Portal do Professor

Início do Conteúdo

A música e sua influência na vida das pessoas.

Autor e Co-autor(es)

Estela Calderaro Pontinha Leite imagem do usuário

MOGI DAS CRUZES - SP Universidade de Mogi das Cruzes

Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Sociologia Indivíduo, identidade e socialização
Ensino Fundamental Final Artes Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico
Ensino Fundamental Final Saúde Construção da identidade e da auto-estima

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

  • A música e sua influência na vida das pessoas – principalmente na dos adolescentes;
  • Analisar algumas letras de música, de forma a identificar a linguagem destas e compará-las com a linguagem utilizada pelos adolescentes;
  • A influência que os músicos exercem na vida dos adolescentes, principalmente na formação de identidade (eu quero ser igual ao meu ídolo, usar a mesma roupa, falar da mesma forma etc.).

Duração das atividades

Aproximadamente 100 minutos; Duas (2) Aulas.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há necessidades que conhecimentos prévios sejam trabalhados pelo professor com os alunos para o desenvolvimento da aula.

Estratégias e recursos da aula

As estratégias utilizadas serão:

- Aula interativa;

- Análise de letras de música;

- Trabalho em Grupo;

- Uso do laboratório de informática.

 

Motivação:     

 

O professor deverá iniciar a aula perguntando aos alunos quais tipos de música eles gostam e suas músicas favoritas. Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá apresentar a eles o vídeo “Músicas da Minha Vida: Sandy canta música que marcou namoro com Lucas “, com duração de 4 minutos e 36 segundos, conforme link abaixo.   

Link do vídeo “Músicas da Minha Vida: Sandy canta música que marcou namoro com Lucas”: http://www.youtube.com/watch?v=MGJU7KYCRy8 Acessado em: 14 de Novembro de 2010.      

 

Tendo apresentado o vídeo, o professor deverá promover uma discussão sobre este, de forma que os alunos deem suas impressões sobre o que assistiram – o que acharam, qual o tema que o vídeo trata etc.      

 

Após discutirem o vídeo, o professor deverá fazer as seguintes perguntas aos alunos:

  • Como as músicas influenciam a vida de vocês?
  • Alguma música já marcou a história de vocês? Por exemplo, o começo ou término de um relacionamento?
  • Vocês têm um músico ou uma banda favorita? Qual (is) é (são)?
  • Vocês gostariam de ser como eles? Por quê?       

 

Após ouvir as respostas dos alunos, o professor deverá ressaltar que o tema dessas aulas é a “música e a influência desta na vida das pessoas”.  

 

Atividade 1   

 

Dando continuidade à aula, tendo como objetivo comparar a linguagem utilizada nas músicas com a utilizada pelos adolescentes no seu cotidiano, sugerimos que o professor organize os alunos em grupos de até 4 componentes.   Em seguida,  o professor deverá entregar a cada grupo a letra de uma das músicas sugeridas nos links abaixo, e pedir para que os alunos leiam e discutam a linguagem utilizada na música em questão, bem como se a música reflete a realidade vivida por eles.

 

Link da letra da música “Tá vendo aquela lua - Exaltasamba”: http://letras.terra.com.br/exaltasamba-musicas/1665222/    

Link da letra da música “E aí já era – Jorge Mateus”: http://letras.terra.com.br/jorge-mateus/1715329/    

Link da letra da música “Levo comigo - Restart”:  http://letras.terra.com.br/restart/1521908/    

Link da letra da música “One Time – Justin Bieber” Traduzida: http://letras.terra.com.br/justin-bieber/1475662/traducao.html

 

Observações:

1. Sugerimos que todas as letras das músicas sejam trabalhadas por, pelo menos, um grupo.

2. Embora tenhamos sugerido algumas letras de músicas para serem utilizadas nesse momento,  lembramos que o professor poderá escolher outras, podendo ser estas as mencionadas pelos alunos no início da aula. É importante, contudo, levar em consideração a realidade dos alunos e da comunidade em que a escola está inserida na escolha das músicas.

 

Para nortear a leitura e discussão das letras das músicas, sugerimos o roteiro abaixo.

 

Roteiro para Leitura e Discussão:

  • Sobre o que versa a música?
  • A forma que a música é escrita, a sua linguagem, é a mesma que vocês usam numa conversa no dia-a-dia? Por quê?
  • Existe algum trecho da música que reflita um momento que vocês estejam passando na vida ou pelo qual já passaram? Qual? Por quê?
  • As letras das músicas refletem a realidade da vida de vocês? Por quê?
  • Acrescentariam ou tirariam algum trecho da música? Qual? Por quê?

 

 

Após isto, os grupos deverão compartilhar as respostas que deram às perguntas do roteiro de discussão. É importante que o professor medie esse momento, sanando possíveis dúvidas e ou corrigindo conceitos errôneos que possam surgir.   

 

Atividade 2   

 

Nesse momento, objetivando discutir a influência que os músicos exercem na vida dos adolescentes, principalmente na construção da identidade, sugerimos que o professor apresente as imagens abaixo (Figs. 1, 2, 3 e  4) aos alunos.

 

 

 

 

Figura 1 – Foto de Fiuk.

Fonte: http://www.caras.com.br/imagens/113392/20091028151420_113392_large_fiuk.jpg Acessado em: 05 de Novembro de 2010. 

 

 

 

 Figura 2 – Foto do MC Dodô.

Fonte: http://www2.uol.com.br/bandasdegaragem/images/cds/capa1212086010.jpg Acessado em: 05 de Novembro de 2010. 

 

Figura 3 – Foto dos integrantes da Banda Restart.

Fonte: http://froog.com.br/wp-content/uploads/2010/03/banda-restart.jpg Acessado em: 04 de Novembro de 2010. 

 

 

Figura 4 – Foto do Justin Bieber.

Fonte: http://duard.org/fotos-do-justin-bieber-veja-fotos-do-cantor-justin-biber/fotos-do-justin-bieber-muitas-fotos-06/ Acessado em: 04 de Novembro de 2010. 

 

 

  

Após apresentar as imagens aos alunos, o professor deverá perguntar a eles se conhecem tais músicos e se conhecem pessoas que procuram ser como eles - seja na forma de se vestir, na forma de falar, na forma de agir etc. É importante que os alunos tenham a oportunidade de refletir sobre a influência dos músicos e bandas na vida das pessoas, principalmente na vida de jovens.   

Caso o professor prefira, os alunos poderão se sentar em círculo para facilitar o “bate-papo”.   

Para nortear esse momento, sugerimos o roteiro abaixo.   

 

Roteiro para o “Bate-papo”:

 

  • Conhecem esses músicos? Quem são?
  • Sabem dizer que músicas eles cantam/tocam?
  • Conhecem pessoas que se vestem da mesma forma que seus ídolos? Ou que falam da mesma forma?
  • Por que vocês acham que as pessoas querem ser como seus ídolos?
  • A influência que os ídolos têm na vida das pessoas é boa ou ruim? Por quê?
  • Essa influência atrapalha ou facilita a vida dos jovens? Por quê?
  • Como seria a vida de vocês se esses músicos não existissem? Por quê?     

 

Ao término desse “bate-papo”, é importante que os alunos tenham conhecimento da influência que os músicos exercem na vida das pessoas, principalmente na dos adolescentes, e que é importante saber dosá-la,  para  que ao invés de construir sua identidade pessoal, não se tornar uma cópia de certa celebridade.

 

Atividade 3

Finalizando a aula, com o objetivo de sintetizar o que foi discutido nas atividades, sugerimos que os alunos, sob a supervisão do professor, escrevam letras músicas, conforme um dos temas sugeridos abaixo, utilizando a linguagem própria da comunidade em que fazem parte.    

  • Tema 1 - Primeiro amor.
  • Tema 2 - Dificuldades na Adolescência.
  • Tema 3 - Realidade social dos adolescentes na Comunidade.  
  • Tema 4 - Sonhos de um adolescente   
  • Tema 5 - Superando desafios

Com o auxílio do professor, os alunos deverão compor melodias para as músicas criadas e poderão apresentá-las aos demais colegas da escola.

 

Sugestão: Os alunos poderão criar um festival de música na escola em que todos interessados (alunos ou professores) poderão tocar suas músicas favoritas ou suas próprias criações e todos poderão votar no artista favorito. Neste festival, os alunos terão a oportunidade de se expressar - seja pela música ou pela forma de se vestir.

 

 

Sugestões de Atividades:

 
  1. Os alunos poderão fazer uma entrevista com colegas e familiares sobre a presença da música na vida deles e a importância desta. Os alunos deverão definir, em conjunto, o questionário (se aberto ou fechado) e as perguntas a serem utilizadas, sob a supervisão do professor. Após entrevistarem as pessoas, os alunos deverão discutir as informações coletadas, comparando-as. O professor deverá estimular a discussão, questionando-os se as informações coletadas eram as esperadas por eles ou não e por quê.
  2. O professor poderá utilizar, trabalhando em parceria com o professor da língua Inglesa, a aula “Baby, baby, baby! – debatendo sobre o primeiro amor e gravidez na adolescencia em Inglês” (Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23750 Acessado em: 04 de Novembro de 2010) ou a aula “If I were a boy – Aprendendo Inglês com música!” (Disponível em:  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23757 Acessado em: 04 de Novembro de 2010) para trabalhar a importância da música no processo de aprendizagem.   

Recursos Complementares

Caso o professor tenha interesse, ele poderá ler o texto “A importância da música” (disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1496893 Acessado em: 04 de Novembro de 2010), ou ainda, o texto “A importância da Música na Escola” (disponível em: http://www.escolapaulofreire.com.br/hpprof/valeria/importancia_musica.htm Acessado em: 04 de Novembro de 2010).   

Avaliação

A avaliação deverá ocorrer em todos os momentos. É importante que o professor perceba ao final das aulas se os alunos compreenderam a importância da música na vida e na criação da identidade das pessoas. Além disso, é importante que seja avaliada a participação e envolvimento dos alunos durante as atividades.