Portal do Professor

Início do Conteúdo

A sociedade patriarcal a?ucareira: quest?o de g?nero

Autor e Co-autor(es)

Vanessa Maria Rodrigues Viacava imagem do usuário

CURITIBA - PR NTE - CURITIBA - (CETEPAR)

Eziquiel Menta

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 2? ciclo Hist?ria Rela??es de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final Hist?ria Na??es, povos, lutas, guerras e revolu??es
Ensino M?dio Hist?ria Cidadania: diferen?as e desigualdades
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Poder

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos poderão analisar a estrutura produtiva do açúcar no nordeste brasileiro, identificar o papel da mulher escrava e livre na sociedade colonial brasileira e reconhecer as permanências da sociedade patriarcal açucareira no Brasil contemporâneo.

Duração das atividades

3 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula não requer conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

Imagem 1: Dilma Rousseff

Dispon?vel em: http://www.dilma.com.br/noticias/ Acesso em: 04/11/10 

?

Imagem 2: Dilma Rousseff

Dispon?vel em: http://santamoeda.com/?p=696 Acesso em: 04/11/10 

?

ATIVIDADE 1 

Para iniciar uma discuss?o sobre a quest?o de g?nero e das desigualdades entre homens e mulheres no Brasil, o professor exibir? as imagens 1 e 2. A exibi??o das imagens da primeira mulher presidente do Brasil suscitar? uma discuss?o sobre a presen?a feminina nos cargos pol?tico-administrativos em nosso pa?s.  

Depois de feitas estas primeiras observa??es em forma de debate n?o-estruturado, os alunos formar?o grupos de 4 ou 5 componentes a fim de realizar uma pesquisa sobre a rela??o das mulheres e a pol?tica no Brasil. As respostas ser?o compartilhadas em forma de cartazes na sala de aula ou em forma de varal-pedag?gico.

?

  • A pesquisa dever? contemplar as seguintes informa??es:
  1. O contexto hist?rico em que as mulheres passaram a ser eleitoras e candidatas no Brasil. 
  2. Onde e quando se elegeu a primeira mulher brasileira a um cargo do Executivo e  do Legislativo.
  3. Determinar em qual Constitui??o as mulheres passaram a ocupar o mesma condi??o em direitos e deveres do homem.
  4. Estabelecer o n?mero de mulheres candidatas nas elei??es de 2010 e das eleitas.

?

OBS: Os alunos poder?o realizar gr?ficos e determinar porcentagens referentes aos dados pesquisados. Para tanto, o professor de hist?ria poder? solicitar a colabora??o do professor de matem?tica e geografia.

?

Imagem 3: exemplo de jornal-mural

Dispon?vel em: http://www.construirnoticias.com.br/asp/materia.asp?id=504 Acesso em: 04/11/10   

?

S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa: 

Dispon?vel em: http://www.tse.gov.br/internet/index.html Acesso em: 04/11/10  

Dispon?vel em: http://www.tse.jus.br/institucional/biblioteca/site_novo/historia_das_eleicoes/capitulos/eleicoes_brasil/eleicoes.htm Acesso em: 04/11/10  

Dispon?vel em: http://www.mulheresnopoder.com.br/?m=20100308 Acesso em: 04/11/10 

Dispon?vel em: http://direito-eleitoral-brasileiro.blogspot.com/2010/03/dicas-sobre-propaganda-eleitoral.html Acesso em: 04/11/10 

?

ATIVIDADE 2

?

Para ampliar a problematiza??o sobre a quest?o de g?nero no Brasil, os alunos buscar?o estat?sticas sobre a popula??o brasileira a fim de mensurar os seguintes dados:

  1. total de popula??o economicamente ativa no pa?s.
  2. propor??o entre homens e mulheres atuantes no mercado de trabalho.
  3. porcentagens de homens e mulheres que ocupam cargos de lideran?a em grandes empresas p?blicas ou privadas.
  4. informa??es sobre a diferen?a salarial entre homens e mulheres que ocupam os mesmos cargos de trabalho.

S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa: 

Dispon?vel em:  http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=1567&id_pagina=1 Acesso em: 04/11/10   

Dispon?vel em:  http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=3010 Acesso em: 04/11/10   

Dispon?vel em:  http://www.universia.com.br/universitario/materia.jsp?materia=8458 Acesso em: 04/11/10   

Dispon?vel em:  http://www.fcc.org.br/mulher/series_historicas/mtf.html Acesso em: 04/11/10   

Dispon?vel em:  http://www.observatoriosocial.org.br/download/emrevista5.pdf Acesso em: 04/11/10   

Dispon?vel em: http://www.face.ufmg.br/novaeconomia/sumarios/v14n2/140202.pdf Acesso em: 04/11/10   

?

?

Para concluir as atividades sobre o tema proposto, os alunos dever?o promover um evento de conscientiza??o sobre as quest?es pesquisadas e distribuir?o seus apontamentos em forma de flyers. Para a elabora??o dos flyers os alunos poder?o utilizar o software livre scribus.

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm    

OBS: Os flyers ou panfletos s?o impressos, geralmente, em ambos os lados e visam a atingir um p?blico determinado, visto que s?o distribu?dos com objetivo de incentivar o comparecimento de determinada camada da popula??o ao evento, produto ou servi?o anunciado.

Os alunos poder?o realizar gr?ficos e determinar porcentagens referentes aos dados pesquisados. Para esta atividade, o professor de hist?ria poder? solicitar a colabora??o do professor de matem?tica e geografia.

?

ATIVIDADE 3

?

Imagem 4

Dispon?vel em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiadobrasil/a-mulher-no-mundo-colonial.htm Acesso em: 04/11/10 

 

Imagem 5

Dispon?vel em: http://guiadoestudante.abril.com.br/fotos/relembre-10-fatos-marcaram-brasil-colonial-691810.shtml#6 Acesso em: 04/11/10 

?

Imagem 6

Dispon?vel em: http://africanidadeegeografia.blogspot.com.br/ Acesso em: 04/11/10 

Imagem 7

Dispon?vel em: http://www.maemartadeoba.com.br/orixas%20mitos%20e%20lendas/escrava%20anastacia%202.htm Acesso em: 04/11/10 

Para direcionar os debates sobre as rela??es de g?nero na sociedade colonial, os alunos observar?o as imagens acima e responder?o as seguintes quest?es. As respostas dever?o ser registradas em seus cadernos para a continua??o dessa atividade.

?

  1. Qual o relacionamento das pessoas nas imagens acima?
  2. Quem s?o os personagens das imagens apresentadas?
  3. Que per?odo da hist?ria brasileira essas imagens retratam?
  4. Como podemos definir a rela??o entre colonizadores e escravos?
  5. As imagens 4 e 5 s?o pinturas do artista Jean-Baptiste Debret. Procure algumas informa??es sobre esses personagens.

?

Depois da exibi??o das imagens e das respostas conclu?das os alunos assistir?o o v?deo sobre o Brasil Col?nia de B?ris Fausto. Este document?rio servir? para contextualizar as imagens e os alunos poder?o identificar as rela??es de trabalho existentes durante o per?odo colonial.

Imagem 8: O historiador B?ris Fausto

Dispon?vel em: http://literaturaeafinidades.blogspot.com/2010/04/duas-vezes-favela-por-boris-fausto.html  Acesso em: 04/11/10 

?

?

?

?

?

Epis?dio do programa Hist?ria do Brasil por Boris Fausto, exibido pela TV Escola. Apresenta coment?rios sobre o processo de coloniza??o do Brasil, desde o per?odo das Grandes Navega??es at? ? Independ?ncia do Brasil. Aborda pontos relevantes no estudo da hist?ria brasileira, como a chegada dos portugueses ao Brasil, o contato com os ind?genas, primeiras formas de governo, explora??o econ?mica, escravid?o, presen?a dos holandeses no territ?rio, os bandeirante, a miscigena??o, a minera??o e a busca por metais preciosos, a Inconfid?ncia mineira, fim do tr?fico negreiro, chegada da Fam?lia Real, abertura dos portos ?s na??es amigas e a Independ?ncia do Brasil.

Dispon?vel em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=864 Acesso em: 04/11/10 

OBS: O v?deo poder? ser exibido com o aux?lio da TV Multim?dia, tamb?m conhecida como TV Pendrive.

Informa??es sobre a TV Multim?dia.

Dispon?vel em: http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/pdf/manual_tvpendrive.pdf Acesso em: 17/10/10    

Ap?s a exibi??o do epis?dio, o professor dever? propor uma atividade

Depois de conclu?das as pesquisas, cada grupo dever? elaborar uma revista sobre as rela??es de g?nero e de trabalho no Brasil. Para tanto, os alunos dever?o retomar suas observa??es e se organizar em grupos de 4 ou 5 componentes para a formula??o de um volume tem?tico da revista. Cada grupo ficar? respons?vel por um tema, sendo sugeridos os seguintes assuntos:

?

  1. A mulher escrava: sedu??o e afeto
    1. Os filhos bastardos
    2. As amas-de-leite
  2. A sinhazinha: a vida caseira da mulher branca.
    1. A reclus?o nos lares
    2. A morte prematura
  3. Viol?ncia contra a mulher: o caso da escrava Anast?cia.
  4. Quest?o de g?nero e trabalho: o homem escravo e a mulher escrava

?

Para a realiza??o do peri?dico, os grupos poder?o diagramar as mat?rias com o aux?lio do software livre scribus ou os alunos poder?o elaborar o trabalho sem aux?lio de qualquer programa digital, caso a escola n?o possua um laborat?rio de inform?tica.

Sobre o scribus:

O scribus ? um aplicativo de Desktop Publishing de c?digo aberto. Ele permite diagrama??es bastante sofisticadas, ideal para documentos bastante elaborados, com fotos, gr?ficos, diagramas, etc. Suporta formatos de sa?da do tipo pdf, ps, png, jpg, svg, entre outros.          

Dispon?vel para download: http://www.baixaki.com.br/download/scribus.htm   

?

S?tios sugeridos para a realiza??o da pesquisa: 

Dispon?vel em: http://www.cliohistoria.hpg.ig.com.br/ Acesso em: 04/11/10 

Dispon?vel em: http://super.abril.com.br/superarquivo/1994/conteudo_114103.shtml Acesso em: 04/11/10 

Dispon?vel em:  http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/brasil-colonia/sociedade-acucareira-no-brasil-colonial.php Acesso em: 04/11/10 

Dispon?vel em:  http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html Acesso em: 04/11/10 

?

ATIVIDADE 4

Para concluir uma reflex?o sobre a quest?o de g?nero no Brasil contempor?neo, o professor exibir? novamente as imagens de Dilma Rousseff e mostrar? a imagem 9. Diante do exposto, os alunos dever?o expor suas opini?es sobre est?tica, beleza, rela??es de poder, ditadura da beleza entre outros temas. As respostas ser?o compartilhadas em forma de textos colaborativos elaborados no Google Docs ou em forma de cartazes na sala de aula.

Como criar textos colaborativos utilizando o Google Docs - Tutorial elaborado pela professora Juliana Souza Dias.

Dispon?vel em: https://docs.google.com/Doc?id=dcdf798z_12chsmbcdf&hl=pt_BR  Acesso em: 03/10/10     

Imagem 9

Dispon?vel em: http://www.blogdoatheneu.org/blog/?tag=amor Acesso em: 04/11/10

?

?

REFER?NCIAS

?

ARAUJO, Renata P. Ser m?e na Col?nia: a condi??o da mulher sob o aspecto da maternidade irregular (s?c. XVII e XVIII). Dispon?vel em: http://www.klepsidra.net/klepsidra10/mulheres.html Acesso em: 04/11/10 

DEL PRIORE, Mary (Org.). Hist?ria das mulheres no Brasil. S?o Paulo: Contexto, 1997.

__________. Mulheres no Brasil Colonial. S?o Paulo: Contexto, 2000.

NAZZARI, Muriel. O desaparecimento do dote: mulheres, fam?lias e mudan?a social em S?o Paulo, Brasil 1600- 1900. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1992.

SOUZA, Laura de Mello e (Org.). Hist?ria da vida privada no Brasil: Cotidiano e vida privada na Am?rica portuguesa. S?o Paulo: Companhia das Letras, 1998. Vol. 1.

Recursos Educacionais

Nome Tipo
Col?nia V?deo

Recursos Complementares

Entrevista com a historiadora Mary del Priore ao programa organizado pelo soci?logo Renato Janine Ribeiro na r?dio da UNICAMP.

Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, fam?lia patriarcal, amor materno, rela??es de g?nero, sexualidade, religi?o.

Parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18246

Parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18247

Parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18248

Parte 4: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=18249

?

Programa da s?rie ECCE HOMO, que aborda as m?ltiplas faces do ser humano. Neste epis?dio, trata das mudan?as nos pap?is sociais de homens e mulheres atrav?s dos tempos, at? os dias atuais, e da constru??o das identidades coletivas e individuais.

 Palavras-chave: g?nero, rela??es sociais, diversidade cultural, ritos, tradi??es.

Parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17171

Parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=17170

?

Programa Arquivo N do canal Globosat Globo News sobre Simone de Beauvoir. O programa enfatiza sua obra "O Segundo Sexo" (1949) um marco no movimento feminista. Nesta obra, a pensadora francesa escreveu a c?lebre frase: "ningu?m nasce mulher, torna-se mulher".

Palavras-chave: rela??es de poder, rela??es culturais, rela??es de g?nero, filosofia, literatura, feminismo.

Parte 1: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16870

Parte 2: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16871

Parte 3: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/modules/debaser/singlefile.php?id=16872

Avaliação

O professor deverá apresentar e discutir com a turma os critérios de avaliação. Cada conceito deve ser explicitado e aprovado pelo grupo de alunos.

 Para auxiliar na avaliação sugerimos alguns critérios:       

  1. participação durante as discussões;    
  2. comprometimento com o grupo;    
  3. argumentação durante o debate;    
  4. respeito a opinião dos colegas;  
  5. empenho para concluir as atividades;  
  6. domínio do tema.