Portal do Professor

Início do Conteúdo

As esta??es do ano - Uma atividade multidisciplinar

Autor e Co-autor(es)

Marcelo de Oliveira Souza imagem do usuário

CAMPOS DOS GOYTACAZES - RJ Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o de Jovens e Adultos - 1? ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Seres humanos e o meio ambiente
Ensino Fundamental Final Ci?ncias Naturais Terra e universo

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Compreender a raz?o da exist?ncia das esta??es do ano.

- Utilizar uma rela??o interdisciplinar entre as disciplinas de Ci?ncias e Artes a partir da realiza??o de uma atividade pr?tica com pinturas e m?sicas cl?ssicas.

Duração das atividades

60 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Movimentos da Terra e da Lua.

Estratégias e recursos da aula

Essa atividade tem como objetivo a utiliza??o de imagens e m?sicas para ilustrar a apresenta??o da causa astron?mica  das esta??es do ano. ? uma oportunidade para o desenvolvimento de uma atividade multidisciplinar. Como imagens utilizamos para ilustrar a esta??o das flores, a Primavera, quadros cl?ssicos de Boticelli, Renoir, Monet, e outros. Na m?sica usamos movimentos dos quatro concertos que comp?em ?As Quatro Esta??es? de Antonio Vivaldi. 

Para realizar esta atividade, ? necess?rio um computador com acesso a internet para que o professor possa acessar os arquivos disponibilizados para auxiliar o desenvolvimento da atividade. Aula que combina exposi??o de imagens e apresenta??o de m?sicas.

1o Momento
?
Essa atividade tem como objetivo a utiliza??o de imagens e m?sicas para ilustrar a apresenta??o da causa astron?mica  das esta??es do ano. ? uma oportunidade para o desenvolvimento de uma atividade multidisciplinar. Como imagens utilizamos para ilustrar a esta??o das flores, a Primavera, quadros cl?ssicos de Boticelli, Renoir, Monet, e outros. Na m?sica usamos movimentos dos quatro concertos que comp?em ?As Quatro Esta??es? de Antonio Vivaldi. 
?
O professor pode elaborar um roteiro de atividades multidisciplinar com a utiliza??o de imagens e m?sicas associadas ao in?cio da Primavera.
?
Algumas refer?ncias sobre os movimentos da Terra e as Esta??es do Ano s?o:
?
Usamos os seguintes movimentos dos quatro concertos que comp?em ?As 
Quatro Esta??es? de Antonio Vivaldi:
Primavera - Allegro ? 1?. Movimento
Ver?o ? Presto ? 3?. Movimento
Outono ? Allegro ? 1?. Movimento ou o 3?. Movimento (devido ao estilo que consideramos para selecionar as m?sicas, qualquer uma das duas podem ser utilizadas)
Inverno ? Allegro non Molto ? 1?. Movimento
?
Os arquivos com as m?sicas poder?o ser obtidos gratuitamente no endere?o:http://en.wikipedia.org/wiki/The_Four_Seasons_(Vivaldi)
Os arquivos est?o em formato .ogg. Para execut?-lo no Windows Media Player ? necess?rio instalar o arquivo dispon?vel em: http://www.xiph.org/dshow/
Como imagens utilizamos reprodu??es (em arquivos digitais) dos quadros:
Pierre Auguste Renoir - Buqu? de flores da primavera - http://unawe.passeiopeloceu.org/images/renoir-bouquet-of-spring-flowers.jpg
Pierre Auguste Renoir - Duas Irm?s (No Terra?o) - http://unawe.passeiopeloceu.org/images/Renoir-Two-sister-on-the-terrace.jpg
Pierre Auguste Renoir - Monet pintando em seu jardim em Argenteuil - http://unawe.passeiopeloceu.org/images/Renoir-%20monet-painting.jpg
Victor Gabriel Gilbert - Arrumando as flores para um buqu? da Primavera - http://unawe.passeiopeloceu.org/images/Gilbert_Victor-Arranging_Flowers_For_A_Spring_Bouquet.jpg
?
Imagens dessas quadros podem ser acessados na p?gina  do Programa UNAWE referente a essa atividade: http://unawe.passeiopeloceu.org/estacoes.html
?
Al?m das imagens sugeridas devem ser inclu?das imagens obtidas pelos estudantes dos locais onde eles vivem. As imagens devem ser solicitadas aos estudantes em aulas anteriores. Associando sempre o in?cio das esta??es com a distinta realidade das diversas regi?es do Brasil. Para a apresenta??o das imagens deve ser utilizado um projetor multim?dia ou, no caso de n?o haver disponibilidade na escola, pode ser utilizada a tela de um computador. Para poder ouvir as m?sicas o melhor recursos seria um computador tendo acoplado um bom alto-falante. A atividade dever? ser realizada na sala de aula ou na sala de inform?tica. Um audit?rio tamb?m seria uma boa op??o. O importante ? que o ambiente escolhido tenha os equipamentos necess?rios para a realiza??o com sucesso da atividade.   
?
2o Momento
?
As experi?ncias que temos tido indicam que ainda um grande n?mero de estudantes e professores associa as esta??es do ano a dist?ncia entre a Terra e o Sol. Esse fato demonstra a necessidade de realizar atividades como as propostas aqui. Os solst?cios e equin?cios tamb?m s?o  momentos prop?cios para a realiza??o de atividades multidisciplinares. Para a apresenta??o da causa das esta??es do ano, a inclina??o do eixo da Terra e o seu movimento de revolu??o em torno do Sol, utilizamos uma esfera de isopor para representar a Terra e uma fonte luminosa (uma lumin?ria, ...) para representar o Sol. ? muito importante apresentar essas informa??es. 
Abaixo representa??o do modelo com a utiliza??o de uma bola de isopor.
?
Esta????es
Imagem representando o modelo Terra-Sol com a utiliza??o de uma bola de isopor e uma l?mpada 
Autoria da imagem: Marcelo de Oliveira Souza
?
Para a apresenta??o das esta??es do ano para alunos com defici?ncia auditiva utilizem como refer?ncia o v?deo abaixo:
?
?
Abaixo mais algumas informa??es sobre as esta??es do ano em distintas regi?es do Brasil:
"Grande parte da popula??o mundial est? concentrada em regi?es localizadas entre o tr?pico de C?ncer e o P?lo Norte. As pessoas que vivem nessas regi?es percebem as esta??es do ano de modo distinto da que n?s as percebemos. Dentro de nosso pa?s tamb?m h? grandes diferen?as na forma como s?o percebidas as esta??es do ano nas regi?es localizadas mais ao Norte, em rela??o as regi?es localizadas mais ao Sul. As pessoas que vivem na regi?o Norte e em parte da regi?o Nordeste n?o tem as esta??es bem definidas em seu cotidiano. Consideram somente dois per?odos no ano, o inverno, o per?odo das chuvas, e o ver?o, o per?odo da ?seca?. De aproximadamente Novembro a Maio vivem no per?odo do inverno. ? o per?odo das chuvas. N?o h? baixas temperaturas. De aproximadamente Junho a Outubro vivem no per?odo da ver?o. ? o per?odo da seca. Uma realidade distinta da que se vive, por exemplo, no Rio de Janeiro. Com as mudan?as clim?ticas algumas altera??es v?m ocorrendo, em todas as regi?es do Brasil. Em 2010 durante o ver?o em grande parte do Brasil, tivemos um per?odo de intensas chuvas, nas regi?es pr?ximas do equador ocorreu um per?odo de estiagem, at?pico para essa ?poca. Na minha ?poca de estudante ?ramos apresentados a esta??es do ano bem definidas. Imagens de regi?es com neve no inverno eram apresentadas nos livros did?ticos. Muito pouca informa??o sobre as distintas formas de perceber as esta??es do ano em nosso pa?s. Espero que essa realidade tenha mudado. Abaixo apresento um relato particular:

"Participei em Manaus, no in?cio de fevereiro de 2011, do XIX Simp?sio Nacional de Ensino de F?sica. Na chegada sou informado por v?rias gentes que nesse momento no Amazonas ? Inverno. Olho para o term?metro e o vejo marcando uma temperatura acima dos 30? C. Um dia quente, com temperatura alta. Como pode ser Inverno em fevereiro com temperaturas t?o altas? Em todos os locais as gentes repetem a mesma informa??o. Estamos no Inverno. Um pouco mais tarde come?a a chover. Fato que se repete em Manaus quase todos os dias nessa ?poca do ano. Uma gente apresenta uma explica??o para a defini??o do Inverno para as gentes que moram em Manaus. Para eles o ano ? dividido somente em duas esta??es. O per?odo das chuvas e o per?odo no qual n?o chove com tanta freq??ncia. Durante todo o ano a temperatura ? muito alta. Sempre ? muito quente. Mas no per?odo das chuvas as temperaturas s?o um pouco mais baixas. Assim muitas gentes chamam esse per?odo de Inverno. Outros preferem considerar que somente h? o ver?o com chuva e o ver?o sem chuvas. De qualquer forma todas as gentes alertam: A partir de julho as temperaturas s?o muito mais altas. Alguns at? relatam ter vivido momentos de grande ang?stia pelas altas temperaturas desse per?odo. A grande umidade presente no ar faz com que a sensa??o t?rmica seja equivalente a temperaturas mais altas do que as registradas nos term?metros. Popularmente as esta??es determinadas pelo regime das chuvas s?o definidas da seguinte forma: Inverno, a esta??o chuvosa e o Ver?o, a esta??o da seca. A esta??o chuvosa compreende aproximadamente o per?odo de Novembro a Maio e a esta??o da seca compreende aproximadamente o per?odo de junho a outubro.  A defini??o tradicional das esta??es do ano n?o pode ser utilizada na regi?o Norte do Brasil e tamb?m em outras regi?es Brasileiras. Uma quest?o que sempre surge ? o porqu? de os estudantes Brasileiros n?o receberem informa??es precisas sobre o Brasil. Basta olhar os livros did?ticos utilizados nas escolas. Qual livro apresenta informa??es reais sobre o clima nessas regi?es Brasileiras? Sempre vejo os estudantes citando as quatro esta??es do ano como uma realidade para todo o Brasil. Os meios de comunica??o fazem tamb?m a mesma coisa. Apresentam o in?cio das esta??es sem informar que est?o associadas ao movimento da Terra em torno do Sol e a inclina??o do eixo da Terra e que n?o possuem uma rela??o direta com o clima em algumas regi?es da Terra. Como ? o caso da regi?o Norte do Brasil. Esse ? somente um exemplo que mostra o nosso desconhecimento sobre o nosso belo Pa?s. Uma Na??o que precisa ser descoberta e valorizada pelas gentes Brasileiras.?

Autor do texto: Marcelo de Oliveira Souza - publicado em coluna semanal no jornal o O Di?rio de Campos dos Goytacazes em fevereiro de 2011.

Dessa forma possui grande import?ncia a apresenta??o de informa??es precisas sobre a realidade vivida pela popula??o nas diferentes regi?es do Brasil.
?
As pr?ximas esta??es do ano ter?o in?cio em:
?
2012
Equin?cio de Outono ? 20 de mar?o ?s 02:14h
Solst?cio de Inverno ? 20 de junho ?s 20:09h
Equin?cio de Primavera ? 22 de setembro ?s 11:49h
Solst?cio de Ver?o ? 21 de dezembro ?s 08:12h
Hor?rio de Bras?lia. Durante o hor?rio de ver?o adicione 1 hora
?
3o Momento
?
Ap?s a apresenta??o das informa??es relativas ao clima e aos equin?cios e solst?cios, sugerimos que nesse momento seja organizada um debate com os estudantes sobre a rela??o entre o clima e os solst?cios e equin?cios. Nesse debate deve ser considerada as diferen?as regionais. Um tema muito importante s?o as diferen?as entre o clima na regi?o Norte e parte da regi?o Nordeste e as demais regi?es do Brasil, e como as pessoas que vivem nessas regi?es percebem as esta??es do ano. Um outro tema de destaque ? a quest?o dos meios de comunica??o. Os notici?rios n?o teriam que informar sobre essas diferen?as? E as revistas, jornais e livros did?ticos n?o teriam que apresentar essa quest?o?  

Recursos Complementares

Material Utilizado: Computador com recursos multim?dia (ou aparelho de som), internet, sistema de proje??o de imagens.

Algumas refer?ncias sobre os movimentos da Terra e as Esta??es do Ano s?o:
?
Usamos os seguintes movimentos dos quatro concertos que comp?em ?As Quatro Esta??es? de Antonio Vivaldi:
Primavera - Allegro ? 1?. Movimento
Ver?o ? Presto ? 3?. Movimento
Outono ? Allegro ? 1?. Movimento ou o 3?. Movimento (devido ao estilo que consideramos para selecionar as m?sicas, qualquer uma das duas podem ser utilizadas)
Inverno ? Allegro non Molto ? 1?. Movimento
Os arquivos com as m?sicas poder?o ser obtidos gratuitamente no endere?o:
Os arquivos est?o em formato .ogg. Para execut?-lo no Windows Media Player ? necess?rio instalar o arquivo dispon?vel em: http://www.xiph.org/dshow/

Avaliação

Avalia??o oral identificando se os estudantes conseguem associar ?s esta??es do ano ao movimento da Terra em torno do Sol e tamb?m analisando a capacidade dos estudantes em associar as esta??es as manifesta??es art?sticas apresentadas.