Nayde Solange Garcia Fonseca
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educa??o Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Com esta aula, o aluno na faixa etária dos cincos anos poderá aprender a:
Conceito de "lenda".
ATIVIDADE 01 - LOCALIZANDO A REGI?O SUL.
1? Momento: O(a) professor(a) dever? propor um estudo sobre a lenda "Negrinho do Pastoreio", que tem como origem a regi?o Sul do pa?s. A turma dever? localizar a regi?o Sul em fontes diferentes, como: globo terrestre, mapa mundi e google earth. O(a) professor(a) dever? auxiliar as crian?as a manusearem os mapas, instigando-as a se localizarem:
http://www.submarino.com.br/produto/37/1949075/globo+terrestre+genio
?
http://revistapescaecompanhia.uol.com.br/pesque-e-pague/selecione-o-estado.asp
Ap?s terem localizado o estado do Rio Grande do Sul nos mapas, o/a professor/a poder? questionar se eles conhecem outras lendas dessa regi?o. As falas das crian?as dever?o ser registradas, para serem confrontadas no final do estudo
?
ATIVIDADE 02 - CONHECENDO A LENDA DO NEGRINHO DO PASTOREIO.
1? Momento: As crian?as sentar?o ao redor do(a) professor(a), que ler? a lenda "Negrinho do Pastoreio" do livro Lendas Brasileiras de C?mara Cascudo. ? importante que a leitura envolva todos os alunos, para tanto, o(a) professor(a) dever? ressaltar o timbre de voz, gestos, express?es faciais e mant?-los atentos a narrativa. H? algumas vers?es da lenda no sites:
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/negrinho
pastoreio.htm http://www.brasilescola.com/folclore/negrinho-pastoreio.htm
2? Momento : O/a professor/a dever? fazer perguntas ?s crian?as sobre a hist?ria:
http://www.fotolog.com.br/jakared/31393970
http://www.escolakids.com/negrinho-do-pastoreio-1.htm
?
ATIVIDADE 03 - ASSISTINDO V?DEO SOBRE O NEGRINHO DO PASTOREIO.
1? Momento: A turma ser? convidada a assistir a um v?deo contando a hist?ria do Negrinho do Pastoreio:
http://www.youtube.com/watch?v=Ydf-QwNXUug&feature=related .
http://www.youtube.com/watch?v=erwlHNOOJz0
?
2? Momento: Depois, o professor far? questionamentos para a turma:
O/a professor/a dever? possibilitar que as crian?as falem acerca da tem?tica, respeitando as falas e propiciando que as crian?as reflitam sobre a condi??o do escravo naquela ?poca.
ATIVIDADE 04 - DRAMATIZANDO A LENDA: O NEGRINHO DO PASTOREIO.
1? Momento: O/a professor/a dever? propor para a turma realizar um teatro de bonecos. Mas antes, o/a professor/a dever? exibir alguns videos sobre teatro de bonecos:
http://www.youtube.com/watch?v=CzvTgSp7iNA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=ivswZysu180&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=Fo_1XLkbyjw
http://www.youtube.com/watch?v=SR4fpFDvIhk&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=GqcT0R-m3No&feature=related
?
2? Momento: Depois, o/a professor dever? orientar a escrita do texto, informando que as crian?as far?o uma releitura da lenda, tendo a liberdade de alterar o enredo. Pautados nos jogos teatrais de Viola Spolin, as crian?as dever?o pensar onde? (lugar que vai acontecer a cena), Quem? (personagens); e O qu?? (enredo). Depois, dever?o discutir, elaborar e construir a pe?a teatral, para tanto dever?o decidir como far?o os bonecos (meia, papel mach?, papel recortado). Em seguida, o/a professor/a poder? dividir a turma em pequenos grupos, os quais dever?o:
3? Momento: Depois, as crian?as dever?o apresentar a pe?a, movimentando os personagens com as m?os ou varetas, utilizando os elementos teatrais como sonoplastia e ilumina??o. A apresenta??o poder? acontecer v?rias vezes, oportunizando que as crian?as vivenciem os pap?is que desejarem. O/a professor/a poder? filmar a pe?a para que as crian?as avaliem o produto final e possam discutir no grande grupo o que deu certo e o que poderiam melhorar.
Site para pesquisa:
O aluno ser? avaliado: