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Natação e Flutuação: o que Arquimedes tem a ver com isto.

Autor e Co-autor(es)

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JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

José Luiz Lacerda

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Médio Física Movimento, variações e conservações
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Introduzir o conceito de flutuação;
  • Apontar os princípios físicos da flutuação: O empuxo de Arquimedes;
  • Compreender a relação da massa corporal com o potencial de flutuação;
  • Promover jogos e brincadeiras lúdicas que intensifique o trabalho de flutuação dos alunos.

Duração das atividades

50 minutos ou uma aula.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Nenhum.

Estratégias e recursos da aula

Atividade 1

Iniciar a aula ilustrando o quem vem a ser empuxo com base no princípio físico descrito por Arquimedes.

Pegar uma bacia (bem grande), um balde, uma balança, um vasilhame, um objeto oco e outro maciço (ambos com o mesmo tamanho ou mesmo volume) que pode ser imerso dentro do balde. Iniciar a aula ilustrando o quem vem a ser empuxo com base no princípio físico descrito por Arquimedes.

Experimento: colocar o balde cheio de água (até o limite de derramamento) dentro da bacia; com muito cuidado colocar dentro do balde o primeiro objeto (oco); despejar a água derramada do balde na bacia no vasilhame e pesar. Repetir o evento com o objeto maciço.

Ps.: Pesar com antecedência o vasilhame para saber na real o peso do liquido derramado na bacia. O resultado é praticamente o mesmo, mas o potencial de flutuação é relativo à maça.

O primeiro objeto é oco (pequena maça) melhor flutuação, o outro é maciço (grande maça) pequena ou nenhuma flutuação.

Obs.: Segundo Arquimedes o empuxo é uma força exercida no corpo de igual valor ao peso do fluido deslocado pelo volume desse mesmo corpo.   

Atividade 2

Experimentar o conceito físico de Arquimedes nos corpos dos alunos.

Organizar a turma em duplas e propor a seguinte atividade: um dos colegas da dupla deitará (em decúbito ventral) na superfície da água e o outro colega auxiliará sua flutuação. O professor pedirá que o aluno deitado encha o pulmão de ar. A dupla observará o que acontece com o corpo do colega na água (melhora a flutuação). Em seguida o mesmo aluno que estava deitado vai esvaziar todo o pulmão e a dupla, novamente observará o que acontece com o corpo do colega (o corpo afunda um pouco ou caso totalmente). Inverter os alunos de posição (quem estava deitado vai auxiliar o colega que deitará) proceder da mesma forma. Repetir o exercício com os alunos deitados em decúbito dorsal e mais uma vez com o corpo agrupado.

A posição do corpo também interfere no potencial de flutuação. O corpo deitado tem mais flutuação do que o agrupado devido ao tamanho da área que recebe a força do empuxo.

Pedir aos alunos que apresentaram dificuldade em boiar na água deitados que afastem bem uma perna da outra e os braços do tronco. Isso pode ajudá-los na flutuação.   

Atividade 3

Com os alunos montados (ou sentados – ver imagem) em aquatubos propor a realização de uma corrida de um lado a outro da piscina.

Variar com a realização de estafetas. Duas equipes se revezando até ver qual terminou o percurso primeiro.

Atividade 04

Pique ajuda. Realizar o pique ajuda na agua, utilizando o aquatube. Os alunos deverão estar sentados no aquatube.

Atividade 05

Pólo aquático.

Realizar o jogo do Water Polo sentado no aquatube

Recursos Complementares

Avaliação

  • Verificar se os alunos compreenderam o conceito de flutuação segundo os conceitos físico de Arquimedes sobre empuxo – relação massa corporal e potencial de flutuação;
  • Perceber se as vivencias lúdicas intensificaram os estudos sobre flutuação dos alunos.