Portal do Professor

Início do Conteúdo

A Arte e a Publicidade

Autor e Co-autor(es)

Frederico Marcelo Crochet imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Teatro: Teatro como comunicação e produção coletiva
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Investigar o uso da arte nos diversos meios de publicidade.

Trabalhar a criatividade dos alunos na criação de produtos e propagandas sobre o mesmo.

Incentivar a apresentação oral dos alunos perante a turma.

Duração das atividades

5 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário conhecimento prévio.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1:

O professor introduzirá o tema com a seguinte pergunta:

O que vocês entendem por publicidade?

De forma organizada, o professor receberá as respostas dos alunos e as organizará em um conceito como o citado abaixo:

A publicidade é uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços, especificamente, propaganda comercial.

Em seguida, o Professor deve expor algumas imagens publicitárias.

http://www.izip.com.br/blog/wp-content/uploads/2008/11/bombril_barack_obama_carlos_moreno_eua_brasil_2008.jpg 

(acesso em 17/09/2010)

http://www.netpropaganda.com.br/img/materia/texto/819.jpg 

(acesso em 17/09/2010)

http://www.cdn2.180graus.com/imagem_014060ebf7.jpg 

(acesso em 17/09/2010)

http://t0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcROponO-S8MvOzA0uy4dvYF3PsNPdLXDUBZSw9bXlzmc5jfAWgrDg 

(acesso em 17/09/2010)

http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:JVwdAG5Ra9I83M:http://i685.photobucket.com/albums/vv212/aovivobr/copa-do-mundo-2010.jpg&t=1 

(acesso em 17/09/2010)

Depois de mostradas as imagens, o professor coordenará o seguinte debate:

Publicidade é Arte?

É necessário que as opiniões dos alunos sejam consideradas, mas visto que essa discussão é antiga e não oficialmente definida, o mais importante é que se chegue à conclusão de que a publicidade pode e vem se valendo da Arte como meio de divulgação.

Para melhor explicar essa afirmação, o professor pode se valer de vários exemplos como:

O Papai Noel até então era representado com roupas de inverno, porém na cor verde. Em 1931 a Coca-Cola realizou uma grande campanha publicitária vestindo Papai Noel com as cores vermelha e branca, imagem criada pelo cartunista americano Thomas Nast, em 1886 na revista Harper’s Weeklys, o que foi bastante conveniente, já que estas são as cores de seu rótulo. Tal campanha, destinada a promover o consumo de Coca-Cola no inverno (período em que as vendas da bebida eram baixas na época), fez um enorme sucesso e a nova imagem de Papai Noel ou Pai Natal espalhou-se rapidamente pelo mundo. Portanto, a Coca-Cola contribuiu para difundir e padronizar a imagem atual do Papai Noel.

http://seqvme.zip.net/images/papai_noel_coke-santa360.jpg 

(acesso em 20/09/2010)

Uso da Arte na propaganda do produto:

http://obviousmag.org/olhares/arquivo/2010/09/arte_e_publicidade_e_possivel.html 

(acesso em 20/09/2010)

Uso da Arte de Vik Muniz na abertura da novela:

http://www.youtube.com/watch?v=vAs9-wh-dZA 

(acesso em 20/09/2010)

Uso da pintura na divulgação do produto:

http://4.bp.blogspot.com/_ywoIUGZ5Uc0/SRqxYrDJSWI/AAAAAAAAGT0/0IfoKT7vIxc/s400/fotoshop1.jpg 

(acesso em 20/09/2010)

Aulas 2 e 3:

A turma será dividida em grupos de no máximo 4 alunos e cada grupo deverá criar um cartaz e uma propaganda oral no formato que quiserem (vídeo, teatro, anúncio, etc.) de 5 minutos em média, sobre um produto criado por eles.

Para aguçar a criatividades dos alunos, o Professor pedirá que o produto criado não exista, podendo, inclusive, jamais existir. Exemplos:

Tênis voadores, máquinas de clonagens instantâneas, boné que faz crescer cabelo, etc.

É importante que a propaganda criada por eles, identifique as vantagens, o público-alvo e o funcionamento do produto.

Aulas 4 e 5:

Nas últimas aulas do tema, os alunos apresentarão à turma seus trabalhos. O professor poderá conduzir um pequeno debate ao final de cada apresentação, onde os alunos poderão tirar dúvidas ou dar sugestões a cada trabalho.

Recursos Complementares

Texto científico sobre a possibilidade da publicidade em produzir Arte:

http://professor.ucg.br/siteDocente/admin/arquivosUpload/12471/material/A%20Arte%20no%20Horizonte%20da%20Publicidade.pdf 

(acesso em 21/09/2010)

Texto científico que propõe um sincretismo entre Publicidade e Arte:

http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2006/resumos/R1525-1.pdf 

(acesso em 21/09/2010)

Comerciais brasileiros antigos e premiados:

http://www.youtube.com/watch?v=W1dIC-Mkku4 

(acesso em 21/09/2010)

Avaliação

A avaliação será realizada durante todo o processo levando em conta, a apreensão do tema, a participação nas atividades e nos debates que se fizerem presentes, bem como o respeito e atenção às produções dos colegas.