Portal do Professor

Início do Conteúdo

UCA: Escravid?o no Brasil

Autor e Co-autor(es)

claudia vicari zanatta imagem do usuário

PORTO ALEGRE - RS Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Regia Maria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino M?dio Hist?ria Mem?ria
Ensino M?dio Hist?ria Processo hist?rico: na??es e nacionalidades
Ensino M?dio Hist?ria Sujeito hist?rico
Ensino M?dio Hist?ria Trabalho

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:

- Identificar as condi??es de vida do escravo africano no Brasil col?nia. 

- Conhecer sobre a vida dos escravos nos quilombos. 

- Identificar aspectos da contribui??o cultura africana na forma??o da identidade cultural do povo brasileiro.

- Expressar-se de forma original, se apropriando dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar).

- Encenar narrativas breves.

Duração das atividades

5 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Fundamentos da Hist?ria do Brasil Colonial.

Saber navegar na Internet para a realiza??o de pesquisa de dados a respeito do conte?do.

Estratégias e recursos da aula

?

Banner com personagens do projeto UCA

 As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:

  • Kword    [Iniciar -> Aplicativos -> KWord];
  • WxCam   [Iniciar -> Aplicativos -> Multim?dia];
  • Kspread    [Aplicativos -> Ferramentas de Produtividade -> Su?te de Escrit?rio -> Planilha Eletr?nica]
  • Mozilla Firefox   [Iniciar -> Aplicativos -> Internet]
    ?
atividades

Primeiro momento -  Leitura de Imagens

1- O professor dever? pedir aos alunos que observem no link abaixo duas imagens de pinturas de Jean Baptiste Debret, referentes ? escravid?o no Brasil:

http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&q=debret%20no%20brasil&um=1&resnum=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=638

(As imagens s?o as que est?o abaixo).

    2-- Solicitar que os alunos procurem informa??es na internet a respeito da data da realiza??o das pinturas e sobre a vinda de Debret ao Brasil. Tal pesquisa poder? ser realizada nos seguintes sites: http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=688

                              http://www.slideshare.net/marllacristtina/debret-vida-e-obras

  3-  A partir das duas imagens de pinturas feitas por Jean-Baptiste Debret referentes ? escravid?o no Brasil, os alunos dever?o fazer um par?grafo no Kword a respeito das situa??es que as imagens est?o representando.

   debret

4- Reunir  os alunos em grupos de 5 e pedir que fa?am um texto coletivo no Kword a partir dos par?grafos individuais. Para tanto, cada aluno do grupo dever? enviar seu par?grafo para o colega via email.

5- Cada grupo apresentar? o texto para a turma. Discutir os textos em rela??o ?s imagens que aparecem nas pinturas,observando especialmente quais s?o as rela??es entre as pessoas representadas.

?

leitura

Segundo momento:  leitura e discuss?o do tema

6- Ler com os alunos o texto "Escravid?o no Brasil":

http://www.historiadobrasil.net/escravidao/

O professor dever? conduzir os debates acerca das quest?es relativas ao trabalho escravo e como ele se deu no Brasil colonial, orientando os alunos a responderem as seguintes quest?es no Kword:
?

  • Quando a escravid?o iniciou no Brasil?
  • Quem foram os colonizadores do Brasil?
  • Onde os colonizadores foram buscar m?o-de-obra escrava?
  • Como os escravos africanos chegavam ao Brasil?
  • Quais as condi??es que os africanos eram submetidos na col?nia?
  • Com o tempo os africanos come?aram a fugir e formar quilombos, em lugares distantes e de dif?cil acesso.
    Qual o Quilombo que teve maior destaque na hist?ria dos escravos no Brasil?
  • Descreva o cotidiano do escravos nos quilombos.
  • O que ainda est? presente no cotidiano brasileiro e que pode ser relacionado ao que estamos estudando a respeito da vida do escravo no Brasil col?nia?

?

?

atividades

Terceiro momento - Produzindo uma fotonovela

Os alunos talvez n?o saibam o que ? uma fotonovela, recurso muito utilizado nos anos 70 como m?dia impressa. Perguntar se conhecem alguma fotonovela, se j? viram ou leram alguma. No link abaixo h? informa??es e exemplos de fotonovelas:

http://clavatown.blogspot.com/2007/04/faa-sua-fotonovela.html

7- Pedir aos alunos que, a partir do que foi estudado em aula,  realizem uma pesquisa na Internet e na biblioteca da escola sobre a escravid?o no Brasil para a cria??o de uma hist?ria por fotografias, podendo escolher um dos dois temas:

- "O dia de um escravo no Brasil col?nia."

- "O dia de um escravo em um quilombo."

Os textos j? produzidos nas primeiras aulas poder?o servir de base ? constru??o do roteiro da fotonovela.

 Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo escolher? um dos temas para trabalhar.  A hist?ria  dever? ser organizada como uma fotonovela, tendo um roteiro escrito no Kword para indicar a sequ?ncia de imagens a ser utilizadas. Os alunos representar?o as cenas da fotonovela, podendo criar cen?rios, roupas, maquilagem e outros elementos para ambientar as situa??es representadas.


As imagens ser?o fotografadas com a camera WxCam do UCA. O professor acompanhar? a produ??o das hist?rias, orientando sua realiza??o.

8- As hist?rias dever?o ser apresentadas para a turma e, a partir disso, ser?o comentados os aspectos enfocados pelas mesmas, questionando aos alunos o que h? determinado suas escolhas em rela??o ao tema e ao modo como desenvolveram a hist?ria.

9-  Imprimir as duas hist?rias para formar uma pequena revista (fotonovela). Os alunos poder?o planejar a capa, com t?tulo, nome dos atores.

Recursos Complementares

?

apoio

Outros materiais

Os seguintes recursos complementares permitir?o que os alunos identifiquem elementos culturais trazidos pelos africanos e seus reflexos na contru??o da identidade brasileira, fornecendo subs?dios para a elabora??o da fotonovela:
?

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganga_Zumba  

http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/escrav.htm

?

Letra e link com v?deo do compositor Luiz Carlos da Vila interpretando Kizomba Festa da Ra?a Samba Enredo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 1988:

http://www.vagalume.com.br/luiz-carlos-da-vila/kizomba-a-festa-da-raca-2.html


As aulas sobre escravid?o e cultura afro no Brasil podem ser enriquecidas com a inclus?o do livro
?Do Outro Lado Tem Segredos?, de Ana Maria Machado.
?
Trata-se das descobertas de um garoto, o Bino, em uma comunidade de pescadores.
O que est? em jogo nessa hist?ria ? a identidade negra de Bino, elaborada no conv?vio com a comunidade, perguntando, escutando, querendo saber mais. Isso acontece tanto durante os trabalhos de sobreviv?ncia da comunidade quanto em suas festas tradicionais, como a congada. Olhando para o mar, Bino busca o "outro lado" e essa busca aponta para a descoberta de Angola, do Congo, da ?frica, enfim, de onde vieram os escravos, os seus antepassados.O mapa-m?ndi trazido por um irm?o ajuda Bino a compreender esse outro lado do mar e da vida, em uma explora??o delicada e emocionante do mundo e de si mesmo. ? um tema ideal para adolescentes.
O planejamento do trabalho com o livro pode incluir v?rias experi?ncias de leitura do texto: oral, pelo professor e pelos alunos, alternados com momentos de leitura silenciosa. ? interessante estabelecer muitas rodadas de conversas, para a troca de opini?es sobre as emo??es e os sentimentos vividos durante a leitura.Depois, um levantamento de quest?es a serem aprofundadas e discutidas: o continente africano nos s?culos XV e XVI, as raz?es da escraviza??o, o trabalho escravo no Brasil, as resist?ncias ? os quilombos, Zumbi ? e a cultura negra, elaborada a partir do que foi trazido da ?frica e experimentado no cotidiano da escravid?o.
 
Refer?ncia:MACHADO, Ana Maria. Do Outro Lado Tem Segredos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
n? de p?ginas: 80
?
Abaixo, um v?deo que retrata a situa??o de aliciamento de trabalhadores do campo, para o exerc?cio de fun??es laborais nas fazendas e carvoarias do Par?, Brasil. S?o demonstradas condi??es chocantes de precariza??o do trabalho, o que permite a classifica??o dessa den?ncia como trabalho escravo. No desfecho, o v?deo exp?e quais s?o os principais desafios no combate da erradica??o do trabalho escravo no Brasil

Avaliação

A avalia??o ser? continuada, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser verificados:

  • Participa??o durante as discuss?es, argumenta??o clara e respeito ? opini?o dos colegas.  
  • Empenho para realizar e concluir as atividades.

Aspectos objetivos:

  • Conte?do das respostas do question?rio
  • Produ??o da fotonovela de modo que a narrativa seja compreens?vel e aborde os temas escolhidos pelos grupos com criatividade. A fotonovela deve trazer algumas das informa??es que os alunos pesquisaram ao longo do estudo do assunto da aula.
  • Nas produ??es dos alunos, verificar se estes demonstram conhecer as condi??es de vida dos escravos no Brasil, e tamb?m se identificam aspectos da contribui??o da cultura africana na forma??o de nossa identidade cultural