso em: 08/11/10
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Catimb?-Jurema
Epis?dio do Fant?stico sobre o Catimb?-Jurema o rito de magia nascido no nordeste brasileiro.
Dispon?vel em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=8594 Acesso em: 08/11/10
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Mem?rias do cativeiro
Filme document?rio produzido pelo LABHOI-UFF (Laborat?rio de Hist?ria Oral e Imagem) com apoio do CNPq e da FAPERJ, apresenta entrevistas geneal?gicas de camponeses negros das antigas ?reas cafeeiras do Rio de Janeiro, de Minas Gerais e do Esp?rito Santo. Document?rio em cinco partes.
Palavras-chave: hist?ria, mem?ria, narrativa, depoimentos, escravid?o.
Parte I: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17590
Parte II: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17591
Parte III: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17592
Parte IV: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17593
Parte V: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17594
O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos. Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios: