Portal do Professor

Início do Conteúdo

Jogos de Construir - Pés de Lata

Autor e Co-autor(es)

Moacyr Barreto da Silva Junior imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Bruno Bisaggio, Marcos Vinícius Pimentel de Andrade

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Trabalhar a Orientação e Percepção Espacial.

Desenvolver a Criatividade dos alunos.

Trabalhar com materiais de sucatas.

Interagir com diferentes grupos.

Duração das atividades

1 aula de 50 minutos.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não serão necessários conhecimentos anteriores

Estratégias e recursos da aula

Materiais: Sucata (2 latas de leite em pó por aluno), barbante de nylon – corda de varal (4 metros por aluno), revistas, cola plástica, jornal e papéis coloridos.

Preparação prévia: o(a) professor(a) deve fazer 2 furos na lata, na mesma direção, perpendiculares a lateral da lata, a 2 centímetros do fundo da mesma. Aconselha-se o(a) professor(a) a separar os 4 metros de barbante destinados a cada aluno em dois fios de 2 metros.

Atividade 1: 

Cada aluno receberá duas latas de leite em pó previamente furadas. Estarão à disposição deles também revistas, jornais, papéis coloridos e cola plástica para que enfeitem suas respectivas latas da forma que bem desejarem.

Atividade 2: 

Cada aluno receberá seus dois fios de 2 metros de barbante. O aluno deverá pegar um dos fios de barbante, colocar cada ponta dentro de um dos furos da lata. Depois deverá juntar as duas pontas dentro da lata e amarrá-las com um nó, fazendo assim a alça do seu pé de lata. Peça que os alunos repitam o processo para a outra lata.

Atividade 3:

Com os pés de lata prontos, deixe que os alunos experimentem livremente o brinquedo nos pés, andando sobre eles.

Atividade 4:

O professor agora deverá propor formas de como andar com o pé de lata, tais como: de frente, de costas, de lado, agachado, andando sobre a linha, dando saltos, em duplas,  entre outros. Deixe que os alunos sugiram outras formas de andar sobre a lata.

Recursos Complementares

Avaliação

Sente com os alunos e pergunte sobre as dificuldades em cada atividade.

Converse sobre os conceitos motores e espaciais vividos na aula e deixe que eles comentem suas experiências.

Os aluno serão avaliados pela sua participação, empenho e cooperação entre si durante as aulas.