Portal do Professor

Início do Conteúdo

A ALFABETIZAÇÃO POR MEIO DE GIBIS

Autor e Co-autor(es)

Soymara Vieira Emiliao imagem do usuário

MESQUITA - RJ E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

Simone Alencastre, Miriam Kaiuca, Gloria Maria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • Conhecer as características do gênero Gibi;
  •  Ler, utilizando  de  pistas linguísticas e enfocando os aspectos relacionados à intertextualidade, ao uso de metáforas visuais e ao recurso da homonímia;
  •  Construir a noção da  leitura como fonte de prazer e cultura.
  •  Estabelecer relação entre as partes lidas e o todo;

Duração das atividades

4 AULAS

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

1º ATIVIDADE:

Organize os alunos em uma rodinha.

No centro da rodinha, espalhe vários gibis.

Exemplos:

Fonte de todas as imagens: http://www.google.com.br/images?q=gibis&rls=com.microsoft:pt-br:IE-SearchBox&oe=UTF-8&rlz=1I7GFRE_pt-BR&redir_esc=&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&hl=pt-br&tab=wi&biw=1003&bih=493  

Estimule que folheie os gibis

Depois problematize questões que possam levá-los a reflexão, tais como:

  • Como se chama esse tipo de revista?
  • Qual é a diferença desse tipo de revista, que conta uma história para as histórias dos livros?
  • Quem já "leu"?
  • Onde "leu"?
  • Quem gosta? Por quê?
  • Qual é a(s) personagem(ns) preferida(s)? Por quê ?
  • Quais as características dessa personagem escolhida como preferida?

2º ATIVIDADE:

Proponha a construção de uma Gibiteca na sala de aula.

Elabore coletivamente um bilhete aos pais explicando o projeto e pedindo doações. Amplie o pedido de doações para a comunidade e para outras salas

Defina  e organize com o grupo um local onde será montada a gibiteca.

Proponha a criação da carteira de sócio da gibiteca e a eleição mensal de um aluno responsável pelo controle de entrada e saída dos gibis.

 

Defina coletivamente as regras de uso do acervo da Gibiteca, tais como o cumprimento das datas de devolução dos gibis e o uso e  cuidado com o manuseio dos gibis. Cole as regras próximo ao local definido para a Gibiteca

3º ATIVIDADE:

Organize algumas transparências de sequências de histórias dos personagens preferidos da turma e apresente-as  com a ajuda de um retroprojetor.

Exemplo de sequências;

Fonte: http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&rls=com.microsoft%3Apt-br%3AIE-SearchBox&rlz=1I7GFRE_pt-BR&biw=1003&bih=493&tbs=isch%3A1&sa=1&q=tirinhas+da+turma+da+monica&aq=3&aqi=g7&aql=&oq=tirinhas  

Apresente quadro a quadro, tomando o cuidado de cobrir os quadrinhos seguintes.

Chame atenção para a fisionomia dos personagens em cada quadro, as expressões usadas e os formatos dos balões.

Provoque-os a antecipar o que acontecerá no próximo quadrinho e depois, ao mostrar o quadrinho, conferir quem acertou o palpite. Siga com a atividade, quadro a quadro.

Releia o texto completo para melhor entendimento da história;

Repita essa sequência de atividades até que a turma se familiarize com os elementos  típicos dos gibis.

4º ATIVIDADE:

Leve-os em dupla ao laboratório de informática e apresente o  site da turma da Mônica:

http://www.monica.com.br/index.htm

Pergunte quem gostaria de se  cadastrar no site. Circule entre as mesas orientando e ajudando as crianças que quiserem .Para as crianças que não tiverem email, utilize do email do laboratório de informática, se for possível. Nessa atividade o importante é que as crianças estarão utilizando-se da leitura e da escrita com uma função social clara, o que os motivará e os auxiliará a perceber a importância de tais conhecimentos.

Depois do cadastramento, oriente-os a entrar no seguinte link:

http://www.monica.com.br/diversao/games/senha/senha.htm

Leia com eles a instrução do jogo, aproveitando para trabalhar as características e as funções  do gênero instrucional .

Deixe-os jogar, obedecendo às regras.

Em seguida, permita que explorem o site  onde são oferecidas muitas opções de jogos.

Quando retornar para a sala produza um texto coletivo sistematizando as descobertas e as experiências vividas no laboratório de informática.

Peça que produzam uma ilustração sobre a visita ao laboratório, incluindo balões de diálogos ,como os dos gibis, entre as pessoas retratadas.

Socialize o resultado os  trabalhos e afixe no mural da classe.

5º ATIVIDADE:

Estabeleça como atividade permanente  que todos os dias haja uma criança contando para a turma uma história em quadrinho de um gibi retirado da Gibiteca e lido em casa. Aproveite para trabalhar a escuta e a atenção respeitosa a leitura do colega. A organização em rodinha  cria um ambiente mais adequado para o desenvolvimento da proposta.

 

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação deve acontecer no processo e no final.  Avaliar a participação do aluno, sua contribuição, seu interesse e  o trabalho efetivamente realizado. Também avaliar os avanços obtidos na leitura, quanto as aspectos relacionados a intertextualidade,  utilizando  asas pistas lingúisticas. Verificar se as produções textuais dos alunos  apresentam o uso de metáforas visuais .