Aparecida Clemilda Porto
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: processos de constru??o de significa??o |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | An?lise lingu?stica: varia??o lingu?stica: modalidades, variedades, registros |
Ensino Fundamental Final | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral e escrita: processos de interlocu??o |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua escrita: g?neros discursivos |
Ensino Fundamental Inicial | L?ngua Portuguesa | L?ngua oral: g?neros discursivos |
Os alunos dever?o conhecer as caracter?sticas de um texto narrativo e de um texto po?tico.
ATIVIDADE 01
http://receitasdasolita.blogspot.com/ Acessado em: 11 nov. 2010
?
Professor, nessa primeira atividade, converse com os alunos a respeito de um g?nero discursivo muito comum, a receita culin?ria.
Esse texto tem como objetivo informar a f?rmula de um produto, detalhando os seus ingredientes e o seu preparo. Trata-se, portanto, de uma sequ?ncia de passos para a prepara??o de alimentos.
? prov?vel que todos os alunos conhe?am esse g?nero. Por isso, o essencial ? a constru??o de um sentido estrutural/cultural mais complexo acerca da receita.
Organize a turma em grupos de 4 ou 5 alunos e distribua uma receita para os mesmos (voc? poder? optar por pedir que tragam-na de casa).
?
Links para a busca de receitas culin?rias:
http://tudogostoso.uol.com.br/ Acessado em: 12 nov. 2010.
http://www.livrodereceitas.com/ Acessado em: 12 nov. 2010.
http://receitas.maisvoce.globo.com/ Acessado em: 12 nov. 2010.
?
Os grupos dever?o, munidos dos textos, identificar as seguintes informa??es presentes nos mesmos:
Nem todas as receitas possuem todas essas informa??es. T?tulo, ingredientes e modo de preparo s?o os dados essenciais ao g?nero.
Os alunos dever?o fazer as anota??es em um caderno e, posteriormente, um membro de cada grupo apresentar? os dados da receita em estudo.
?
http://www.ezbrasil.com.br/Documentacao/Construindo-um-site-com-o-eZ-Publish/a_pagina_de_receitas/criando_templates_para_classe_receita Acessado em: 11 nov.2010.
?
Ap?s as breves apresenta??es, todos dever?o compreender quais s?o as caracter?sticas estruturais desse g?nero.
?
ATIVIDADE 02
A receita na sociedade
http://artesanato-setraetal.blogspot.com/2010/01/troca-das-receitas.html Acessado em: 12 nov. 2010.
?
Inicie esta atividade perguntando aos grupos em que lugares podemos encontrar exemplos do g?nero receita.
Tais questionamentos devem fazer com que os alunos pensem acerca do g?nero como um texto com fun??es espec?ficas na sociedade.
Pergunte:
?
Ap?s esse momento de debate, ? prov?vel que tais lugares sejam elucidados como relacionados ao g?nero receita.
?
Leve revistas, livros de receita ou imagens de programas de TV que possuam tal g?nero em sua constitutividade. Esse material o auxiliar? na constru??o da ideia de g?nero como um texto com fun??es estabelecidas na sociedade.
Fa?a um c?rculo e, com esse material, demonstre aos alunos a presen?a do g?nero receita nos diferentes lugares sociais.
Posteriormente, pergunte a eles se este tipo de g?nero tem rela??o com um texto liter?rio. Provavelmente eles afirmar?o que n?o. Neste momento, voc? poder? construir um racioc?nio em que a turma compreenda o car?ter est?tico do texto liter?rio, mostrando a diferen?a entre a linguagem do deste g?nero X a usada no g?nero receita.
Posteriormente, demonstre aos alunos textos que se valham da estrutura da receita de forma po?tica. Analise os seguintes exemplos:
?
"Receita da Vida", de Paulo Afonso Ramos: http://poesiadepauloafonso.blogspot.com/2006/06/receita-da-vida.html Acessado em: 13 nov. 2010.
Receitas-poema de Rosana Murray: http://recantodasletras.uol.com.br/resenhasdelivros/393809 Acessado em: 13 nov. 2010.
"Receita de Ano Novo", de Carlos Drummond de Andrade: http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/carlos-drumond/receita-do-ano-novo.php Acessado em: 13 nov.2010.
?
Tais textos devem motivar o aluno a compreender que a estrutura composicional dos g?neros transcende a tem?tica. Ou seja, um texto pode ter a estrutura de uma receita e n?o falar de comida. Por exemplo:
Receita da amizade
Misture tudo, reserve e deguste por toda a vida.
?
? um simples exemplo, mas deve ser suficiente para demonstrar a afirma??o supracitada.
?
ATIVIDADE 03
Produzindo uma receita diferente
http://consuelovermelho.blogspot.com/2009/09/pagina-de-receita-culinaria.html Acessado em: 14 nov. 2010.
?
Na presente atividade, os alunos, individualmente, dever?o produzir uma receita que transcenda, tematicamente, a ideia de alimentos e comida.
Os textos poder?o ser produzidos em formato narrativo, em versos ou seguir a estrutura de uma receita convencional.
Discuta com eles as poss?veis tem?ticas que possam motivar as produ??es. Receita de amor, de amizade, de um bom aluno ou de um futuro melhor.
? melhor que a produ??o seja desenvolvida em casa, uma vez que depender? da criatividade dos alunos. O ambiente de sala nem sempre ? positivo para isso.
Se preferir, poder? organizar a turma, de modo que cada aluno presenteie outro com sua receita.
?
ATIVIDADE 04
Apresenta??o das receitas
?
Organize uma rodada de leitura das receitas produzidas. Anteriormente, pe?a que toda a turma leve cartolinas para que organizem os textos nas mesmas, para que sejam afixados nos murais ou corredores das escolas.
Se poss?vel, organize uma apresenta??o para alunos de outra classe.
Artigo "Trabalhando tipo/g?neros textuais em sala de aula", de Lilian Kelly Caldas:
Ao final das atividades, os alunos ser?o avaliados nos seguintes aspectos: