Portal do Professor

Início do Conteúdo

Receita: conhecendo e produzindo g?neros do cotidiano

Autor e Co-autor(es)

Thyago Madeira Fran?a imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Aparecida Clemilda Porto

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros
Ensino Fundamental Final L?ngua Portuguesa L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua escrita: g?neros discursivos
Ensino Fundamental Inicial L?ngua Portuguesa L?ngua oral: g?neros discursivos

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • compreender o g?nero receita (caracter?sticas estruturais);
  • reconhecer a fun??o social, bem como os sentidos que emergem do g?nero;
  • produzir um texto do g?nero receita.

Duração das atividades

4 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos dever?o conhecer as caracter?sticas de um texto narrativo e de um texto po?tico.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01

http://receitasdasolita.blogspot.com/     Acessado em: 11 nov. 2010 

?

Professor, nessa primeira atividade, converse com os alunos a respeito de um g?nero discursivo muito comum, a receita culin?ria.

Esse texto tem como objetivo informar a f?rmula de um produto, detalhando os seus ingredientes e o seu preparo. Trata-se, portanto, de uma sequ?ncia de passos para a prepara??o de alimentos.

? prov?vel que todos os alunos conhe?am esse g?nero. Por isso, o essencial ? a constru??o de um sentido estrutural/cultural mais complexo acerca da receita.

Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua uma receita para os mesmos (voc? poder? optar por pedir que tragam-na de casa).

?

Links para a busca de receitas culin?rias:

http://tudogostoso.uol.com.br/      Acessado em: 12 nov. 2010. 

http://www.livrodereceitas.com/   Acessado em: 12 nov. 2010. 

http://receitas.maisvoce.globo.com/      Acessado em: 12 nov. 2010. 

?

Os grupos dever?o, munidos dos textos, identificar as seguintes informa??es presentes nos mesmos:

  • t?tulo;
  • ingredientes;
  • modo de preparo;
  • calorias;
  • por??es;
  • dificuldade;
  • ilustra??o da receita;
  • a presen?a de verbos no modo imperativo para indicar os passos (pegue, acrescente, mexa, reserve...);
  • a fun??o da receita: ensinar um novo prato, treinar um novo cozinheiro, etc.

Nem todas as receitas possuem todas essas informa??es. T?tulo, ingredientes e modo de preparo s?o os dados essenciais ao g?nero.

Os alunos dever?o fazer as anota??es em um caderno e, posteriormente, um membro de cada grupo apresentar? os dados da receita em estudo.

?

http://www.ezbrasil.com.br/Documentacao/Construindo-um-site-com-o-eZ-Publish/a_pagina_de_receitas/criando_templates_para_classe_receita  Acessado em: 11 nov.2010. 

?

Ap?s as breves apresenta??es, todos dever?o compreender quais s?o as caracter?sticas estruturais desse g?nero.

?

ATIVIDADE 02

A receita na sociedade

http://artesanato-setraetal.blogspot.com/2010/01/troca-das-receitas.html       Acessado em: 12 nov. 2010. 

?

Inicie esta atividade perguntando aos grupos em que lugares podemos encontrar exemplos do g?nero receita.

Tais questionamentos devem fazer com que os alunos pensem acerca do g?nero como um texto com fun??es espec?ficas na sociedade.

Pergunte:

  • onde lemos uma receita?
  • para que se produz uma receita?
  • quem procura uma receita para ler?

?

Ap?s esse momento de debate, ? prov?vel que tais lugares sejam elucidados como relacionados ao g?nero receita.

  • livros de receita;
  • revistas em geral;
  • programas culin?rios de TV;
  • r?dio;
  • literatura.

?

Leve revistas, livros de receita ou imagens de programas de TV que possuam tal g?nero em sua constitutividade. Esse material o auxiliar? na constru??o da ideia de g?nero como um texto com fun??es estabelecidas na sociedade.

Fa?a um c?rculo e, com esse material, demonstre aos alunos a presen?a do g?nero receita nos diferentes lugares sociais.

Posteriormente, pergunte a eles se este tipo de g?nero  tem rela??o com um texto liter?rio. Provavelmente eles afirmar?o que n?o. Neste momento, voc? poder? construir um racioc?nio em que a turma compreenda o car?ter est?tico do texto liter?rio, mostrando a diferen?a entre a linguagem do deste g?nero X a usada no g?nero receita.

Posteriormente, demonstre aos alunos textos que se valham da estrutura da receita de forma po?tica. Analise os seguintes exemplos:

?

"Receita da Vida", de Paulo Afonso Ramos: http://poesiadepauloafonso.blogspot.com/2006/06/receita-da-vida.html    Acessado em: 13 nov. 2010. 

Receitas-poema de Rosana Murray: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809   Acessado em: 13 nov. 2010. 

"Receita de Ano Novo", de Carlos Drummond de Andrade: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carlos-drumond/receita-do-ano-novo.php  Acessado em: 13 nov.2010. 

?

Tais textos devem motivar o aluno a compreender que a estrutura composicional dos g?neros transcende a tem?tica. Ou seja, um texto pode ter a estrutura de uma receita e n?o falar de comida. Por exemplo:

Receita da amizade

  • 100 gr. de confian?a
  • 250 gr. de fidelidade
  • 150 gr. de saudade

Misture tudo, reserve e deguste por toda a vida.

?

? um simples exemplo, mas deve ser suficiente para demonstrar a afirma??o supracitada.

?

ATIVIDADE 03

Produzindo uma receita diferente

http://consuelovermelho.blogspot.com/2009/09/pagina-de-receita-culinaria.html     Acessado em: 14 nov. 2010. 

?

Na presente atividade, os alunos, individualmente, dever?o produzir uma receita que transcenda, tematicamente, a ideia de alimentos e comida.

Os textos poder?o ser produzidos em formato narrativo, em versos ou seguir a estrutura de uma receita convencional.

Discuta com eles as poss?veis tem?ticas que possam motivar as produ??es. Receita de amor, de amizade, de um bom aluno ou de um futuro melhor.

? melhor que a produ??o seja desenvolvida em casa, uma vez que depender? da criatividade dos alunos. O ambiente de sala nem sempre ? positivo para isso.

Se preferir, poder? organizar a turma, de modo que cada aluno presenteie outro com sua receita.

?

ATIVIDADE 04

Apresenta??o das receitas

?

Organize uma rodada de leitura das receitas produzidas. Anteriormente, pe?a que toda a turma leve cartolinas para que organizem os textos nas mesmas, para que sejam afixados nos murais ou corredores das escolas.

Se poss?vel, organize uma apresenta??o para alunos de outra classe.

Recursos Complementares

Artigo "Trabalhando tipo/g?neros textuais em sala de aula", de Lilian Kelly Caldas:

http://www.alb.com.br/anais16/sem03pdf/sm03ss16_09.pdf

Avaliação

Ao final das atividades, os alunos ser?o avaliados nos seguintes aspectos:

  • identifica??o das caracter?sticas estruturais do g?nero receita;
  • reconhecimento das fun??es sociais do g?nero em quest?o;
  • produ??o de um texto do g?nero receita.