Portal do Professor

Início do Conteúdo

O homem e o meio ambiente.

Autor e Co-autor(es)

Virgínia Cecília da Rocha Louzada Launé imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ciências Naturais Ambiente

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar o conceito de meio ambiente.

Ressaltar a importância das ações humanas para modificação do meio ambiente.

Responsabilizar as ações humanas na preservação e cuidado com ele. 

Duração das atividades

100 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Recursos naturais.

Natureza.

Cidade.

O homem como agente transformador do meio em que vive.

Estratégias e recursos da aula

Que tal começar a aula trazendo fotos diferentes fotos sobre o assunto?

Você pode encontrá-las nos seguintes endereços eletrônicos:

http://palimpsestos-jf.blogspot.com/2010/11/rio-de-janeiro-brasil.html

http://nickmartins.com.br/atualidades/?tag=vagas-curitiba

http://preserve-ambiente.blogspot.com/2010/05/preservacao-ambiental.html

http://www.cntdespoluir.org.br/Lists/Contedos/DispForm.aspx?ID=13

Organize as crianças em grupos e faça a seguinte pergunta:

O QUE É O MEIO AMBIENTE?

Peça-lhes para registrar as suas conclusões na metade de uma folha de papel pardo. Posteriormente, promova um momento para que elas possam socializar as suas conclusões com os colegas.

Aproveite a oportunidade para ampliar o conceito de meio ambiente, uma vez que o mesmo não se restringe apenas a paisagem natural. Reforce que o meio ambiente é composto por tudo o que nos cerca, inclusive os recursos naturais, e que o homem é agente transformador desse meio . O ambiente natural se contrasta com o ambiente construído, que compreende as áreas e componentes que foram fortemente influenciados pelo homem.

O texto abaixo pode ajudar na compreensão do assunto:

http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2007/179/quando-crescer-vou-ser-ambientalista?searchterm=meio+ambiente

Que tal trazer imagens antigas e atuais da cidade do Rio de Janeiro para materializar essa transformação?

  Praia Vermelha

As imagens acima podem ser encontradas nos endereços eletrônicos abaixo:

 http://www.ofca.com.br/BOTAO_PRINCIPAL/BANCO_IMAGEM/IMAGEM/PAGINA_BANCO_IMAGEM_FOTO.html

http://www.flickr.com/photos/9227208@N07/663430259/

Peça-lhes para comparar ambas as fotos do Rio de Janeiro (passado e presente) e ajude-as a elencar as mudanças que podem ser percebidas devido as ações humanas que acabam modificando a paisagem natural. Reforce que o fato de alterarmos o meio em que vivemos aumenta a nossa responsabilidade, uma vez que precisamos cuidar e preservar esse lugar especial que habitamos. Fomente esse tipo de reflexão, perguntando às crianças que ações concretas, individuais e coletivas, podemos ter para preservá-lo. Faça uma lista, registrando essas ações e deixe-a afixada em sala de aula, em um local que as crianças tenham acesso para a posterior consulta.

Escreva um texto coletivo sobre o assunto e peça às crianças para trazerem diferentes imagens sobre o meio ambiente. Você poderá montar um pequeno livro com essas imagens e com os textos escritos por elas. Use folhas de papel ofício para essa finalidade. Você pode criar uma capa com a metade de uma folha de cartolina para armazenar o material produzido pelas crianças e certamente elas também poderão ajudá-lo a ilustrá-lo.   

Recursos Complementares

 No site abaixo é possível encontrar um planejamento com sugestões sobre o assunto.

Quem sabe você não pode adaptar algumas atividades para as suas turmas?

http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/homem-meio-ambiente-524875.shtml

Avaliação

 Pelo menos três momentos precisam ser avaliados:

1° As crianças demonstraram interesse sobre o assunto?

2° As crianças conseguiram perceber que o conceito de meio ambiente é mais amplo que apenas considerar a paisagem natural?

3° Como elas interagiram umas com as outras? Houve conflito? Todos no grupo tiveram a chance de expressar a sua opinião ou alguém monopolizou a atenção? Foi possível chegar a um consenso?