Regia Maria
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino M?dio | Hist?ria | Mem?ria |
Ensino M?dio | Hist?ria | Processo hist?rico: na??es e nacionalidades |
Ensino M?dio | Hist?ria | Sujeito hist?rico |
Ensino M?dio | Hist?ria | Trabalho |
Ao final desta aula o aluno dever? ser capaz de:
- Identificar as condi??es de vida do escravo africano no Brasil col?nia.
- Conhecer sobre a vida dos escravos nos quilombos.
- Identificar aspectos da contribui??o cultura africana na forma??o da identidade cultural do povo brasileiro.
- Expressar-se de forma original, se apropriando dos atos de linguagem (narrar, descrever, relatar, expor, argumentar).
- Encenar narrativas breves.
Fundamentos da Hist?ria do Brasil Colonial.
Saber navegar na Internet para a realiza??o de pesquisa de dados a respeito do conte?do.
?
As aulas ser?o realizadas com o aux?lio do laptop, propiciando aos alunos o contato com os softwares abaixo:
|
1- O professor dever? pedir aos alunos que observem no link abaixo duas imagens de pinturas de Jean Baptiste Debret, referentes ? escravid?o no Brasil:
(As imagens s?o as que est?o abaixo). http://www.slideshare.net/marllacristtina/debret-vida-e-obras 3- A partir das duas imagens de pinturas feitas por Jean-Baptiste Debret referentes ? escravid?o no Brasil, os alunos dever?o fazer um par?grafo no Kword a respeito das situa??es que as imagens est?o representando.
4- Reunir os alunos em grupos de 5 e pedir que fa?am um texto coletivo no Kword a partir dos par?grafos individuais. Para tanto, cada aluno do grupo dever? enviar seu par?grafo para o colega via email. 5- Cada grupo apresentar? o texto para a turma. Discutir os textos em rela??o ?s imagens que aparecem nas pinturas,observando especialmente quais s?o as rela??es entre as pessoas representadas. |
?
|
6- Ler com os alunos o texto "Escravid?o no Brasil": http://www.historiadobrasil.net/escravidao/
O professor dever? conduzir os debates acerca das quest?es relativas ao trabalho escravo e como ele se deu no Brasil colonial, orientando os alunos a responderem as seguintes quest?es no Kword:
|
?
?
|
Os alunos talvez n?o saibam o que ? uma fotonovela, recurso muito utilizado nos anos 70 como m?dia impressa. Perguntar se conhecem alguma fotonovela, se j? viram ou leram alguma. No link abaixo h? informa??es e exemplos de fotonovelas: http://clavatown.blogspot.com/2007/04/faa-sua-fotonovela.html 7- Pedir aos alunos que, a partir do que foi estudado em aula, realizem uma pesquisa na Internet e na biblioteca da escola sobre a escravid?o no Brasil para a cria??o de uma hist?ria por fotografias, podendo escolher um dos dois temas: - "O dia de um escravo no Brasil col?nia." - "O dia de um escravo em um quilombo." Os textos j? produzidos nas primeiras aulas poder?o servir de base ? constru??o do roteiro da fotonovela. Dividir a turma em dois grupos. Cada grupo escolher? um dos temas para trabalhar. A hist?ria dever? ser organizada como uma fotonovela, tendo um roteiro escrito no Kword para indicar a sequ?ncia de imagens a ser utilizadas. Os alunos representar?o as cenas da fotonovela, podendo criar cen?rios, roupas, maquilagem e outros elementos para ambientar as situa??es representadas.
8- As hist?rias dever?o ser apresentadas para a turma e, a partir disso, ser?o comentados os aspectos enfocados pelas mesmas, questionando aos alunos o que h? determinado suas escolhas em rela??o ao tema e ao modo como desenvolveram a hist?ria. 9- Imprimir as duas hist?rias para formar uma pequena revista (fotonovela). Os alunos poder?o planejar a capa, com t?tulo, nome dos atores. |
?
|
Os seguintes recursos complementares permitir?o que os alunos identifiquem elementos culturais trazidos pelos africanos e seus reflexos na contru??o da identidade brasileira, fornecendo subs?dios para a elabora??o da fotonovela: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ganga_Zumba http://educar.sc.usp.br/biologia/textos/escrav.htm ? Letra e link com v?deo do compositor Luiz Carlos da Vila interpretando Kizomba Festa da Ra?a Samba Enredo da Escola de Samba Unidos de Vila Isabel no Carnaval de 1988: http://www.vagalume.com.br/luiz-carlos-da-vila/kizomba-a-festa-da-raca-2.html
As aulas sobre escravid?o e cultura afro no Brasil podem ser enriquecidas com a inclus?o do livro
?Do Outro Lado Tem Segredos?, de Ana Maria Machado.
?
Trata-se das descobertas de um garoto, o Bino, em uma comunidade de pescadores.
O que est? em jogo nessa hist?ria ? a identidade negra de Bino, elaborada no conv?vio com a comunidade, perguntando, escutando, querendo saber mais. Isso acontece tanto durante os trabalhos de sobreviv?ncia da comunidade quanto em suas festas tradicionais, como a congada. Olhando para o mar, Bino busca o "outro lado" e essa busca aponta para a descoberta de Angola, do Congo, da ?frica, enfim, de onde vieram os escravos, os seus antepassados.O mapa-m?ndi trazido por um irm?o ajuda Bino a compreender esse outro lado do mar e da vida, em uma explora??o delicada e emocionante do mundo e de si mesmo. ? um tema ideal para adolescentes.
O planejamento do trabalho com o livro pode incluir v?rias experi?ncias de leitura do texto: oral, pelo professor e pelos alunos, alternados com momentos de leitura silenciosa. ? interessante estabelecer muitas rodadas de conversas, para a troca de opini?es sobre as emo??es e os sentimentos vividos durante a leitura.Depois, um levantamento de quest?es a serem aprofundadas e discutidas: o continente africano nos s?culos XV e XVI, as raz?es da escraviza??o, o trabalho escravo no Brasil, as resist?ncias ? os quilombos, Zumbi ? e a cultura negra, elaborada a partir do que foi trazido da ?frica e experimentado no cotidiano da escravid?o.
Refer?ncia:MACHADO, Ana Maria. Do Outro Lado Tem Segredos. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
n? de p?ginas: 80
?
Abaixo, um v?deo que retrata a situa??o de aliciamento de trabalhadores do campo, para o exerc?cio de fun??es laborais nas fazendas e carvoarias do Par?, Brasil. S?o demonstradas condi??es chocantes de precariza??o do trabalho, o que permite a classifica??o dessa den?ncia como trabalho escravo. No desfecho, o v?deo exp?e quais s?o os principais desafios no combate da erradica??o do trabalho escravo no Brasil
V?deo para download no Portal do Professor em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=16771 ou em: http://www.youtube.com/reporterbrasil#p/a/u/1/620lvS2fNFE
|
A avalia??o ser? continuada, durante todo o processo de ensino-aprendizagem, podendo ser verificados:
Aspectos objetivos: