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Conhecendo mais os esportes Paraolímpicos

Autor e Co-autor(es)

Luciano Silveira Coelho imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Movimento Coordenação
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Conhecimentos sobre o corpo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

 - Ampliar os conhecimentos sobre as práticas esportivas adaptadas através de atividades interativas e lúdicas.

- Aprender sobre a história de vida e de superação de alguns dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros.

- Aprender as regras e as dinâmicas de alguns esportes adaptados.

Duração das atividades

Cada atividade terá duração de 25 minutos compreendendo um total de 100 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Por se tratar de uma aula introdutória não serão necessários conhecimentos prévios ao tema da aula.    

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1 – Conhencendo mais os Esportes Paraolímpicos

Duração: 25 minutos

Material: computadores

Local: sala de informática             

Para dar início às atividades sobre os Esportes Paraolímpicos o(a) professor(a) poderá introduzir o tema expondo para as crianças alguns vídeos da internet que mostrem as modalidades que serão abordadas na aula.   

Sugestões de vídeos: 

Atividade 2 – Goalball

Duração: 25 minutos

Material: cones, barbantes, bola de borracha e guizo, tiras de tecido

Local: quadra ou pátio

Figura 1 - Goalball (acessado em 01/11/2010) 

O goalball é uma modalidade esportiva que foi inventada exclusivamente para os atletas paraolímpicos. Em uma quadra de volêi (18m x 9m) são colocados em cada uma das extremidades gols de 1,20m altura por 9mts de largura. Cada equipe possui 3 participantes cujos objetivos são arremessar a bola rente ao solo no gol adversário e defender o seu próprio gol do arremesso do outro time. Todos os jogadores atuam com os olhos vendados. A bola, por sua vez, possui um guizo que auxilia na orientação dos jogadores. Todos arremessam e defendem, não havendo distinção de função entre os jogadores. Cada partida tem duração de 20 minutos divididos em dois tempos de 10. A equipe que fizer mais gols, dentro desse tempo, vence a partida.    

Quadra: A quadra de volêi poderá ser utilizada para o Goaball e o(a) professor(a) poderá construir as metas de gol com cones grandes e barbantes (Figura 2).

Bola: Para construir uma bola de goalball basta utilizar uma bola de borracha (diâmetro de 20cm), fazer um pequeno furo com estilete, colocar um guizo em seu interior e fechar com cola  instantânea.

Atividade 3 – Tênis de mesa para cadeirante

Duração: 25 minutos

Material: cadeiras e mesa, rede, raquetes e bolinha de tênis de mesa.  

Local: quadra ou pátio             

Dando seqüência às atividades o(a) professor(a) poderá trabalhar com as crianças o tênis de mesa para cadeirante. Nessa modalidade esportiva adaptada a mobilidade da cadeira de rodas não é muito exigida, podendo, na aula de Educação Física, ser substituídas por cadeiras normais. No entanto, é importante que estas cadeiras sejam altas o suficiente para deixar as crianças em uma posição confortável diante da mesa. As regras do jogo de tênis de mesa se mantêm mudando apenas a maneira de jogar dos participantes  em função da mobilidade reduzida.

Regras do Tênis de mesa: http://pt.wikipedia.org/wiki/T%C3%AAnis_de_mesa (acessado em 01/11/2010)   

Figura 4 - Tênis de mesa com cadeira de rodas (acessado em 01/11/2010) 

Sugestão de variação:

Caso as crianças não consigam se adaptar bem ao jogo com cadeiras, o(a) professor(a) poderá propor o jogo em pé sem deslocamento. Isso significa que as crianças poderão jogar em pé, mas deverão permanecer parados. Isso dará um pouco mais de liberdade de movimentação do tronco e dos braços, mas manterá um limite de deslocamento dos jogadores.

Atividade 4 – Corrida de cadeira de rodas

Duração: 25 minutos

Material: retalhos de madeira, pregos, parafuso, porca, serrote, furadeira e rolamentos

Local: quadra ou pátio

Figura 5 - Corrida de cadeira de rodas (acessado em 01/11/2010) 

Para realizar a corrida de cadeira de rodas o(a) professor(a) precisará das cadeiras de rodas propriamente ditas ou instrumento similar. Na falta de tal material sugere-se o(a) professor(a) utilize carrinhos de rolimã. Esses carrinhos podem ser comprados em lojas de brinquedos ou construídos com materiais alternativos (Figura 6). Para utilizar o carrinho de rolimã o(a) professor(a) deverá propor uma mudança na maneira de utilizá-lo a fim de aproximar o uso do brinquedo ao das cadeiras de rodas de corrida. Normalmente, o carrinho de rolimã é utilizado em declives e seu eixo de direção é guiado pelos pés. Nessa atividade as crianças deverão realizar a corrida em um local plano onde o deslocamento será feito com impulsos no chão feitos com as mãos. A posição no carrinho deverá ser acentada com as pernas cruzadas e o tronco fletido para que o eixo seja guiado com as mãos e não com os pés. O local da corrida poderá ser um pátio ou uma quadra e as distâncias estabelecidas de acordo com a idade das crianças. Sugere-se que para as crianças menores (3 a 5 anos) a corrida seja feita com no máximo 3 participantes por vez, para evitar acidentes, e o percursso da corrida não ultrapasse 20 metros, para evitar uma exaustão demasiada por parte das crianças.   

Construção do carrinho de rolimã:

Para construir o carrinho de rolimã siga os seguintes passos:

  • Pegue um tábua de madeira com dimensões de 1mX70cm (a).
  • Corte as duas pontas de um dos lados para fazer a dianteira do trenó (b).
  • Pegue dois tocos de madeira (ex.: pés de cadeira) com 40 cm (c).
  • Corte com uma faca a ponta dos tocos de madeira até deixá-los arredondados (d).
  • Encaixe o rolamento na ponta do toco e fixo-o com pregos na lateral (e).
  • Fure o meio de um dos eixos e a ponta da peça de assento (f).
  • Una ambas as peças com um conjunto de parafuso, ruela e porca (g). ·         
  • Para finalizar pregue o eixo de rodas traseiro à parte de trás do assento (h).

Recursos Complementares

Após a atividade 1 o(a) professor(a) poderá acrescentar as informações trazidas pelos vídeos falando um pouco das histórias de vida dos grandes atletas paraolímpicos brasileiros e de seus exemplos de superação. Para isso, o(a) professor(a) poderá buscar na internet textos e sites que embasem sua fala.   

Sugestões de sites:

Avaliação

A avaliação consistirá em um debate com as crianças sobre os temas contemplados na aula. A discussão poderá abordar questões como:

  • Qual esporte adaptado vocês mais gostaram?
  • Quais as dificuldades apresentadas durante as atividades?
  • Qual esporte foi o mais difícil de praticar?
  • O que vocês aprenderam com a história de vida dos atletas paraolímpicos?             

Durante a discussão dos temas o(a) professor(a) irá registrar em um cartaz, intitulado “Conhencendo mais sobre os esportes Paraolímpicos” os comentários feitos pelas crianças durante o debate. Este cartaz poderá ser exposto posteriormente em algum espaço comum da escola para fomentar a discussão dos temas abordados com os demais integrantes da comunidade escolar.