Portal do Professor

Início do Conteúdo

Vigorexia: S?ndrome do Corpo Perfeito.

Autor e Co-autor(es)

Estela Calderaro Pontinha Leite imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andr?a Marques Le?o Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Sa?de Constru??o da identidade e da auto-estima
Ensino Fundamental Final Sa?de Cuidado do corpo
Ensino Fundamental Final Sa?de Indicadores de qualidade de vida e sa?de
Ensino M?dio Biologia Identidade dos seres vivos
Ensino M?dio Biologia Qualidade de vida das popula??es humanas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Vídeo;

- Pesquisas;

- Uso do Laboratório de Informática;

- Criação de um Jornal Mural.

Motivação:   

  

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos se já ouviram falar sobre “Vigorexia”. Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar o vídeo “Viciados em Malhar! Vigorexia | Anorexia” (Fig. 1), que tem duração de 3 minutos e 50 segundos, conforme o link abaixo.   

Link do vídeo “Viciados em Malhar! Vigorexia | Anorexia”: 

 http://www.youtube.com/watch?v=q58bukdJr7g Acessado em: 03 de Novembro de 2010. 

O vídeo é uma reportagem feita pelo programa “Fantástico”, da Rede Globo, e versa sobre a Vigorexia e a Anorexia –  que têm afetado tanto a homens como mulheres.    

Figura 1 – Imagem do vídeo Viciados em Malhar! Vigorexia | Anorexia”  

Sugestão:  O professor, se preferir, poderá gravar o vídeo em DVD e apresentá-lo aos alunos na Sala de Vídeo da escola, de forma que todos possam assisti-lo ao mesmo tempo.  

Após a apresentação do vídeo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.   

É importante que todos os que quiserem expressar seus conhecimentos prévios e opiniões possam fazê-lo neste momento.         

    

Após ouvir a resposta dos alunos, o professor poderá dizer que o tema da aula é “Vigorexia”.

Atividade 1   

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo conceituar Vigorexia, sugerimos que o professor peça para que os alunos, organizados em grupos de até 5 componentes, escrevam, baseados no vídeo que assistiram durante a Motivação, o significado de Vigorexia. O professor deverá supervisionar o trabalho dos alunos nesse momento, de forma a esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir.

Em seguida, os grupos deverão apresentar  a definição de Vigorexia  construída por eles. Feito isto, os alunos deverão criar uma única definição. Para isto, o professor deverá ser o mediador e organizador das falas dos alunos, anotando na lousa a construção coletiva deles.    

Após conceituar Vigorexia, o professor poderá dar continuidade à aula, desenvolvendo a próxima atividade.

Atividade 2   

Nesse momento, o professor deverá orientar os alunos, ainda em grupos, para que façam pesquisas na Internet sobre Vigorexia: o que é, os sintomas e o que a pessoa deve fazer caso sofra dessa síndrome.

Para facilitar esse momento, sugerimos os sítios eletrônicos abaixo.

http://www.portaleducacao.com.br/psicologia/noticias/21970/vigorexia-forma-fisica-acima-de-tudo  

http://www.marombapura.net/artigos-sobre-musculacao/102-vigorexia/811-conseqias-da-vigorexia  

http://www.noticiasdepoa.com.br/modules/news/article.php?storyid=1498  

http://www.tuasaude.com/sintomas-da-vigorexia/  

http://gballone.sites.uol.com.br/alimentar/vigorexia.html   

http://www.brasilescola.com/psicologia/vigorexia.htm  

http://pt.wikipedia.org/wiki/Vigorexia   

http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI1288272-EI6582,00.html  

http://www.educacaofisica.com.br/noticias_mostrar.asp?id=5709  

http://www.infoescola.com/doencas/vigorexia/  

http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=94 

Os alunos deverão pesquisar textos, artigos e reportagens em sítios eletrônicos que incluam informações sobre Vigorexia, de forma a responder às perguntas abaixo:   

  • Qual o outro nome por qual a Vigorexia também é conhecida?
  • Quais são os sintomas mais comuns de Vigorexia?
  • A Vigorexia afeta mais homens ou mulheres? Por quê?
  • Quais os traços psicológicos caracteríscos desses indivíduos?
  • Quais são as consequências desse síndrome?
  • Em que época da vida esse síndrome costuma aparecer? Por quê?
  • Qual é o tratamento recomendado para esse transtorno?
  • A que profissional da saúde a pessoa que sofre dessa síndrome deve procurar?

Sugestão:   

Caso o professor ache interessante, ele poderá entregar três perguntas a cada grupo, de forma que todos procurem respostas para perguntas diferentes.

Por exemplo:

Grupo 1: Perguntas 1, 2 e 3.

Grupo 2: Perguntas 4, 5 e 6.

Grupo 3: Perguntas 7, 4 e 2.

Grupo 4: Perguntas 6, 1 e 5.

Grupo 5: Perguntas 3, 7 e 2.

E assim sucessivamente.

Concluida a pesquisa, os alunos deverão trocar as informações entre si, de forma  a socializá-las com todos. Os grupos poderão complementar as respostas uns dos outros, bem como discuti-las quando suas informações diferirem das apresentadas pelos colegas, ou quando não concordarem com os pontos de vista apresentados pelos colegas. O professor deverá participar desse momento como um mediador, sanando possíveis dúvidas e esclarecendo conceitos errôneos e ou preconceituosos .

Atividade 3   

Para finalizar a aula, sugerimos que o professor peça para que os grupos façam um Jornal Mural (Fig. 2), que terá como tema "Vigorexia: Em busca do corpo perfeito!".

Figura 2 – Jornal Mural.

Fonte: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/5013/imagens/_layout.jpg Acesso em: 14 de Novembro de 2010.            

As informações a serem colocadas neste jornal deverão ser aquelas pesquisadas e discutidas no decorrer destas aulas, como, por exemplo: definição de vigorexia, os sintomas, o que fazer caso sofra dessa síndrome etc. Ressaltamos que, estes murais deverão conter figuras e textos explicativos sobre o tema proposto, e ficar exposto num dos corredores da escola.         

Observamos que para maiores detalhes de como se faz um Jornal Mural, o professor poderá a aula "Escrevendo e lendo com o jornal mural" no Portal do Professor (disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=5013 Acesso em: 14 de Novembro de 2010.)      

Sugestão:   

O professor poderá utilizar a aula “Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia” disponível no Portal do Professor, conforme link abaixo.   

Link da aula “Corpo e Sociedade: os perigos da vigorexia”:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22382 Acessado em: 03 de Novembro de 2010. 

Recursos Complementares

O professor poderá utilizar a aula “Transtornos Alimentares: Conversando sobre Bulimia e Anorexia Nervosa” disponível no Portal do Professor para trabalhar os Transtornos Dismórficos Corporais – visto que a Vigorexia é considerada um Transtorno Dismórfico Muscular.

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18920 Acessado em: 03 de Novembro de 2010. 

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos entenderam o que é Vigorexia, quais os sintomas desta síndrome e onde procurar ajuda. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.