Portal do Professor

Início do Conteúdo

A LENDA DO NEGRINHO DO PASTOREIO.

Autor e Co-autor(es)

Luzia Luzinete Pereira imagem do usuário

NATAL - RN NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

Nayde Solange Garcia Fonseca

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educa??o Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula, o aluno na faixa etária dos cincos anos poderá aprender a:

  • Localizar a região Sul do mapa mundi, globo terrestre e google earth;
  • Conhecer a lenda do Negrinho do Pastoreio;
  • Identificar alguns elementos e mitos da lenda;
  • Produzir trabalhos artísticos sobre a lenda do Negrinho do Pastoreio.

Duração das atividades

Quatro aulas de trinta minutos de dura??o.

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conceito de "lenda".

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 01 - LOCALIZANDO A REGI?O SUL.

1? Momento: O(a) professor(a) dever? propor um estudo sobre a lenda "Negrinho do Pastoreio", que tem como origem a regi?o Sul do pa?s. A turma dever? localizar a regi?o Sul em fontes diferentes, como: globo terrestre, mapa mundi e google earth. O(a) professor(a)  dever? auxiliar as crian?as a manusearem os mapas, instigando-as a se localizarem:

  • Onde ser? que estamos?
  • Quem sabe o que significa essa cor azul no mapa? (se referindo ao mar)
  • O Rio Grande do Sul ? o estado representado no mapa por qual cor?
  • O Rio Grande do sul fica perto de qual estado?

http://www.submarino.com.br/produto/37/1949075/globo+terrestre+genio

?

http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/pesque-e-pague/selecione-o-estado.asp

Ap?s terem localizado o estado do Rio Grande do Sul nos mapas, o/a professor/a poder? questionar se eles conhecem outras lendas dessa regi?o. As falas das crian?as dever?o ser registradas, para serem confrontadas no final do estudo

?

ATIVIDADE 02 - CONHECENDO A LENDA DO NEGRINHO DO PASTOREIO.

1? Momento: As crian?as sentar?o ao redor do(a) professor(a), que ler? a lenda "Negrinho do Pastoreio" do livro Lendas Brasileiras de C?mara Cascudo. ? importante que a leitura envolva todos os alunos, para tanto, o(a) professor(a) dever? ressaltar o timbre de voz, gestos, express?es faciais e mant?-los atentos a narrativa. H? algumas vers?es da lenda no sites: 

http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/negrinho

pastoreio.htm  http://www.brasilescola.com/folclore/negrinho-pastoreio.htm   

2? Momento  : O/a professor/a dever? fazer perguntas ?s crian?as sobre a hist?ria:

  • Quem eram os personagens da hist?ria?
  • O que voc?s acharam da atitude do fazendeiro? Por qu??
  • O que voc?s sabem sobre os escravos?
  •  De onde eles vieram?
  • Quais eram as condi??es de trabalho deles:
  • Como eles viviam?
  • Como o fazendeiro deveria agir com o menino? Por qu??

http://www.fotolog.com.br/jakared/31393970

http://www.escolakids.com/negrinho-do-pastoreio-1.htm

?

ATIVIDADE 03 - ASSISTINDO V?DEO SOBRE O NEGRINHO DO PASTOREIO.

1? Momento: A turma ser? convidada a assistir a um v?deo contando a hist?ria do Negrinho do Pastoreio:

 http://www.youtube.com/watch?v=Ydf-QwNXUug&feature=related  .

http://www.youtube.com/watch?v=erwlHNOOJz0

?

2? Momento: Depois, o professor far? questionamentos para a turma:

  • Quais as semelhan?as entre a hist?ria que lemos e a que o v?deo conta?
  • E quais as diferen?as?
  • Em que ?poca voc?s acham que se passou a hist?ria?
  • Voc?s sabem quem eram os escravos?
  • De onde vieram e como vieram?
  • Quem e quando os escravos foram libertados?
  • Voc?s acham correto chamar o menino de Negrinho? Por qu??

O/a professor/a dever? possibilitar que as crian?as falem acerca da tem?tica, respeitando as falas e propiciando que as crian?as reflitam sobre a condi??o do escravo naquela ?poca.

ATIVIDADE 04 - DRAMATIZANDO A LENDA: O NEGRINHO DO PASTOREIO.

1? Momento: O/a professor/a dever? propor para a turma realizar um teatro de bonecos. Mas antes, o/a professor/a dever? exibir alguns videos sobre teatro de bonecos:

http://www.youtube.com/watch?v=CzvTgSp7iNA&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=ivswZysu180&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Fo_1XLkbyjw

http://www.youtube.com/watch?v=SR4fpFDvIhk&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=GqcT0R-m3No&feature=related

?

 2? Momento: Depois, o/a professor dever? orientar a escrita do texto, informando que as crian?as far?o uma releitura da lenda, tendo a liberdade de alterar o enredo. Pautados nos jogos teatrais de Viola Spolin, as crian?as dever?o pensar onde? (lugar que vai acontecer a cena), Quem? (personagens); e O qu?? (enredo). Depois, dever?o discutir, elaborar e construir a pe?a teatral, para tanto dever?o decidir como far?o os bonecos (meia, papel mach?, papel recortado). Em seguida, o/a professor/a poder? dividir a turma em pequenos grupos, os quais dever?o:

  • Elaborar e construir um teatro para os bonecos. - Uma caixa grande de papel?o poder? ser o palco.
  • Desenhar e pintar os cen?rios. - O painel dever? ficar ao fundo da caixa.
  • Desenhar e pintar os personagens em papel cart?o - Discutir a propor??o dos tamanhos: do cavalo, do fazendeiro, o negrinho, do filho do fazendeiro e fix?-los no palito de churrasco/vareta, ou construirem os bonecos com meia.
  • Elaborar e produzir a sonoplastia. Som do cavalo correndo, do vento, da chuva, m?sicas de fundo.

 3? Momento: Depois, as crian?as dever?o apresentar a pe?a, movimentando os personagens com as m?os ou varetas, utilizando os elementos teatrais como sonoplastia e ilumina??o. A apresenta??o poder? acontecer v?rias vezes, oportunizando que as crian?as vivenciem os pap?is que desejarem. O/a professor/a poder? filmar a pe?a para que as crian?as avaliem o produto final e possam discutir no grande grupo o que deu certo e o que poderiam melhorar.

Recursos Complementares

Avaliação

O aluno ser? avaliado:

  • Pelo conhecimento conquistado sobre a lenda "Negrinho do Pastoreio";
  • Por seu desempenho na realiza??o das atividades;
  • Sua participa??o na elabora??o e produ??o c?nica.
  • Por sua intera??o com o grupo;